Saiba como as empresas poderão implementar este processo em seu cotidiano.
A Transformação Digital vai muito além de apenas automatizar os processos, pois alcança a transformação dos modelos de negócios e a experiência dos seus clientes para exploração da tecnologia digital. Basicamente, parte deste processo implica no uso da tecnologia para substituir os átomos do mundo físico por bits.
Como acontece o processo de transformação digital nas empresas?
A tecnologia passou em pouco tempo de um luxo para uma vantagem e, logo em seguida, uma necessidade de sobrevivência em todos os mercados. Também chamada de Quarta Revolução Industrial - ou indústria 4.0 - trata-se de uma grande mudança na forma de se produzir e entregar qualquer tipo de produto ou serviço ao público.
Os processos analógicos passam por um processo de migração para negócios apoiados em tecnologia, e não só em operação, mas no centro do planejamento estratégico, pensando nas próximas demandas de mercado. Toda empresa que tem como o objetivo o crescimento e também se consolidar no mercado com uma vantagem sobre seus competidores, deve buscar o investimento nessas características. E este é um investimento e um planejamento que deve começar a ser preparado desde já.
A transformação digital não traz vantagens apenas na reformulação da cadeia produtiva, mas também promove uma transformação no posicionamento estratégico de um negócio.
- Otimização dos processos de produção
- Redução dos custos operacionais
- Integração entre os departamentos
- Transparência
- Segurança
- Vantagem competitiva
Passos da transformação
1 - Defina qual o objetivo da empresa
A implementação da transformação digital realmente muda significativamente os processos da empresa como um todo. Em alguns casos, existe a possibilidade de repensar todo o modelo de negócio.
Com ela, é possível trazer a tecnologia como aliada para a captação de clientes, para o processamento de pedidos e pagamentos, para a entrega de produtos e serviços e também para o aprimoramento do relacionamento e atendimento no pós-venda. Por isso, não há limites para a transformação digital: cabe à empresa definir os objetivos que estejam alinhados com as metas macro do negócio.
2 - Prepare a sua equipe para as transformações
A transformação digital pode ter um impacto muito menor do que o esperado se a cultura da empresa não estiver preparada no sentido de abraçar as mudanças.
A transformação digital envolve alteração em muitas outras áreas, rotinas, cargos, espaços e principalmente a mentalidade dos envolvidos. Por este motivo, é muito importante que a sua empresa considere um período para preparação interna da equipe, esclarecendo as dúvidas necessárias para que os colaboradores estejam receptivos à nova fase, cientes de que essa preparação é importante não apenas para suas carreiras, mas para suas vidas, dentro e fora da empresa.
3 - Procure estabelecer parcerias estratégicas
O ambiente tecnológico está em constante crescimento e por este motivo é propício para novas parcerias, uma vez que a barreira física já não é mais um entrave. Aproveite este momento para identificar as oportunidades, estabelecer a cooperação e até promover uma aproximação maior com o público-interno ou mesmo com os seus clientes.
4 - Invista na TI do cliente
Existe uma nova posição estratégica do departamento de TI dentro das empresas - e com a transformação digital, ele passou a ser o centro de inovação, criando as soluções para os problemas que serão criados.
É natural que o tema transformação digital seja frequentemente associado ao departamento de TI, porém muitas empresas não trabalham neste ramo.
Neste caso, o recomendado é que se faça o investimento ou que se terceirize esta etapa para uma empresa que tenha conhecimento do seu ramo de negócio. Seguindo este procedimento, você poderá ter a confiança de que o processo está sendo realizado por uma equipe que seja realmente capacitada para a tarefa - e também é claro, fortalecendo seu TI para as mudanças que irão surgir.
Escreva seu comentário