Desenvolvimento tecnológico e progresso socioeconômicos já são indissociáveis. A IA afetará o ecossistema do trabalho e novos profissionais serão requisitados.
O fortalecimento da relação humano-tecnologia vem trazendo mudanças profundas nos âmbitos social, demográfico e econômico da sociedade. Hábitos, demandas e exigências estão cada vez mais atreladas a oferta de inteligências tecnológicas.
Quando entramos no cenário mercadológico, o emprego de recursos digitais está diretamente ligado a otimização de processos. Isso acaba gerando sérias discussões sobre a substituição do homem pela máquina.
Nesta abordagem, apenas um pequeno recorte do futuro é explorada e um questionamento comum é gerado: com a IA, quais serão as funções que as pessoas irão exercer no novo ecossistema do trabalho?
Para facilitar a compreensão dessa mudança, continue acompanhando o post. Exploramos em detalhes quais os novos cargos necessários para o futuro da Inteligência Artificial. Boa leitura!
Quais as previsões para a IA?
Assim como dissemos, o emprego de tecnologias está ligado ao progresso socioeconômico, tornando o domínio de recursos digitais uma necessidade para sobrevivência. Em outras palavras, se quiser ser um profissional ativo ou uma empresa requisitada no futuro, a capacitação em TI deve ser contínua e prioritária.
É fato que todos os setores do mercado serão influenciados por essa transformação, afinal a atual IA já atende a diversos objetivos práticos, como a redução de custos, a otimização de processos, bots de interação pessoal, e assim por diante. É uma questão de tempo para que ela se desenvolva e supra a carência de diversas operações profissionais.
Já existem alguns indícios que podem responder a questão da atuação profissional diante da evolução tecnológica. A seguir vamos explorar quais os novos cargos necessários para o futuro da Inteligência Artificial.
Quais os novos cargos necessários para o futuro da IA?
Se por um lado algumas funções ficarão obsoletas pela evolução da Inteligência Artificial, outras surgirão para atender a sua demanda comercial. Confira a seguir 6 cargos promissores que merecem atenção.
1) Cientista de Dados
O cientista de dados é um profissional multidisciplinar, com habilidades técnicas em diferentes áreas como a Matemática, Estatística, Ciência da Computação e análise de tendências.
Seu trabalho consiste em manusear estrategicamente o Big Data da empresa, ou seja, analisar um grande volume de dados para apresentar soluções eficientes e auxiliar as tomadas de decisões.
2) Engenheiro de Machine Learning
O engenheiro de machine learning é um profissional que também deve dominar algumas áreas do conhecimento, tais como a Programação, Estatística, Processamentos de Dados, Compreensão de Linguagem especializadas (Data Science, como Python ou R), dentre outros.
Seu trabalho envolve a criação de softwares especiais, que permitem a resolução de problemas empresariais com base em modelos preditivos. Este profissional, portanto, aplica algoritmos e estrutura correções necessárias.
3) Cientista de Machine Learning
O cientista de machine learning é o profissional que desenvolve e pesquisa novos algoritmos para criar sistemas mais inteligentes.
Para assegurar uma boa atuação, esse profissional deve entender de Matemática, Estatística e Programação. Estes profissionais criam algoritmos inteligentes para analisar e comparar dados essenciais para os resultados do negócio.
4) Arquiteto de Dados
Outro dos 6 novos cargos necessários para o futuro da Inteligência Artificial é o arquiteto de dados. Este é o profissional responsável por toda a administração (manutenção dos modelos e dicionários de dados) e modelagem de dados (manutenção dos sistemas de bases de dados até a sua arquitetura) de uma empresa.
5) Engenheiro de aplicações/plataformas
O engenheiro de aplicação é um profissional altamente requisitado, devido a sua capacidade de desenvolver sistemas, aplicações e plataformas para dispositivos móveis, como smartphones, tablets, computadores de bolso e consoles portáteis.
Seu trabalho engloba inteligências como o GPS, touch, WAP, etc. A IA, certamente, exigirá bastante conhecimento técnico e estratégico desse profissional.
6) Engenheiro de Integração de Hardware
Por fim, o último cargo que vamos abordar neste artigo é o engenheiro de integração de hardware. Este profissional é o responsável pela pesquisa, projeção, desenvolvimento e teste de peças e equipamentos de dispositivos eletrônicos, tais como chips, roteadores, placas de circuito, e assim por diante.
Seu trabalho também envolve a resolução de problemas que afetam algum sistema críticos. Ou seja, que se não forem corrigidos, podem danificá-lo todo sistema.
Existem outras diversas profissões que estão em ascensão e que podem ser uma opção interessante a seguir. A demanda por talentos de alta tecnologia ultrapassa de longe a oferta, tornando a competição por mentes brilhantes uma vantagem à remuneração e estabilidade desses profissionais. Portanto, mesmo com a evolução da IA, as pessoas ainda serão necessárias para validar a atuação inteligente dessas tecnologias.
Escreva seu comentário