Saiba mais sobre a tecnologia que cria centro de dados de última geração, com alto desempenho e máxima eficiência.
Mesmo que a maioria dos sistemas de armazenamento utilizados pelas empresas ainda sejam baseados em discos rígidos, o flash storage vem ganhando força no setor corporativo. O mercado tem exigido, cada vez mais, melhorias na performance e potência oferecidas, para que seja possível atender às iniciativas de tecnologias, como Cloud Computing, virtualização e Big Data.
A necessidade de ferramentas para análises de dados mais competentes têm afetado os orçamentos de TI das organizações. As corporações passaram a investir em novas infraestruturas de armazenamento que possibilitam data centers mais escaláveis e uma maior velocidade, mantendo sua vantagem competitiva.
Os sistemas tradicionais exigem um local significativo de rack no data center para acomodá-los, além de gastarem uma grande quantidade de energia e refrigeração para alcançar um desempenho satisfatório. Enquanto os otimizados com memória flash, podem fornecer soluções que diminuem a capacidade necessária de armazenamento e do tamanho total ocupado pelas informações, resultando em menor custo de aquisição, aumento da densidade e eficiência em espaço.
Por isso, a tecnologia em flash tem sido a melhor alternativa para as corporações que querem estar sempre a frente em seus negócios. Ela possui baixa latência e capacidade de fornecer centenas de IOPS, o que garante que as infraestruturas de desktop virtual (VDIs) respondam com agilidade. Além disso, permite acessos mais rápidos aos dados, para que seja possível processar mais transações e acelerar as aplicações e os serviços.
Confira as principais razões que fazem o armazenamento em flash ser a melhor escolha para os negócios de seus clientes:
- Maior desenvolvimento: a tecnologia flash passou por grandes evoluções, tornando-a mais acessível do que os tradicionais discos mecânicos e compatível com organizações de qualquer porte.
- Menores preços: há alguns anos atrás, muitas empresas não consideravam essa tecnologia em seus negócios por seus preços serem muito elevados. Porém devido a métodos de desduplicação e compressão de informações, agora é possível adquiri-la por preços acessíveis.
- Discos rígidos obsoletos: para contar com um processamento em tempo real, é necessário considerar, além dos aspectos de software, o desempenho de toda a infraestrutura de TI para eliminar gargalos. O disco rígido é muito lento, por isso não consegue acompanhar a velocidade requerida, enquanto o flash permite aumentar a eficiência e a produtividade.
- Preparada para o futuro: a vida útil das matrizes de armazenamento costumavam chegar a cinco anos, as implantadas atualmente devem ter capacidade para sustentar cargas de trabalho dos servidores por muitos anos. A tecnologia baseada em disco não é capaz de atender essa demanda, apenas o flash tem habilidade para suprir futuras exigências de armazenagem e desempenho.
O flash ainda oferece grande economia a longo prazo com gastos operacionais, consumo de energia e possui uma interface de usuário simplificada, o que torna a manutenção e gerenciamento desses sistemas uma tarefa prática, liberando a equipe de TI para se dedicar a projetos mais complexos. Além disso, a capacidade é totalmente flexível e as atualizações podem ser realizadas sem interrupção e sem prejudicar a performance.
Escreva seu comentário