Redução de custos e aumento da produtividade são apenas alguns dos benefícios dessa revolução tecnológica.
A indústria 4.0 ou 4ª revolução tecnológica, como também é conhecida, tem como protagonistas sistemas ciberfísicos que utilizam a cloud computing e também a Internet das Coisas (IoT). Além disso, outros elementos a compõem e alguns deles são: robótica, big data, manufatura aditiva e integração de sistemas.
Essa revolução tem como objetivo fazer com que ocorra a descentralização total do controle de processos no futuro. Assim, as produções serão mais eficientes e rentáveis. A introdução de novas tecnologias como big data e Internet das Coisas faz com que bases sejam criadas para essa nova revolução tecnológica e ajuda a melhorar as operações das empresas.
Nesse texto vamos falar exatamente sobre as oportunidades e benefícios que essa transformação traz para os negócios. Não deixe de se atualizar e de conferir.
Por que investir na indústria 4.0?
O Brasil está estagnado no que diz respeito a essa revolução tecnológica, como a IoT, ainda se encontrando entre a indústria 2.0 e a 3.0. Essa transição acontece de forma gradual porque depende de fatores econômicos e de capacidade técnica e tecnológica.
No entanto, o investimento feito na indústria 4.0 é de total importância para garantir a sobrevivência das empresas frente a esse novo panorama competitivo.
Veja abaixo 5 motivos para investir nessa revolução tecnológica:
1. Sustentabilidade
O investimento proporciona o uso consciente dos recursos naturais e reduz o desperdício das matérias-primas.
2. Redução de custos
É possível diminuir custos operacionais através da economia de energia, da redução de staff, da inatividade de equipamentos e da ausência ou queda nos números de falhas de planejamento. As máquinas têm a capacidade de programar as manutenções de acordo com o seu histórico e com as condições da produção.
3. Aumento de produtividade
A indústria 4.0 proporciona uma otimização do processo produtivo ao mesmo tempo em que eleva a segurança, fazendo com que as comunicações se integrem e a produtividade de toda a cadeia cresça.
4. Customização de produtos
Esta revolução traz a possibilidade de customizar produtos em larga escala, à medida em que o mercado consumidor vai ficando mais exigente.
5. Credibilidade das informações geradas
Maior confiança nos dados produzidos pelo sistema, os quais baseiam não apenas o reposicionamento da marca, mas também diversas outras tomadas de decisão.
O crescimento da indústria 4.0 acontece aos poucos e vai depender de como essa revolução vai ser implantada nos diferentes segmentos da indústria. Mas o fato é que essas tecnologias proporcionarão o aperfeiçoamento dos diferentes modelos de negócio, assim como da mão de obra.
E quais mercados podem adotar a indústria 4.0?
Ela deve se difundir de forma tão extensa que pode até afetar os setores mais desconhecidos.
O que a maioria das empresas busca ao adotar as estratégias da indústria 4.0 é poder contar com a tecnologia para aumentar sua produtividade sem que, para isso, a qualidade de suas produções e a entrega do produto final sejam comprometidos.
Veja abaixo algumas indústrias e setores que fazem o uso dessa revolução tecnológica em seus negócios:
- Indústria farmacêutica;
- Indústria de alimentos;
- Agroindústria;
- Energia;
- Construção civil;
- Transporte e logística;
- Setores de apoio.
São diversos motivos que fazem as empresas adotarem a indústria 4.0. Veja alguns:
- Melhorar o controle de qualidade;
- Aprimorar o gerenciamento das atividades da linha de produção;
- Automatizar o processo de controle de qualidade;
- Aprimorar a análise de riscos;
- Rastrear os produtos para os consumidores;
- Economizar os recursos de energia nas produções em escala;
- Aumentar o ganho em questões de sustentabilidade;
- Tornar os processos mais eficientes para evitar o desperdício de recursos.
Quais os benefícios desta revolução tecnológica para as organizações?
Migração para o universo virtual
Algumas tarefas como as de monitoramento e rastreabilidade poderão ser executadas em conjunto devido a sensores que serão fixados nas instalações de fábrica.
Descentralização
Os sistemas ciberfísicos poderão tomar decisões quanto às necessidades identificadas nas linhas de manufatura em tempo real. Ao detectar falhas nas máquinas, será possível acelerar o seu diagnóstico e reduzir o tempo em que elas tenham que ficar paradas com o objetivo de realizar manutenção.
Operações integradas
Ao adotar alguns dos sistemas que estejam alinhados à indústria 4.0, as fábricas poderão contar com infraestruturas inteligentes que serão capazes de realizar contato com os seus fornecedores e clientes, ou seja, as demandas serão mais sincronizadas.
Esses são apenas alguns dos benefícios que essa revolução tecnológica pode oferecer a uma empresa. O futuro já chegou e tudo vai ser gerenciado de forma integrada através de sistemas ciberfísicos.
A indústria 4.0 quando aplicada de forma bem-sucedida nas empresas traz agilidade, flexibilidade e colabora nos processos de produção. Não deixe de atualizar seus clientes sobre isso!
Escreva seu comentário