Entenda como profissionais dessa área auxiliam e se colocam como peça fundamental na digitalização de negócios e empresas.
A transformação digital é pauta essencial para todas as empresas e empresários. O foco deve estar sempre em compreender que seu conceito ultrapassa a simples automação de processos ou adoção de tecnologias como a nuvem e o smartphone dentro das organizações. Esta transformação, na verdade, tem impactos significativos e promove mudanças profundas na mentalidade das companhias e nos modelos de negócios.
A essência do conceito de transformação digital se pauta, assim, na reinvenção dos modelos organizacionais, buscando processos digitais e mais ágeis. Ele aplica, ainda, os conceitos de digitalização, levando a um processo de desmaterialização e desmonetização de processos e produtos, provocando uma potencialização da queda dos custos e da democratização de seu uso e acesso.
O resultado que se obtém dessa democratização é a disrupção, que tem como principal e mais marcante característica uma quebra com as regulações existentes e do respeito pelas autoridades.
O grande impasse que a transformação digital acaba por representar é o de que grande parte dos empresários acredita que a inserção da tecnologia e as mudanças serão lentas e a longo prazo e observam seu concorrentes irem pelo mesmo caminho. No entanto, uma das principais características dessas transformações é o fato de que são muito rápidas, de forma que a concorrência pode evoluir em um piscar de olhos, deixando o negócio para trás.
O correto, na verdade, é motivar os empresários a não observar a situação de seus concorrentes, não se contentando com uma falsa sensação de segurança, mas buscar formas de fazer com que seu próprio negócio acompanhe as tendências tecnológicas e se antecipe a elas.
É neste ponto que o CIO ganha maior destaque, uma vez que este profissional tem maior capacitação e conhecimento para se apropriar dos esforços em acompanhar as transformações digitais.
De acordo com Gianni Giacomelli, diretor de inovação e chefe da Genpact Research Institute, muitos líderes de empresas acabam não conseguindo cumprir com as demandas com o recente surgimento de tecnologias digitais, o que acaba fazendo com que coloquem a TI de lado. Ele ainda destaca que muitos CIOs acabam presos em uma rotina em decorrência dessa incapacidade em cumprir com as demandas.
É por este motivo que, segundo Marc Cecere, vice-presidente e principal analista da equipe de atuação em CIO da Forrester, os CIOs têm, cada vez mais, assumido transformação digital nas empresas. Esses profissionais, por sua capacidade em liderar equipes e familiaridade com tecnologia, acabaram por se apropriar das iniciativas digitais, delegando atividades operacionais entre os colaboradores de seu departamento e reestruturando de maneira eficiente os processos.
Assim, o papel do CIO acaba se tornando muito próximo ao de um capitalista de riscos, de forma que cabe a ele identificar todas as tecnologias que podem oferecer suporte à empresa e selecionar os que melhor atendem suas necessidades, garantindo um estabelecimento de negócios prontos para uso digital capazes de atender às demandas dos clientes.
Entender e promover a transformação digital é um processo que requer tempo e conhecimento de tecnologias como Cloud, IoT, Big Data, Segurança, Hiperconvergência, entre outras. Assim, se coloca, então, como principal desafio para o CIO e para sua equipe se afastar das demandas operacionais de tecnologia para, cada vez mais, se aproximar do cotidiano dos CEO e do negócio, compreendendo as necessidades do negócio e buscando por soluções inovadoras que agreguem valor, oferecendo bases para que essas tecnologias sejam inseridas na empresa.
Desta forma, o CIO se coloca como essencial por seus conhecimentos tecnológico, sempre lembrando que é necessário, para a transformação digital ser bem-sucedida, apoiar o CIO na busca e montagem de soluções ideais que conduzam a organização à transformação digital. Não é suficiente oferecer um hardware ou um software, é preciso visualizar as necessidades do negócio e qual conjunto de tecnologia e serviços será melhor para cada segmento de mercado.
Escreva seu comentário