Um dos grandes desafios é assegurar que os investimentos na área aumentem o desempenho e agreguem valor às estratégias da corporação.
O alinhamento de TI há algum tempo tem sido e continua sendo um grande desafio para os líderes da área. Essa ideia de “alinhar” o grupo de TI com o restante da organização é um quebra-cabeça persistente que faz com que muitos líderes de TI percam o sono.
Isso acontece porque as empresas geralmente têm uma visão limitada sobre as atribuições da área de TI e, consequentemente, acabam desenvolvendo uma limitação em relação às estratégias e objetivos do negócio. E, apesar da atenção incansável que os profissionais de TI dão a esse tópico, um modelo ou solução clara não ainda não apareceram.
Para os gestores de TI, um dos grandes desafios é assegurar que os investimentos na área aumentem o desempenho e agreguem valor às estratégias da corporação. Para isso, seria ideal uma governança de TI para controlar desempenho e resultados e garantir que a empresa está alinhada com os objetivos.
Quais seriam os problemas?
- O alinhamento de TI é um conceito fictício que procura uma solução prática. Esqueça o alinhamento e volte ao trabalho.
- O que seria alinhamento de TI? Para alguns, ouvimos que o alinhamento de TI = alinhamento com o cliente, para outros, alinhamento de TI = uma chamada para se concentrar em fornecer as soluções que a comunidade de negócios quer e precisa.
Alinhar a TI não é realmente um problema claro de negócios. TI ou gerenciamento, é um sentimento que as pessoas experimentam. E pessoas diferentes experimentam esse sentimento de maneiras diferentes, dependendo de suas circunstâncias organizacionais.
Parece confuso, mas exemplificando o tema fica mais fácil de entender. Há vários casos em que se pode constatar o desalinhamento de TI. Por exemplo: em um caso, o grupo de TI estava sofrendo esse sentimento de “desalinhamento” porque estava tentando alocar os custos de TI de uma maneira que estava completamente fora de sincronia com a maneira como o departamento financeiro abordava a alocação de custos. Em outro caso, o sentimento de “desalinhamento” veio da implementação de um modelo de suporte de baixo custo e baixo toque que estava muito em desacordo com a orientação de atendimento ao cliente da empresa como um todo.
E também há ainda em um terceiro caso, quando o sentimento de “desalinhamento” veio da tentativa de construir processos regionais de suporte de TI quando o negócio operava fundamentalmente em um nível muito local.
Qualquer tentativa de forçar uma solução para o sintoma do “desalinhamento” provavelmente ficará aquém do esperado. Claramente, nenhuma dessas abordagens é satisfatória porque os líderes de TI ainda estão reclamando de problemas de alinhamento.
Mais falhas no alinhamento de TI
Além dessas questões todas, a falta de alinhamento de TI nos negócios está atrapalhando também a transformação digital. A fraca liderança e a falta de engajamento dos funcionários são os principais fatores que contribuem para esses dados. No entanto, o principal culpado é claramente a desconexão persistente entre a TI e o resto da organização.
Mas por que o problema está piorando?
O alinhamento de TI tem sido um grande tópico de conversação por muitos anos. Iniciativas como o DevOps e o Business Relationship Management, criadas para remover os silos e cultivar relacionamentos, ganharam um número significativo de seguidores. No entanto, em vez de melhorar, a desconexão parece estar crescendo.
Existem 5 áreas de alinhamento de TI:
1. Alinhamento orientado por estratégia
Essa é a área mais comumente associada ao alinhamento. E também é a mais mal entendida. O alinhamento orientado pela estratégia refere-se a:
- Que o portfólio de projetos de TI atende diretamente aos desejos e necessidades da comunidade empresarial;
- Que os projetos e orçamentos de TI podem estar diretamente vinculados à estratégia da empresa;
- Que o investimento em TI (quando apropriado) faz parte da estratégia central da empresa.
2. Alinhamento operacional
Central para este elemento é a adoção pelo grupo de TI de um modelo operacional para a prestação de serviços e suporte que combina com a maneira como a empresa funciona como um todo. Claramente, se o alinhamento orientado por estratégia é sobre o que está sendo feito, o alinhamento operacional é tudo sobre como ele é feito. Em particular, como os serviços de TI são entregues.
3. Alinhamento do Calendário
O alinhamento do calendário significa "entrar em sincronia" com o calendário, ritmo e tempo recorrentes da organização como um todo.
4. Alinhamento Econômico
Alinhamento econômico refere-se ao conjunto de alocação de orçamento, acompanhamento e atividades de relatórios e como eles se encaixam no entendimento e na apresentação dos custos dentro de sua organização.
Como a TI sempre apresenta projetos e orçamentos - muitos dos quais são alocados a vários grupos - o alinhamento econômico é necessário para garantir que todos estejam falando a mesma linguagem de custo. Parece simples, mas não é. Muitas vezes, a TI precisa rastrear e gerenciar os custos de maneira diferente de outras áreas, e essa necessidade pode causar uma profunda desconexão.
5. Alinhamento Cultural
As empresas têm personalidades, e os departamentos delas também. As personalidades corporativas surgem de combinações de tantas qualidades brandas que é difícil quantificá-las ou defini-las diretamente. Mas uma coisa é certa: Você conhece só de olhar. Alinhamento cultural significa ser sensível a:
Às grandes atitudes da empresa em relação a tecnologia e questões relacionadas à tecnologia;
Às personalidades e o ajuste do pessoal de TI como membros de um grupo maior.
Então como é possível alinhar todas as questões?
Há muitas metodologias e possibilidades para alinhar o TI com as estratégias de negócios que podem ser boas alternativas para começar, mas não há uma fórmula mágica para o sucesso, obviamente. Alguns dos pontos importantes são: alinhar o Plano Estratégico do Negócio e o Plano Estratégico da TI para ver em quais aspectos eles podem se complementar; criar um Plano Estratégico da TI com a missão e objetivos da empresa e também criar um Plano Estratégico do Negócio com a TI para promover inovação.
Escreva seu comentário