Confira como esse processo pode tornar a TI mais eficiente e otimizar toda a rotina corporativa.
Uma das maiores dificuldades das equipes de TI atualmente é criar rotinas de trabalho mais ágeis e com menos erros. Para resolver esse problema, as empresas precisam investir em soluções que tornem todos os processos corporativos mais eficientes e de melhor qualidade.
A automação é ideal para este cenário. Por meio dela, os ambientes tornam-se mais seguros, com ferramentas que são capazes de identificar falhas e brechas na segurança automaticamente.
Essa tecnologia também é essencial para a infraestrutura de redes, pois permite que a TI utilize novos serviços personalizados em menor tempo e consiga adaptá-los às novas demandas que surgirem. Ela vem para agregar valor às soluções clássicas de rede, como roteamento, switching e segurança.
Dessa forma, as empresas podem lançar serviços mais customizados para seus clientes e mantê-los por menos tempo que os serviços tradicionais, além de conseguir adaptá-los de acordo com as demandas.
Com a automação, é mais fácil verificar se os serviços projetados são bem recebidos e modificá-los rapidamente para atender as necessidades dos usuários.
Confira as principais vantagens desta inovação que vai mudar a forma como seus clientes lidam com os recursos de TI:
- Aumento da produtividade
Ao automatizar processos, diversas tarefas que antes eram realizadas manualmente e gastavam tempo dos funcionários passam a ser executadas pelo sistema, o que possibilita maior dedicação a outras demandas.
- Melhoria na qualidade
A TI deixou de ser apenas o setor que presta suporte técnico e tornou-se parte importante das decisões estratégicas corporativas, portanto, é fundamental garantir a qualidade e estabilidade de seus ativos. Dessa forma, automatizar sistemas processuais e rotinas faz com que a equipe opere com uma abordagem mais avançada e com maior qualidade.
- Redução de gastos
As ferramentas de automação possuem um melhor custo-benefício, além de serem um ótima opção quando seus clientes precisam gerenciar processos internos de forma remota.
É possível que eles utilizem métricas para administrar recursos de hardware, software, além de simplificar a elaboração de relatórios e reduzir sobrecargas de trabalhos, o que reduz custos com a mão de obra.
Como integrar a automação na rotina corporativa?
Cada organização tem sua forma de iniciar esse processo, pois cada uma tem suas necessidades específicas e um cenário único. Portanto, todos esses fatores devem ser levados em conta ao realizar um planejamento de implementação.
Não há um manual de instruções que vá atender a todas as empresas igualmente. Existem diversos modelos no mercado e todos eles precisam ser previamente analisados e adaptados às demandas de seus clientes.
Quando as ferramentas de automação são mal integradas podem acabar acarretando resultados negativos na execução de atividades empresariais. Por isso, a TI deve avaliar quais são as tarefas que causam grande impacto na produtividade dos funcionários e suas importâncias para os negócios. A partir disso, é possível definir quais devem ser automatizadas.
Normalmente, as principais tarefas a serem otimizadas são:
- Criação de usuários;
- Redefinição de senhas;
- Monitoramento de rede;
- Controle de acesso dos usuários;
- Busca de falhas e brechas na segurança.
É possível aplicar algumas táticas básicas para facilitar o caminho da automatização. Confira algumas delas:
- Antecedendo o início do processo, é necessário criar métricas dos ambientes envolvidos para realizar comparações entre o antes e depois para medir os resultados;
Defina políticas internas na empresa que orientem o uso dessa tecnologia em todas as áreas e segmentos de TI;
- Crie uma equipe dedicada totalmente à automação, assim, ela poderá focar em pesquisar, implementar e orientar o restante dos colaboradores sobre os novos processos;
- Busque por treinamentos, certificações e profissionais qualificados no mercado;
- Tenha algumas precauções com a escolha de cada ferramenta: ter um fornecedor confiável é essencial para garantir um suporte quando necessário.
Os segmentos onde as vantagens da automação fazem diferenças notáveis na hora de economizar e reduzir o tempo de implantação devem ser o ponto de partida das empresas, assim é possível contar com aplicações bem desenvolvidas.
Escreva seu comentário