Esse modelo pode trazer diversas vantagens para seus clientes e ser a opção certa para empresas que não possuem uma equipe de TI dedicada.
Provedores de Serviços Gerenciados, ou Managed Service Providers (MSPs), representam um novo modelo de entrega de serviços de TI. É uma abordagem terceirizada que fornece serviços de qualidade em redes, aplicações e gerenciamento para as empresas.
Os Serviços Gerenciados trazem diversos benefícios, principalmente para PMEs que muitas vezes não conseguem investir nessa área ou utilizam modelos tradicionais e querem evoluir suas estruturas.
Dessa forma, as corporações podem se focar em seu core business, ou seja, direcionar seus esforços para atividades mais importantes para os resultados dos negócios e ainda contar com tecnologias modernas e serviços de qualidades.
Para contratar esse tipo de serviço, as empresas ainda contam com bastante flexibilidade. Elas podem escolher a opção que melhor se adeque a seus negócios. Os serviços podem ser contratados mensalmente e, caso haja a necessidade de acionar o fornecedor por causa de algum contratempo, uma taxa adicional é somada a conta.
A outra opção de pagamento é realizada por acionamentos em caso de incidentes. Nesse modelo, o cliente aciona o MSP apenas em momentos de problemas ou necessidade de correções, assim a empresa fica responsável por pagar à parte pelos equipamentos que precisam ser consertados ou trocados e pelas horas gastas com a execução do serviço.
A grande vantagem de adotar MSPs é não precisar se preocupar em ter uma equipe de TI interna especializada. Os provedores de serviços gerenciados monitoram, supervisionam e asseguram a realização dos procedimentos em tempo integral e de forma remota a partir de um ponto central de gerenciamento. Assim, assumem toda a responsabilidade sobre a execução, gerenciamento e monitoramento das infraestruturas de TI.
Além de conseguir reduzir custos, a corporação conta com um reforço na proteção de dados e redes. Muitos provedores têm seu portfólio focado em segurança e oferecem serviços de qualidade, como administração de firewalls a distância, portais próprios para armazenar informações gerenciais de seus clientes e backups de dados. Além disso, realizam manutenções preventivas e atualizações de softwares e sistemas operacionais para que seja possível oferecer uma melhor experiência para os usuários.
Eles adotam um modelo de atuação proativo e preventivo para melhor atender as empresas e impedir que falhas aconteçam. Os fornecedores utilizam ferramentas de monitoramento de ambiente, realizam a gestão de ativos e da segurança, avaliam capacidades dos servidores, entre outras tarefas.
Os benefícios de se adotar MSPs são grandes para negócios de todos os segmentos e tamanhos. Entretanto, é necessário tomar alguns cuidados antes de escolher um fornecedor, pois há diversos prestadores de serviço no mercado e muitos não são capazes de atender a todas as necessidades das empresas. Portanto, antes de tomar uma decisão, é necessário que a corporação crie um planejamento estratégico para definir os acordos de níveis de serviço que serão de responsabilidade do provedor.
Escreva seu comentário