Entenda como essa estratégia de proteção é essencial para que as empresas protejam sua rede e dados contra as ciberameaças atuais.
A segurança da informação é um tema cada vez mais relevante para as empresas. Isso porque manter seus dados sigilosos e conteúdos pessoais de clientes protegidos passou a ser primordial para qualquer negócio.
Atualmente as empresas precisam lidar com o aumento do uso de dispositivos móveis em seus ambientes de trabalho, os quais acabam se tornando mais vulneráveis a perigos do cibercrime. Não bastasse isso, o número de crimes digitais tem aumentado aceleradamente e se tornado mais inteligente e eficiente.
Devido a isso, é necessário que as organizações reforcem suas medidas de proteção e utilizem soluções tecnológicas mais preparadas para proteger os computadores, redes, programas e dados de qualquer invasão suspeita e indevida.
Os clientes de seu canal de TI estão preparados para lidar com essa nova realidade do mundo do cibercrime? A abordagem de segurança multicamadas pode ajudá-los nessa missão. Você já ouviu falar nesse assunto? Acompanhe no conteúdo a seguir!
O que é infraestrutura de segurança multicamadas?
Uma infraestrutura multicamadas é uma abordagem de segurança de rede que usa vários componentes para proteger as operações de seus clientes por meio de diversas de medidas de proteção.
Seu objetivo é incluir várias camadas na segurança da sua rede para dificultar a entrada e ação de qualquer malware. Ela ajuda a garantir que cada componente de defesa único tenha um backup no caso de uma falha.
No entanto, é necessário que a organização conte com diferentes ferramentas que funcionem em vários níveis para defender cada ponto de entrada da rede. Dessa forma, as forças individuais de cada camada da infraestrutura de multicamadas é capaz de agir e cobrir possíveis lacunas .
Ao trabalharem em conjunto, essas camadas são capazes de aprimorar a segurança, aumentando as chances da organização conseguir impedir que invasores violem suas redes e causem prejuízos e outros problemas.
Há diferentes formas de implementar uma infraestrutura de multicamadas. A melhor estratégia irá depender do que a organização quer dar prioridade em sua proteção. Entre as principais estratégias, seus clientes podem utilizar:
- Web Application Firewall (WAF);
- Autenticação em dois fatores
- Gerenciamento de patches;
- Segurança e arquivamento de email;
- Avaliação e análise de vulnerabilidades;
- Software antivírus;
- Criptografia de dados;
- Certificados digitais;
- Filtros anti-spam;
- Controles de privacidade.
Como essa proteção funciona?
Ao contar com uma segurança multicamadas, quando uma ameaça consegue se infiltrar e ultrapassar uma cada de proteção, ela terá de enfrentar outras ainda mais fortes pela frente, o que pode impedir a atuação do cibercriminoso.
Por isso ter várias camadas de segurança no local é muito importante para que as empresas consigam proteger seus dados em todos os níveis e também nos vários aplicativos e dispositivos utilizados por seus colaboradores.
Essa infraestrutura funciona graças à integração das diferentes soluções de proteção utilizada pela empresa. Dessa forma, a empresa pode contar com:
- Ferramentas para proteger todos os pontos de entrada da rede;
- Reforço da proteção dos endpoints para evitar que os dispositivos conectados à rede abram brechas para os ciberataques;
- Medidas de controle de acesso dos usuários da rede e criptografia para evitar vazamentos;
- Soluções de seguranças capazes de garantir o funcionamento de cada camada de proteção criada.
Apenas com uma defesa coordenada e eficiente, que funcione em vários protocolos e aplicativos é capaz de garantir que uma organização esteja realmente segura. Por isso utilizar uma infraestrutura multicamadas para assegurar a defesa da rede e dos dados corporativos é uma estratégia utilizada por aquelas corporações que estão preparadas para o futuro digital.
Não perca tempo e mostre aos clientes de seu canal de TI que é possível utilizar todos os benefícios proporcionado pela tecnologia nos negócios e, ao mesmo tempo, manter-se protegido contra as vulnerabilidades.
Escreva seu comentário