BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que esperar do novo futuro da Inteligência Artificial?

AI cognitiva é o próximo passo da evolução dessa tecnologia.

 

Segundo o Relatório de Tendências de Tecnologia do Future Today Institute, Inteligência Artificial há muito tempo deixou de ser apenas uma tendência para se tornar hoje o que pode ser considerado a próxima era da computação.

De acordo com o estudo, o ano de 2018 está marcando o final do smartphone tradicional, sendo que as pessoas vão preferir utilizar outros tipos de dispositivos, como óculos, relógios, pulseiras, anéis, fones de ouvido. A previsão é que no máximo em 3 anos, 50% das pessoas que moram em países desenvolvidos, vão interagir com as máquinas, utilizando apenas a voz.

O futuro da Inteligência Artificial prevê muitas transformações ainda na tecnologia, que hoje já é bastante utilizada, mas de acordo com especialistas, muito longe ainda dos humanos terem esgotado as suas funcionalidades.

Espera-se que a evolução da AI parta para a cognição, em que os sistemas passam a agir com base em aprendizado e raciocínio, fazendo deduções por conta própria a partir de dados que alimentam as máquinas e programações de padrões.

Além do uso do Machine Learning, em que as máquinas aprendem, com a cognição, elas também passam a pensar e tirar as próprias conclusões com os dados de referências que tem em seus bancos.

As maiores oportunidades para AI

O mercado em geral migra suas atenções para onde estão as maiores oportunidades para a Inteligência Artificial. Uma delas é na potencialização do Big Data, uma vez que a AI tem maior capacidade para identificar padrões de dados, combinando alta capacidade de processamento com aprendizagem cognitiva.

Outra é na gestão de ativos. A Inteligência Artificial poderá substituir humanos para o recolhimento e análise de informações de dispositivos conectados, como por exemplo, informações de drones em uma plantação de soja somados com dados gerados por um pulverizador e um trator.

A AI cognitiva será capaz de unir todas essas fontes, centralizar e tirar as próprias conclusões sobre informações que os gestores precisam para melhorar a sua produtividade por hectare.

Saiba mais

Uma terceira oportunidade é na produtividade, especialmente em Indústria 4.0, em que as máquinas automatizam as funções rotineiras e repetitivas, liberando mão de obra para ações mais estratégicas para o negócio.

O potencial de aplicação da AI é ainda muito vasto

Facilitar o dia a dia do ser humano será uma das principais funções da Inteligência Artificial nos próximos anos. Com o uso de aplicativos e sistemas de monitoramento personalizado para cada pessoa, será possível agilizar tarefas, automatizar processos, organizar automaticamente a agenda diária, entre outras infinidades de possibilidades.

Já existe a possibilidade de uma pessoa ter um clone virtual, que ganha autonomia a partir dos comentários e postagens que a pessoa fez. A máquina começa a compreender o “mestre” e copiar seus linguajares, buscar publicações semelhantes as quais costuma compartilhar.

A dona da ideia é uma startup portuguesa, que tem por objetivo oferecer aos seus clientes a “imortalidade no ciberespaço”. Seria uma possível rede social para as crianças de hoje no futuro? É uma possibilidade.

Para empresas, o foco é na eficiência operacional, seja na gestão dos processos quanto na melhoria da experiência do consumidor. Grandes varejistas nos EUA, por exemplo, já permitem receber listas de compras por comando de voz. Com o histórico de preferências de marcas do consumidor, apenas o comando “compre um sabonete”, já pré-dispõe no carrinho a marca do produto final.

No Brasil, uma construtora indica o banco em que terá mais chances de aprovar a contratação de um empréstimo a partir da avaliação do histórico de aprovações de crédito em diversas fases da vida de um provável comprador. A média de 30 dias necessários anteriormente, se transformaram em 5, aumentando logicamente a conversão de vendas.

De acordo com levantamento da IDC, empresas que desenvolvem tecnologia relacionada à Inteligência Artificial devem ter um aumento de receita exponencial até 2020. Em 2016, empresas do setor apresentaram rendimento de 8 bilhões de dólares e a previsão para 2020 é que este número salte para 47 bilhões.

Enfim, pesquisas apontam que a AI revoluciona realmente a sociedade e que tem muito ainda a avançar, oferecendo cada vez mais automatização e facilidades para a era digital.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que os profissionais de TI precisam saber sobre deep learning

Confira tudo o que os profissionais de TI devem saber sobre o deep learning e seus diferenciais. 

5 conceitos da AI que sua equipe precisa dominar

A equipe da sua revenda precisa dominar esses cinco conceitos de inteligência artificial (AI). Saiba quais são eles! 

Como oferecer soluções de AI para clientes? Consulte 5 dicas relevantes!

Descubra como ofertar as melhores soluções de Inteligência Artificial (AI) para os clientes da sua revenda. 

\n", css: '', target: '#hs_form_target_module_1583526946734102_blog_subscribe_520', formData: { cssClass: 'hs-form stacked' } });