BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é Virtualização de Desktop?

Quando o assunto é tecnologia, tudo o que simplifica, facilita e economiza tempo agrada a todos.

A Virtualização de Desktops é uma prática que utiliza uma máquina física para acessar arquivos, dispositivos, aplicativos e dados que estejam em Nuvem. O computador, tablet, notebook ou smartphone que estiver acessando esses dados pode ser usado por outras pessoas, uma vez que tudo o que foi feito e salvo está no virtual.

Esta ferramenta pode - entre outras funções - aumentar a produtividade, trazendo maiores lucros e transações comerciais para as empresas, por meio da diminuição nas manutenções e aquisições dos desktops tradicionais.

Ela possibilita um aumento na segurança de dados e na recuperação de desastres, gera uma maior mobilidade dos usuários e aumenta a padronização das estações. O custo para ter um Desktop Virtual é maior do que aquele que se tem para obter um Desktop tradicional, porém é uma possibilidade muito interessante para todas as empresas.

Com a Virtualização de Desktops os usuários passam a gerenciar o seu sistema operacional e as aplicações que está em uma máquina virtual ou em um servidor à distância. Eles ficam disponíveis desta forma para acesso de desktops ou do Thinclients, que são computadores mais simples e menos complexos na manutenção e instalação. Os Thinclients não possuem aplicativos instalados e, com isso, precisam de um servidor central para realizar suas atividades.

Para que haja um aumento no desempenho da Virtualização de Desktops é necessário que exista um investimento nos servidores. Desta forma, todos os usuários terão um aumento no seu rendimento. Outro fator que contribui para que o usuário apresente uma performance maior é a padronização das estações. Isso porque a empresa atinge uma padronização entre os desktops, simplificando o suporte, a relação entre usuários, a aquisição de conhecimento e de  novas aplicações.

Para se hospedar um Desktop Virtual é usado um VDI (Virtual Desktop Infrastructure), que possui a função de gerenciar desde a conexão e perfil dos usuários, a segurança, os próprios Desktops, entre outros. Nem sempre um projeto de VDI ficará mais barato que um de Desktop tradicional, porém é possível reaproveitar alguns antigos investimentos. Podem-se usar equipamentos mais simples nas pontas, reaproveitando o que se tem, e deixar para investir nos Data Centers, pois serão eles que suportarão a infraestrutura.

Nos dias de hoje se sabe da importância da mobilidade para o ser humano, tanto na vida particular como na vida profissional. Com a Virtualização de Desktops não é diferente, é possível que se entregue ao usuário um padrão do Desktop. Assim sendo, ele consegue - com um login e senha - se conectar por meio de outro dispositivo e usar as ferramentas disponível da mesma forma.

Saiba mais

É possível assim virtualizar o espaço profissional usando computadores portáteis, Internet de alta velocidade, tablet e smartphones. Uma pessoa pode estar na sua casa, no aeroporto ou em qualquer lugar que tenha Internet e ter acesso a tudo o que normalmente têm acesso no escritório.

Outra forma de se fornecer Desktops Virtuais é por meio do Remote Desktop Services (RDS). O que distingue o VDI do RDS é que no VDI é usado um sistema operacional para Desktop comum. Em contrapartida, no RDS é usado um sistema operacional de servidor. Neste último, são exigidos menos recursos para entregar o Desktop, pois os usuários compartilham o mesmo sistema operacional. Já no VDI, cada usuário tem um sistema operacional, com mais flexibilidade, autonomia e compatibilidade com aplicações e dispositivos remotos.

Para que haja segurança em todos esses acessos, sendo eles no ambiente de trabalho ou por meio de algum dispositivo particular, o departamento de TI pode e deve controlar e averiguar como cada usuário está acessando cada aplicativo, bem como o formato do acesso ao o sistema de arquivos e outros recursos disponíveis aos usuários.

Os dados dos desktops ficam guardados nos servidores do Data Center. Com isso, são feitos backups centralizados, garantindo a disponibilidade desses dados. Uma das formas de se controlar e gerenciar essa segurança cabe ao departamento de TI, ao restringir o acesso aos dados e aplicar políticas contra acesso não autorizado. Além disso, outro fato que protege a rede virtualizada é a conexão criptografada, que diminui o risco de quebra de sigilos e vazamento de informações.

As vantagens da Virtualização de Desktops são muitas, mas antes de escolher a solução de virtualização, seja de Desktops ou aplicativos, é necessária a ajuda de um especialista que irá analisar e auxiliar a empresa na escolha certa para o seu propósito.

 

Ransomware - como proteger seus clientes
RANSOMWARE: COMO PROTEGER A EMPRESA DE SEUS CLIENTES

Escreva seu comentário

Posts relacionados

8 tendências tecnológicas para executar até o fim de 2025

Veja quais tendências tecnológicas são destaques em 2025.

 

Os 12 maiores desafios enfrentados pela TI hoje

Lidar com os principais desafios em TI exige preparo técnico, visão estratégica e adaptação constante às mudanças. Saiba mais:

Gestão de TI com ITSM: o que você precisa saber

Em um mercado digital competitivo, estruturar bem os serviços de TI é fundamental para transformar tecnologia em resultado de negócio. Entenda todos os detalhes sobre o ITSM.