BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é Infrastructure as code (IAC) e quais os benefícios?

Os benefícios da infraestrutura como código certamente valem o esforço.


Nos últimos anos, a Computação em Nuvem mudou completamente a maneira como as empresas constroem, escalam e mantêm cargas de trabalho. A capacidade de provisionar rapidamente recursos de rede, armazenamento e computação resultou na maior produtividade de desenvolvedor já vista.

As empresas que desfrutam da mais alta produtividade estão adotando simultaneamente práticas de Nuvem e DevOps facilitadas pela infraestrutura como código (IaC). O IaC é possibilitado pela natureza orientada pela API do provisionamento e configuração de serviços em Nuvem e é uma parte crítica da unificação das operações de infraestrutura e engenharia de software. Porém, muitas empresas não possuem a familiaridade e os conjuntos de habilidades no IaC para obter sucesso.

O primeiro passo para qualquer empresa na adoção de um modelo operacional de IaC é entender os seus benefícios comerciais para que exista consenso para desenvolver as habilidades, estabelecer os processos e adotar as ferramentas.

Infraestrutura como código (IaC) automatiza o provisionamento de infraestrutura, permitindo que sua organização desenvolva, implante e dimensione aplicativos em nuvem com maior velocidade, menor risco e custo reduzido.

O que é infraestrutura como código (IaC)?

Infraestrutura como código (IaC) usa uma linguagem de codificação descritiva de alto nível para automatizar o provisionamento da infraestrutura de TI. Essa automação elimina a necessidade de desenvolvedores provisionarem e gerenciarem manualmente servidores, sistemas operacionais, conexões com bancos de dados, armazenamento e outros elementos de infraestrutura sempre que desejarem desenvolver, testar ou implantar um aplicativo de software.

Em uma época em que não é incomum uma empresa implantar centenas de aplicativos em produção todos os dias - e quando a infraestrutura é constantemente aumentada, reduzida e ampliada em resposta às demandas de desenvolvedores e usuários - é essencial para uma organização automatizar a infraestrutura para controlar custos, reduzir riscos e responder com rapidez a novas oportunidades de negócios e ameaças competitivas. O IaC torna essa automação possível.

O IaC também é uma prática essencial do DevOps, indispensável a um ciclo de vida de entrega de software com ritmo competitivo. Ele permite que as equipes de DevOps criem e versionem rapidamente a infraestrutura da mesma forma que o código fonte da versão e rastreiem essas versões, a fim de evitar inconsistências entre os ambientes de TI que podem levar a problemas sérios durante a implantação.

Benefícios do IAC

O provisionamento da TI tradicional é um processo demorado e dispendioso, exigindo a instalação física do hardware, a instalação e a configuração do software do sistema operacional e a conexão com o middleware, redes, armazenamento etc. por pessoal especializado.

A virtualização e o desenvolvimento nativo da Nuvem eliminam o problema do gerenciamento físico de hardware, permitindo que os desenvolvedores provisionem seus próprios servidores ou contêineres virtuais sob demanda.

Porém, o provisionamento da infraestrutura virtualizada ainda distrai o foco dos desenvolvedores da codificação, ainda exige que eles repitam o trabalho de provisionamento para cada nova implantação e não fornece uma maneira fácil de rastrear alterações no ambiente e evitar inconsistências que afetam as implantações.

Infraestrutura como código (IaC) segue a etapa final de permitir que os desenvolvedores efetivamente encomendem a infraestrutura com versão totalmente documentada executando um script. Os benefícios são exatamente o que você pode imaginar:

  • Tempo de produção / mercado mais rápido: a automação de IaC acelera drasticamente o processo de provisionamento de infraestrutura para desenvolvimento, teste e produção (e para dimensionar ou remover a infraestrutura de produção, conforme necessário). Como codifica e documenta tudo, o IaC pode até automatizar o provisionamento da infraestrutura herdada, que de outra forma poderia ser governada por processos demorados (como retirar um ticket).
  • Consistência aprimorada - menos desvio da configuração: o desvio da configuração ocorre quando alterações e atualizações ad-hoc da configuração resultam em ambientes de desenvolvimento, teste e implantação incompatíveis. Isso pode resultar em problemas na implantação, vulnerabilidades de segurança e riscos ao desenvolver aplicativos e serviços que precisam atender a rígidos padrões de conformidade regulamentar. O IaC evita o desvio, provisionando o mesmo ambiente sempre.
  • Desenvolvimento mais rápido e eficiente: simplificando o provisionamento e garantindo a consistência da infraestrutura, o IaC pode acelerar com confiança todas as fases do ciclo de vida de entrega do software. As operações podem provisionar a infraestrutura para testes de segurança e aceitação do usuário. E quando o código passa no teste, o aplicativo e a infraestrutura de produção em que ele é executado podem ser implantados em uma única etapa.
  • Proteção contra rotatividade: para maximizar a eficiência nas organizações sem IaC, o provisionamento geralmente recebe alguns engenheiros ou funcionários de TI qualificados. Se um desses especialistas sai da organização, outros são deixados para reconstruir o processo. O IaC garante que a inteligência de provisionamento permaneça sempre com a organização.
  • Custos mais baixos e ROI aprimorado: além de reduzir drasticamente o tempo, o esforço e as habilidades especializadas necessárias para provisionar e escalar a infraestrutura, o IaC permite que as organizações tirem o máximo proveito da estrutura de custos baseada em consumo da computação em nuvem. Ele também permite que os desenvolvedores gastem menos tempo no encanamento e mais tempo desenvolvendo soluções de software inovadoras e de missão crítica.

O maior desafio para qualquer organização que adota o IaC é, sem dúvida, a mudança de cultura e a curva de aprendizado. As pessoas tendem a fazer o que se sentem confortáveis em fazer, e pedir que aprendam novas habilidades e pensem de maneira diferente exige esforço. No fim, os benefícios da infraestrutura como código certamente valem o esforço.


80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

4 motivos para ofertar soluções SASE para seus clientes

Por que sua revenda de TI deveria incluir as soluções SASE no portfólio de soluções? Listamos quatro bons motivos para você considerar o assunto. 

Hybrid multicloud e seu potencial de transformação

Flexibilidade, escalabilidade, otimização de custos e segurança são alguns dos benefícios da HybridMulticloud. Confira mais detalhes! 

Entendendo o conceito de SSE (Security Service Edge)

As empresas estão buscando estratégias eficientes para proteger seus negócios. Entenda como o conceito de SSE pode ajudar nessa missão. 

\n", css: '', target: '#hs_form_target_module_1583526946734102_blog_subscribe_3864', formData: { cssClass: 'hs-form stacked' } });