Ele é recomendado para empresas que lidam com soluções Big Data e precisam de simplicidade e agilidade em suas operações.
O armazenamento de dados tem se tornado uma questão cada vez mais importante para as empresas devido ao aumento do fluxo de informações geradas e coletadas no dia a dia corporativo. É necessário que seus clientes estejam prontos para lidar com esses grandes volumes corretamente para que sejam utilizados de forma estratégica nos negócios.
Tecnologias como Big Data e as análises de dados têm mostrado a importância de se tratar desses enormes fluxos de conteúdos corretamente para fornecer um panorama de mercado e direcionar corretamente as tomadas de decisões corporativas.
Por isso é fundamental garantir a proteção das informações sigilosas e dados pessoais de clientes, impedindo que possíveis violações ou falhas comprometam a segurança deles.
Para isso, as empresas precisam investir em um sistema de armazenamento de dados potente e que atenda a todas as suas necessidades. Uma opção é o Network Attached Storage, em português, Armazenamento de dados em Rede (NAS).
Você conhece esse tipo de armazenamento? Conheça melhor o NAS a seguir e entenda os seus benefícios.
O que é armazenamento de dados em Rede?
O NAS é uma das principais arquiteturas de armazenamento utilizadas pelas empresas. Ele aumenta a acessibilidade aos dados armazenados entre dispositivos e rede. Com a instalação de um software especializado em hardware dedicado, é possível contar com um único ponto de acesso compartilhado com segurança, gerenciamento e recursos de tolerância a falhas integrados.
Essa abordagem funciona por meio de servidores dedicados que armazenam os dados compartilhados com vários clientes que estão conectados a uma rede. Ele se comunica com outros dispositivos por meio de protocolos baseados em arquivos, que é um dos formatos mais fáceis de navegar.
Os sistemas NAS contam com dispositivos em rede contendo unidades que oferecem os serviços de armazenamento baseado em arquivo para dispositivos em toda a rede. Isso permite que outros servidores evitem a função de servir dados para outros servidores na rede, o que ocorre com outros tipos de armazenamento.
Por meio do armazenamento de dados em Rede, as empresas podem contar com alto desempenho e escalabilidade, é possível adicionar armazenamento de acordo com as demandas, sem a necessidade de contratar novos serviços.
Como o NAS funciona?
O armazenamento de dados em Rede funciona como uma rede de servidores conectada a um disco rígido. Os computadores acessam os dados do dispositivo de armazenamento NAS por meio de protocolos específicos de acesso e de compartilhamento de arquivos.
As unidades NAS são criadas para veicular dados como se fossem arquivos. Elas executam um software que protege as informações e lida com permissões. É por isso que não precisam de um sistema operacional complexo. A maioria delas contam apenas com um sistema operacional simples e incorporado que é ajustado para armazenamento e apresentação de dados.
Quais os benefícios do armazenamento de dados em Rede?
Recomendado para uso de soluções Big Data devido a sua alta capacidade de adicionar armazenamento com agilidade e flexibilidade, o NAS possui outros benefícios. Ele oferece um melhor desempenho, principalmente quando vários dispositivos precisam acessar o armazenamento.
Conheça outras vantagens a seguir:
Facilidade na adoção
A implementação do armazenamento de dados em Rede é simples se comparada a outros tipos devido a seu sistema operacional leve que ajuda no processo de instalação e utilização.
Baixos custos
Por não exigir recursos complexos para sua execução, o NAS não necessita de altos investimentos por parte das empresas.
Escalabilidade horizontal
Com o NAS, as empresas não precisam se preocupar com a adição de mais discos rígidos. Não há necessidade de fazer upgrades ou substituir servidores atuais por novos. Basta solicitar mais recursos que são disponibilizados sem o desligamento da rede.
Armazenamento centralizado
Nesse tipo de armazenamento, os dados permanecem em um único local, o que facilita a gestão deles e agiliza as operações organizacionais. É possível que a empresa agende ou realizem backups em tempo real sem atrapalhar o desempenho do sistema.
Como você pôde perceber, o armazenamento de dados em Rede oferece inúmeros benefícios para as corporações, principalmente para aquelas que lidam com grandes cargas de dados e buscam realizar análises ágeis e precisas. Por meio dele, é possível acompanhar as novas demandas, sem prejudicar o desempenho. Portanto, ele pode ser uma excelente opção para as empresas dos clientes de sua revenda de TI.
Escreva seu comentário