BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é a camada de ozônio e como ela é prejudicada?

O próximo dia 16 de setembro é o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio. A data foi criada em 1994 e tem como objetivo de conscientizar a população.  

O Ozônio (O3) é um gás que compõe a atmosfera da Terra e grande parte de suas moléculas fica a 35 km de altitude, na estratosfera, criando a chamada camada de ozônio.  

Ela é essencial para a vida no planeta, pois filtra toda a radiação dos raios ultravioletas (UV-A, UV-B e UV-C) emitidos pelo Sol, que são muito nocivos para os seres humanos e podem causar desde danos à visão, envelhecimento precoce da pele e baixa imunidade até câncer de pele. 

Se essa camada é prejudicada e ela não consegue realizar sua função, ocorrem o efeito estufa e o consequente aquecimento da Terra, que têm consequências como o derretimento das calotas de gelo, o aumento do nível dos mares e da temperatura, entre outros. 

O contato da radiação com as chamadas Substâncias Destruidoras da Camada de Ozônio (SDOs), como óxido nítrico (NO), óxido nitroso (N2O), dióxido de carbono (CO2) e clorofluorcarbonetos (CFCs), encontrados em indústrias químicas, queima de combustíveis fósseis e até eletrodomésticos como refrigerador e ar-condicionado, prejudica a camada de ozônio. O Protocolo de Montreal, acordo internacional ratificado por 197 países, prevê a redução gradual dessas substâncias até sua eliminação dos processos produtivos.  

A preocupação mundial com a camada de ozônio começou na década de 1980, quando foi descoberto um buraco. Em 2021 estimou-se que o buraco na camada de ozônio tinha o tamanho do continente africano e a temperatura global aumentou em 1,1°C em comparação à época anterior à Revolução Industrial. Parece pouco, mas quanto mais a temperatura é elevada, mais danos e consequências climáticas surgirão.  

E o que podemos fazer para ajudar esse cenário a não piorar? Veja as dicas que preparamos para você: 

  • Faça regularmente a manutenção de refrigerador e ar-condicionado, principalmente os modelos mais antigos, que costumam ter clorofluorcarbonos (CFC). Essa ação preventiva pode detectar o escape desse gás e evita seu vazamento. 
  • Ao comprar produtos aerossóis, confira se em sua composição há os clorofluorcarbonos (CFC). Evite a compra, se houver.
  • Prefira transportes alternativos sempre que puder.
  • Separe os seus resíduos, principalmente os eletrônicos (relembre algumas dicas no post sobre o lixo eletrônico da semana passada), e faça o descarte ambientalmente correto.  

*Esse conteúdo faz parte do projeto “Green Team” da TD SYNNEX e foi escrito por Daniele Trugillo.   

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que acontece quando descartamos nosso lixo eletrônico de forma errada e ele vai parar no mar?

Nossa Analyst, Purchasing TD SYNNEX e embaixadora do Green Team Brasil, Daniele Fernandes Trugillo, entrevistou a bióloga Thairine Moreno sobre o impacto ambiental do descarte incorreto de lixo eletrônico, principalmente para os mares.

Dia do Consumo Consciente (15/10) e Dia Internacional da Erradicação da Pobreza (17/10)

 

No dia 15 de outubro, foi celebrado o Dia do Consumo Consciente, uma data que nos convida a repensar nossa relação com o consumo, buscando alternativas mais sustentáveis e responsáveis. 

Como a tecnologia contribui para o consumo consciente

Você sabia que hoje, dia 26/9, é considerado o Dia Mundial da Consciência Ambiental?