BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O poder da próxima geração de WAN

A mudança para a Computação em Nuvem, as infinidades de aplicações e dados móveis criam necessariamente novas demandas para a WAN corporativa.

 

O poder da próxima geração de WAN

 

Acesso rápido à informações e aplicações são exigências cada vez mais presentes no cenário de redes. O mundo dos negócios e também as mudanças sociais e tecnológicas promovidas por esse tipo de comunicação estão transformando a natureza do tráfego e trazendo cada vez mais problemas de custo e desempenho.

A nova realidade de WAN das empresas, nesse contexto, vai além da conexão entre sedes e filiais e consome cada vez mais banda e uma infinidade de aplicações necessárias para o gerenciamento interno. Dessa forma, a consolidação dos recursos e das aplicações de TI, que são acessadas através da WAN, e o uso crescente de aplicações em nuvem, exigem novas formas de atuar com tecnologias mais potentes para fazer as entregas, como a Infraestrutura como Serviço (IaaS) e software como serviço (SaaS).

A agilidade tão desejável no mundo dos negócios e o atendimento às demandas dos clientes exige das organizações uma adaptação rápida e que seja rentável e flexível à constante mudança dos mercados. A computação em nuvem permite que as equipes e líderes de TI possam traçar suas estratégias de forma a alavancar a utilização da nuvem como forma de reduzir custos, aumentando a ofertas de serviços e formatando quais aplicações e cenários são ideais para as suas empresas e ambiente de trabalho, considerando também os requisitos de escalabilidade e custo, sem comprometer segurança.

Toda essa mudança cria necessariamente novas demandas para a WAN corporativa, que precisa ser confiável e trazer soluções inovadoras a fim de poder proporcionar um ativo estratégico de negócios.

 

Evolução do Wan: necessidade da empresa

A maneira tradicional para atender a todas essas exigências de desempenho e confiabilidade até hoje era atualizar a largura de banda de rede. No entanto, esta não é mais uma solução prática em termos de custo e não garante agilidade para atender a entrega de dados, comunicações e aplicações remotas para funcionários, parceiros e clientes. Há uma necessidade de se separar o controle e configuração de funções de encaminhamento para que a arquitetura de rede possa oferecer mais dinamismo e, ao mesmo tempo, ser adaptável e com custos mais equilibrados.

É justamente por isso que que o mercado de SDN (Software Defined Network), ou Rede Definida por Software, é uma tecnologia em franca expansão.

Dados do relatório da Enterprise Strategy Group (ESG) intitulado “Tendências de segurança de rede na era da Cloud e Mobile Computing” revelou que mais de 320 empresas de segurança que tem entre seus clientes grandes organizações já traçaram entre seus investimentos de segurança de rede o SDN como principal estratégia.

O levantamento apresentou também que 87% das empresas norte-americanas pretendem ter SDN em seus centros de dados ainda em 2016. Um lugar onde o SDN pode agregar valor é a WAN. Com uma WAN definida por software, os custos de implantação são reduzidos devido a menores gastos originados por largura de banda menor capital investido em despesas operacionais.

Entre os atrativos estão justamente a possibilidade disponibilizar rapidamente uma nova aplicação para usuários internos, o custo da entrega, e como a aplicação pode ser aprovada de forma flexível, sem alterar a infraestrutura existente.

Um exemplo prático dessa realidade pode ser visualizado em operações bancárias. Os bancos geralmente têm conexões MPLS e soluções de backup. Provavelmente, as aplicações são centralizadas, e quando blackouts ou quedas ocorrem em um MPLS, eles perdem conectividade para a aplicação. Quando isso acontece, os funcionários em filiais que estão usando esse aplicativo precisam aguardar rede para a conectividade ser reestabelecida, assim poder logar-se novamente, autenticar-se e retomar a sua transação. Este tipo de atrasos podem impactar negativamente na satisfação do cliente ou mesmo na produtividade dos funcionários.

A virtualização de WAN é uma solução que reduz os custos, aumenta a confiabilidade e proporciona flexibilidade para usar tipos adicionais de serviços WAN, como por exemplo o uso de múltiplas conexões WAN a partir de MPLS existentes e outros WANs privadas para um variedade de internet links WAN, tais como DSL, fibra e cabo.

A WAN definida por software garante também a confiabilidade da rede na medida em suporta aplicações em tempo real e acesso à nuvem e também oferece uma melhor economia de banda larga.

Como a alternativa de próxima geração para otimização de WAN, a virtualização aborda os pontos fracos fundamentais enfrentados pelas tecnologias atuais, tais como a maior flexibilidade para oferecer novas aplicações e como elas são consumidas; capacidade de rede, especialmente durante períodos de pico e aumento da confiabilidade para atender a alta disponibilidade da rede, requisitos estratégicos para os negócios atuais.

 

Ransomware - como proteger seus clientes
RANSOMWARE: COMO PROTEGER A EMPRESA DE SEUS CLIENTES

Escreva seu comentário

Posts relacionados

5 pilares para reinventar o modelo de negócios com segurança

Veja comoajudarseusclientes a reinventar o modelo de negócios com segurança, combinandoinovação, eficiência e gestão de riscos.

 

8 tendências tecnológicas para executar até o fim de 2025

Veja quais tendências tecnológicas são destaques em 2025.

 

Os 12 maiores desafios enfrentados pela TI hoje

Lidar com os principais desafios em TI exige preparo técnico, visão estratégica e adaptação constante às mudanças. Saiba mais: