Com a popularização de tecnologias vestíveis, as empresas visam coletar uma grande quantidade de informações que podem facilitar a tomada de decisão.
Os wearables são tecnologias vestíveis que consistem em dispositivos tecnológicos que podem ser utilizados por usuários como peças do vestuário. Atualmente, os mais comuns são relógios inteligentes ou dispositivos para a prática de esportes e jogos, porém o cenário tende a mudar, já que esse tipo de tecnologia pode ser útil em diferentes tarefas do dia a dia.
Os dispositivos wearables são um passo para a concretização da Internet das Coisas (IoT) que se caracteriza como uma revolução tecnológica que mantém a constante conectividade entre diferentes tipos de dispositivos eletrônicos.
"Os dispositivos wearables são um passo para a concretização da Internet das Coisas (IoT)."
Há diversos setores que podem se aproveitar de seus benefícios, como a área da saúde, realizando o monitoramento e cuidado de pacientes ou até para ajudar pessoas que buscam uma vida mais saudável e fitness. No varejo, por exemplo, os wearables também podem ser úteis, ao passo que os clientes podem usá-los para tornar a compra em lojas físicas fáceis como as virtuais.
Os wearables representam a nova fase na era da mobilidade e podem ser um diferencial para aquelas empresas que aderirem seu uso no ambiente de trabalho. Eles podem melhorar a experiência dos clientes devido a possibilidade de acesso em tempo real a dados de consumidores e a realização de novas análises dos negócios.
Sua adoção ainda permite a utilização de informações de funcionários para identificar como seus comportamentos impactam a produtividade, rendimento e bem estar no trabalho. Com foco nessas informações, é possível otimizar o desempenho e a satisfação dos colaboradores.
"Sua adoção ainda permite a utilização de informações de funcionários para identificar como seus comportamentos impactam a produtividade, rendimento e bem estar no trabalho."
Como as empresas estão apostando em um modelo corporativo móvel, em que mantêm diversos de seus colaboradores de forma remota, necessitando de dispositivos e aplicativos móveis a todo momento, torna-se cada vez mais necessário carregar e utilizar seus dispositivos de forma rápida e fácil por longos períodos. Por isso, é necessário que a empresa consiga fornecer esses dispositivos.
Os wearables estão resolvendo este problema, pois podem oferecer soluções de software móveis que permitem aos funcionários utilizarem seus dispositivos sem a necessidade de estarem perto de uma tomada, por exemplo.
A tecnologia vestível não é nova, porém, a adoção efetiva de suas aplicações apenas está acontecendo recentemente pelas empresas em seus ambientes de trabalho. Por isso, ela ainda enfrenta alguns desafios.
Questões sobre segurança e privacidade dos usuários são os principais pontos de atenção, devido a grande quantidade de informações pessoais coletadas e armazenadas. Dessa forma, a prioridade das empresas está em conseguir oferecer transparência, realizar uma padronização para o tipo de dados que serão coletados e utilizados, e permitir que os usuários possam controlar sua privacidade.
No entanto, mesmo com esses obstáculos, espera-se que os dispositivos vestíveis sejam gradualmente adotados pelas corporações, especialmente por aquelas que trabalham com a prática de BYOD e apostam na alta mobilidade de seus colaboradores.
Escreva seu comentário