BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Hybrid Cloud: por que é a escolha inteligente para seu negócio?

Entenda como este modelo funciona e quais são as principais vantagens para as empresas.

 

A adoção da nuvem já é quase onipresente nas empresas atualmente. Ainda que a possibilidade de utilizar provedores públicos seja uma opção atraente por diminuir a necessidade de gerenciamento da infraestrutura, os CIOs ainda hesitam migrar dados importantes e algumas aplicações para esse modelo.

Além disso, as organizações têm percebido que um único tamanho de nuvem não é suficiente para todos os serviços e negócios. Enquanto algumas empresas priorizam a economia, ideal na Cloud pública, outras buscam uma maior customização, encontrada no modelo privado. Por isso, a estrutura híbrida tem sido a escolha preferida entre os gestores de TI.

Esse modelo possibilita mesclar o melhor das duas opções - parte dos recursos são fornecidos como serviço, por meio de uma nuvem privada e os outros por meio de provedores terceirizados na nuvem pública, em que o pagamento é baseado no uso. Os componentes públicos e privados operam de forma independente uns dos outros e a comunicação entre eles é realizada por meio de criptografia.

Assim, a empresa consegue aproveitar o provisionamento instantâneo dos recursos sob demanda do modelo público, sem se preocupar com altos custos iniciais e longos prazos para construir soluções locais. Além de contar com a nuvem privada para lidar com as cargas de trabalho fixas, deixando cargas não previstas para serem executadas na nuvem pública, entre outros benefícios.

 

Confira a seguir as quatro maiores vantagens da Hybrid Cloud para os negócios:

1 - Flexibilidade: equilibrar o uso da nuvem é o principal recurso desse modelo, assim é possível ter um ambiente de TI com maior escalabilidade, altamente disponível e seguro.

2 - Eficiência: a produtividade e a facilidade de iniciar novos projetos aumentam sem a necessidade de grandes investimentos iniciais em projetos.

3 - Segurança: a cloud híbrida permite que padrões rigorosos de segurança sejam estabelecidos ao mesmo tempo em que estão em servidores dedicados fora do local da empresa. Além de possibilitar que a TI controle o fluxo de processamento de aplicações para componentes privados.

4 - Integração: para as empresas que ainda utilizam parte de suas aplicações em ambientes tradicionais, com a nuvem híbrida, é possível realizar a integração entre os ambientes e a manutenção de rotinas vitais com serviços de alto desempenho.

A popularidade desse modelo fez sua implementação crescer rapidamente. A evolução dos ambientes híbridos por parte das corporações têm proporcionado o aumento da agilidade da infraestrutura, redução de custos e maior flexibilidade de serviços. Além disso, essa tecnologia mudou a forma de interação com clientes, tornando-os o foco central do negócio e ajudou o setor de TI a superar metas e enfrentar a competitividade do mercado.

Implementar esta combinação em uma corporação requer um planejamento prévio e a realização de pesquisas de fornecedores para encontrar as soluções ideais que atendam a todas as necessidades. A maneira como os serviços são utilizados depende das prioridades de cada negócio. Para definir as cargas de trabalho em cada modelo é importante levar em conta o orçamento disponível de TI, as redes utilizadas e as necessidades de conformidade da empresa. Além disso, é importante determinar o equilíbrio entre as funções em cada um dos modelos antes de iniciar a implementação.

 

Conheça o BlueSky

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)?

Sua revenda está familiarizada com o conceito de Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)? Entenda o que ele quer dizer. 

Como maximizar os benefícios da nuvem?

As empresas devem criar um plano estratégico para maximizar os benefícios da nuvem em seus negócios. 

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias!