Com uma visão geral de toda a empresa, fortes relações de TI e foco no valor, os CIOs podem expandir seus horizontes.
Muitas organizações estão passando por uma crise de confiança em suas funções de sistemas de informação (SI) e nos diretores de informações (CIOs) que os lideram. Os gerentes gerais estão cansados de ouvir que a Tecnologia da Informação (TI) pode criar vantagem competitiva e possibilitar a transformação dos negócios.
O que eles observam e experimentam são falhas de projeto de SI, uma campanha publicitária implacável sobre TI e custos crescentes de processamento de informações.
Os diretores executivos (CEOs) geralmente não sabem como avaliar o desempenho da função do SI e a contribuição do CIO. Consequentemente, receitas radicais de gerenciamento de SI, como terceirização e downsizing, estão sendo aplicadas e os CIOs estão sendo demitidos.
A gestão em TI
Em algumas empresas, dois padrões básicos se destacam. Primeiro, os CEOs parecem estar polarizados entre aqueles que veem a TI como um recurso estratégico e aqueles que a veem como um custo. Segundo, o papel e as ações do CIO são cruciais para garantir que a TI seja implantada para obter vantagem estratégica e que a função de SI forneça valor.
O CIO pode e deve agregar valor. Os CEOs acreditam que a TI permite maneiras novas e mais inteligentes de fazer negócios e que o CIO deve, portanto, ser ativamente incorporado à equipe de negócios. De fato, os CIOs são valorizados por suas capacidades de pensamento de negócios e gerenciamento de mudanças, tanto quanto pelo conhecimento de TI.
Agregando valor
Os gerentes de alto nível reconhecem a dificuldade de medir o desempenho do SI, mas não são tão obcecados pela questão. Eles estão conscientes de que pelo menos alguns aplicativos de TI têm sido fundamentais para conquistas de negócios importantes.
O valor agregado do CIO é se concentrar em identificar e apoiar os imperativos de negócios emergentes e ser capaz de julgar quando um aplicativo de TI deve ser lançado rapidamente.
Histórias de como as empresas ganharam vantagem competitiva com a TI têm sido importantes para estimular o interesse da administração. Uma preocupação recorrente dos últimos anos tem sido como conectar o investimento em TI à estratégia de negócios.
O CIO agrega valor ao construir relacionamentos com os principais executivos, garantindo que os requisitos de TI se tornem um componente integral da estratégia de negócios. O CIO também agrega valor construindo um histórico comprovado de entrega. Ele deve desenvolver um registro tão impressionante de entrega que o desempenho de SI caia fora da agenda de gerenciamento.
Parte do planejamento estratégico de SI envolve a identificação de aplicativos de TI que podem dar suporte a estratégias de negócios ou criar novas opções estratégicas e alocar recursos escassos de SI.
As organizações que vêem a TI como um passivo normalmente possuem portfólios de aplicativos que parecem cobrir a maior parte dos negócios. Por outro lado, as organizações que percebem a TI como um ativo muitas vezes têm esforços de TI focados.
Cada esforço enfrenta uma área de fraqueza nos negócios ou aproveita uma capacidade organizacional única. O valor agregado do CIO aqui é resistir à miríade de propostas de como a TI poderia ser usada para concentrar esforços nas áreas em que a TI deveria ser usada.
Visão estratégica
A atitude do CEO em relação à visão de TI pode influenciar a orientação estratégica da organização. Um CEO que promove a ideia de que a TI é um facilitador da transformação de negócios está apoiando os esforços de um CIO para direcionar o investimento em TI.
Os CIOs agregam valor ao trabalharem para alcançar uma visão compartilhada e desafiadora do papel da TI entre a equipe executiva, uma concepção comum da natureza (não das especificidades) da contribuição potencial da TI para o negócio.
Para alcançar o foco nos imperativos de negócios, os CIOs de sucesso investem consistentemente seu tempo pessoal em discussões que desenvolvem e testam sua visão do negócio.
Como o CIO pode agregar mais valor
Conheça o negócio em profundidade: para uma equipe de TI agregar valor, ela deve entender o negócio em profundidade. Se envolver mais com colegas de negócios e compartilhar experiências com a TI para que possam entender os problemas dos clientes é fundamental.
Obtenha insights sobre tendências: também é importante entender os avanços tecnológicos e como eles afetarão seus negócios. Para obter essas ideias, participe de conversas sobre tecnologias emergentes em vários setores. Isso permite desenvolver um senso de quão rapidamente a curva de adoção está mudando.
Entenda a arte do possível: é preciso construir uma equipe que entenda a arte do possível e faz as perguntas certas. Os CIOs e suas equipes devem pensar no que eles significam para seus aplicativos a longo prazo. Suas equipes de aplicativo e BI precisarão mudar sua mentalidade e funções para ativar essa transformação.
Um CIO que quer transformar sua empresa precisa ter ao seu lado uma equipe de TI que tenha uma visão ampla da tecnologia e de seus negócios. É muito importante que eles tenham a oportunidade de explorar novas habilidades e ideias.
Escreva seu comentário