Esse conceito permite a comunicação entre máquinas, impactando diretamente a forma como as corporações monitoram seus equipamentos.
Machine to Machine, ou em português Máquina a máquina (M2M) é o conceito que representa um padrão de comunicação entre máquinas e tem como objetivo conectar um dispositivo a um computador remoto, sem a necessidade de interações humanas.
Atualmente, as empresas estão passando pela Transformação Digital e a interação entre máquinas tem aumentado, assumindo um papel fundamental no funcionamento das organizações. Com isso, a automação no ambiente de trabalho passou a gerar maior economia e eficiência, liberando os colaboradores para realizarem atividades mais importantes para os negócios.
Nesse novo cenário, a implementação de tecnologias de monitoramento remoto e a integração entre máquinas por meio de sistemas conectados passaram a significar uma revolução no mercado. As empresas que estão começando a apostar nessa tecnologia já estão dando um passo para o futuro.
As raízes do Machine to Machine estão na indústria de manufatura, em que outras tecnologias de monitoramento remoto já ajudavam a gerenciar e controlar os dados dos equipamentos a distância.
O conceito telemetria antecede o M2M, esse método é utilizado para realizar a comunicação entre dois dispositivos. Por meio de um sensor, ele captura informações e transmite, via ondas de rádio, para um computador que registra e processa os dados. Dessa forma, é possível otimizar a performance das máquinas, realizando os ajustes necessários.
O Machine to Machine surge em um segundo momento com a evolução das redes de sensores sem fio, da internet e dos computadores. Agora, tornou-se possível ampliar o nível de comunicação entre os dispositivos.
Você já pensou como a automação no ambiente de trabalho pode ajudar a empresa de seus clientes a economizarem e a aumentarem a produtividade de suas equipes? Neste artigo, vamos mostrar justamente o que é o M2M e como as empresas podem utilizar dispositivos conectados para transformar seus negócios. Confira!
Como o conceito Machine to Machine funciona?
O M2M utiliza sensores remotos e independentes que realizam a coleta de dados das máquinas. Em seguida, as informações são enviadas de forma sem fio para uma rede, onde serão roteadas para um servidor da internet. Após isso, os dados são processados e analisados e, assim, podem ser utilizados pela empresa.
Há diversas aplicações M2M em funcionamento e muitas outras ainda serão descobertas no futuro. Esse conceito vem revolucionando a indústria, mas também já está sendo utilizado em diversos outros setores. No entanto, ele tem a versatilidade de ser usado de diversas formas para automatizar, otimizar e agilizar processos que envolvam a coleta de dados em qualquer empresa.
Por meio do M2M, é possível analisar e coletar dados sobre um fenômeno específico. A empresa pode, por exemplo, medir a eficiência de alguma etapa produtiva ou as condições de armazenamento em seu ambiente de trabalho.
Assim, por meio dos dados transmitidos para o servidor e utilizados por outro software dentro do sistema, a empresa é capaz de tomar as medidas necessárias para controlar e otimizar seus processos.
Portanto, ao contar com plataformas que utilizam o conceito Máquina a Máquina, as organizações passam a ter uma comunicação efetiva entre suas estações de trabalho, sem que haja a necessidade de interação humana.
Os benefícios proporcionados pelo M2M são evidentes, ele permite a diminuição de falhas na gestão empresarial, além de agilizar processos, reduzir custos e aumentar a segurança e controle dos produtos e serviços da empresa.
Veja a seguir as diversas vantagens que seus clientes podem ter ao contar com essa tecnologia:
Quais são as vantagens do M2M?
O Machine to Machine pode ser utilizado por empresas de diferentes setores de inúmeras formas. Seus principais benefícios são:
- Permite o monitoramento remoto de equipamentos, sistemas, dispositivos e outros ativos;
- Possibilita o aumento da lucratividade da empresa ao proporcionar informações mais assertivas para as tomadas de decisões;
- Capacita as equipes a detectarem, com maior rapidez, os possíveis problemas em seus dispositivos e máquinas;
- Reduz os gastos relacionados ao tempo em que as máquinas ficam inativas por causa de contratempos.
Como você pode perceber, o Machine to Machine pode proporcionar grandes benefícios para as empresas. Ainda que sua aplicação esteja no início, seu futuro é promissor. A modernização da redes para a transmissão de dados tem tornado, cada vez mais, possível sua utilização de forma flexível. Dessa forma, as empresas poderão apostar nessa tecnologia em praticamente qualquer tipo de aplicação.
Escreva seu comentário