Entenda como esse conceito é fundamental para as organizações que querem estar à frente da concorrência e conquistar melhores resultados nos negócios.
Conhecer melhor a concorrência, as necessidades dos clientes, os problemas internos, as oportunidades e tendências do mercado, enfim, são inúmeras as possibilidades que as empresas possuem atualmente graças às análises de Big Data.
Diante de uma sociedade que gera milhares de dados a cada minuto e os disponibiliza em redes sociais e diversos outros sites na internet, as organizações estão repletas de informações que podem ser transformadas em insights relevantes para os negócios.
É nesse contexto que surge a inteligência de mercado, um conceito capaz de extrair oportunidades a partir de dados brutos que podem auxiliar as corporações a se anteciparem a riscos e tendências e, assim, tomarem melhores decisões.
Você já conhece esse conceito? Confira a seguir o significado de Inteligência de Mercado e descubra como pode ajudar sua empresa. Boa leitura!
O que é inteligência de mercado?
Inteligência de mercado é o processo de transformar dados brutos em informações relevantes. Em outras palavras, podemos dizer que é uma estratégia baseada na coleta de dados para a obtenção de insights.
Ela envolve uma série de atividades, como a coleta, organização, análise e transformação dos dados utilizados, por isso, podemos dizer que a inteligência de mercado consistem em um processo contínuo, que deve ser realizado constantemente pelas empresas.
Por meio dela, as organizações conseguem fazer previsões, aumentar suas vendas e gerar vantagem competitiva em relação aos concorrentes, pois é capaz de tomar melhores decisões estratégicas com base em dados reais.
Essa área de estudo engloba todo o ambiente de negócios no qual a empresa se encaixa, observando tudo o que possa impactar a performance da organização no mercado.
Desse modo, ao adotar a inteligência de mercado, as empresas podem contar sempre com informações úteis no dia a dia dos negócios. Por meio desse processo, é possível:
- Saber qual a opinião dos consumidores sobre os produtos/serviços oferecidos;
- Avaliar se os preços dos produtos estão condizentes com o mercado;
- Identificar os diferenciais e pontos fracos dos produtos e serviços;
- Entender a visão dos clientes sobre a marca;
- Conhecer mais a fundo as necessidades e desejos dos clientes atuais e potenciais;
- Acompanhar a concorrência;
- Entender o segmento de mercado que está inserido, os seus problemas, tendências, influenciadores, entre outros.
Para que seja possível proporcionar todos esses benefícios, a inteligência de mercado utiliza diferentes táticas, como o benchmarking, análises SWOT, monitoramento de mídias sociais e, principalmente, a análise de Big Data.
Como a inteligência de mercado pode ajudar as empresas?
Contar com esse tipo de processo permite que as empresas tomem melhores decisões, o que impacta diretamente em diferentes pontos de seus negócios. Graças a isso, é possível:
Agir rapidamente: por meio das previsões da inteligência de mercado, a organização consegue antecipar a movimentação do mercado, entendendo como as mudanças irão impactar seus negócios. Assim, ela pode se preparar e elaborar novas estratégias para se ajustar à nova realidade rapidamente.
Aprender com os erros dos concorrentes: as análises da concorrência permitem que as organizações evitem falhas já cometidas por terceiros. É possível conhecer a história de outros empreendimentos com o mesmo perfil para identificar bons exemplos, descobrir quais estratégias funcionam, entre outras informações úteis para evitar contratempos.
Se destacar no mercado: as previsões desse processo auxiliam as organizações a serem pioneiras na adoção de tendências do mercado. Assim, elas conseguem sair na frente da concorrência e se diferenciar.
Identificar oportunidades: enquanto muitas empresas ainda estão se adaptando à transformação digital e às novas tecnologias, aqueles empreendimentos que apostam na inteligência de mercado conseguem identificar os pontos que podem ser melhor explorados para gerar novas oportunidades facilmente.
Inovar constantemente: em uma sociedade cada vez mais digital é fundamental investir constantemente em inovações para não se tornar obsoleto. A inteligência de mercado permite conhecer tendências, novas tecnologias e o que está surgindo de novo. Desse modo, as empresas conseguem inovar de forma ágil e constante.
Com o avanço da tecnologia e o aumento constante do volume de dados gerados, é fundamental que as empresas invistam em tecnologias como a inteligência de mercado para conseguir lidar com esses enormes fluxos. Apenas assim será possível extrair informações realmente relevantes para atingir melhores resultados nos negócios.
Escreva seu comentário