Com a pandemia de coronavírus mudando o dia a dia de todos, o home office se transformou em uma realidade. Mas com o novo cenário do teletrabalho, levantou-se a dúvida sobre a produtividade dos funcionários em casa.Sem supervisão e em um ambiente diferente, e muitas vezes cheio de distrações, a força de trabalho pode produzir tanto em domicílio quanto dentro de um ambiente formal de trabalho? Hoje, com mais de um ano de pandemia, a resposta parece ser positiva.
Segundo estudo feito pela empresa Workana, 84,2% dos gestores de empresas entrevistados apostam na continuidade do trabalho remoto mesmo no pós-pandemia, visto que o modelo tem dado certo.
Nesse panorama, os funcionários também estão felizes. De acordo com pesquisa da Unentel, o home office agradou 81,3% dos profissionais entrevistados, embora a maioria dos pesquisados tenha preferência por aderir ao modelo híbrido, um montante que soma cerca de 60,8% dos funcionários.
Dito isso, é muito importante garantir que o home office aconteça de maneira positiva e que, conforme o modelo híbrido de trabalho se estabeleça, a transição seja tranquila e não traga impactos negativos.
Mas como ter um home office do seu jeito e que faça sentido para as suas atividades remotas e em modelo híbrido? Temos algumas dicas!
5 dicas para ter um home office com a sua cara
1 - Faça uso de uma estrutura adequada para trabalhar
Primeiro de tudo, para realizar um bom trabalho no home office é necessário ter um ambiente que seja producente para você. Um cômodo iluminado, com boa infraestrutura e com conexão de internet de qualidade é um ótimo ponto de partida. Para evitar problemas de postura também é interessante fazer uso de uma cadeira adequada. Com tudo isto à disposição, você está apto a montar um bom local de trabalho para a realização do seu trabalho em home office.
2 - Tenha bons equipamentos
Depois de assegurar que você tem um ambiente adequado para trabalhar, um segundo passo é ter à disposição bons equipamentos para executar as suas atividades no home office. Além de um computador que desempenhe bem as tarefas do seu cotidiano, webcam, fone de ouvido e suporte para notebook são três itens que fazem bastante diferença no dia a dia.
Também é preciso buscar softwares para atender as suas necessidades e tornar o trabalho mais fluído. Quando o assunto é videoconferências, há softwares que oferecem soluções seguras para compartilhamento de documentos e condução de conversas em vídeo. Além disso, também podem oferecer muitas funções inovadoras, como transcrições automáticas de tudo o que é falado na call e também ferramentas de remoção de ruído, entre outros.
3 - Organize-se com sua equipe
Um ponto chave para o sucesso no trabalho remoto é a comunicação clara e constante com o resto do seu time. Uma vez que a possibilidade de se encontrar e resolver questões pessoalmente não existe na modalidade home office, é preciso garantir que os contatos sejam diretos e produtivos.
Fazer uso de comunicação assíncrona, isto é, na qual as mensagens não são respondidas imediatamente, é um tipo de troca que funciona bastante no home office, uma vez que as pessoas têm liberdade para se organizar e responder no seu próprio tempo, sem prejudicar o ritmo de trabalho. Ficar de olho nos prazos e ter uma relação próxima com a equipe também impede que problemas desnecessários ocorram.
4 - Mantenha o foco
Ao trabalhar em regime home office, é muito comum ter distrações de todos os tipos: sejam os vizinhos fazendo barulhos, obras na rua, ou até companheiros, filhos e animais de estimação invadindo o espaço de trabalho e competindo por sua atenção.
Antes de se desesperar, precisamos entender que oscilar o ritmo produtivo dentro de casa é comum, ainda mais para aqueles que estão muito acostumados com o ambiente corporativo.
Mas existem atitudes que podem ser tomadas: manter o ambiente de trabalho organizado, ter uma agenda com as tarefas anotadas e fazer uso de técnicas de produtividade são algumas das iniciativas que podem ser utilizadas para que você consiga desempenhar suas atividades com qualidade e sem perder o foco.
5 - Cuide da sua saúde mental
Por fim, ao trabalhar em casa é muito comum que os limites de horários fiquem mais difusos, e que as pessoas se excedam na carga horária. Porém, é muito importante se manter alerta para que estas situações não interfiram na sua relação saudável com o trabalho.
Muitas pessoas também relatam a sensação de não estar dando conta do volume de trabalho, o que leva a impressão de que elas não estão sendo produtivas o suficiente. Tudo isso aliado a uma não adaptação ao modelo híbrido ou remoto pode causar uma pressão excessiva, o que pode levar até ao burn out.
Assim, é essencial criar inteligência emocional para lidar com essas situações e não ser vítima de problemas físicos e emocionais em decorrência de questões psicológicas. O autoconhecimento é uma habilidade muito importante para que você consiga lidar com emoções negativas e entender suas limitações e possibilidades para encarar a rotina de trabalho.
Escreva seu comentário