Aumentar a visibilidade da infraestrutura de TI é uma das soluções possíveis com a automatização.
Mesmo que o ambiente de TI esteja extremamente organizado, com aplicativos e serviços funcionando bem, com todos os usuários sendo atendidos em suas demandas, sempre haverá mudanças nas cargas de trabalhos e necessidades de uma empresa.
No momento em que uma companhia começa a crescer, por exemplo, novos usuários chegam, juntamente com novas necessidades e imposições, são necessárias novas configurações e aumento de infraestrutura tecnológica para continuar o atendimento.
Muitas vezes, porém, o gestor de TI perde muito tempo reagindo a problemas e não consegue um momento para pensar estrategicamente em como a rede pode ser melhorada, provisionada, suas necessidades futuras e como poderá ser estratégica para colaborar com as metas da empresa.
Para ajudar com essas tarefas diárias, existem no mercado soluções de plataforma de virtualização com gerenciamento contínuo agregado, que auxilia na busca pelo máximo desempenho, disponibilidade, utilização da infraestrutura e dos aplicativos a partir da automatização do gerenciamento, fazendo com que o trabalho na manutenção do Data Center seja simplificado.
Essas plataformas oferecem técnicas de análise preditiva, que avaliam e correlacionam dados, realizam o monitoramento de aplicativos a armazenamento, identificando possíveis problemas para que o gestor não perca tempo com emergências constantes, mas sim, eliminando possíveis erros que poderão afetar o sistema no futuro.
Além disso, automatiza com segurança o gerenciamento da infraestrutura com correções guiadas e ações personalizáveis oferecendo o controle para as mãos do operador de rede, otimiza os serviços de rede para o ambiente virtual e simplifica a administração e o gerenciamento, assim como maximiza o tempo de atividade do sistema em toda sua infraestrutura em Nuvem com a redução do tempo de inatividade não planejado e a eliminação do tempo de inatividade planejado para manutenção de servidor e armazenamento.
Os sistemas de gerenciamento automatizados contam também com ferramentas de aprendizagem, que se adaptam ao que é normal, comum no ambiente de rede, diminuindo alertas falsos. Além disso, otimizam o uso dos recursos ao balancear cargas de trabalho automaticamente, orientam correções e têm políticas e fluxos de trabalhos personalizáveis.
Esses sistemas também apresentam configurações e templates pré-definidos que ajudam a impor padrões e garantir conformidade para que o gestor não precise controlar tudo manualmente. Estas plataformas são como ter ao lado um especialista focado em gestão de redes organizando dados e disponibilizando informações que colaboram para que toda a infraestrutura e os aplicativos sejam vistos de forma ampla em um só lugar, porém, de forma manual e com menor custo do que ter um novo funcionário na empresa.
Caso de sucesso
Com sede em Gainesville, Geórgia, a Mansfield Oil fornece combustível e energia para mais de 3.700 clientes comerciais, 440 distritos escolares, 770 municípios e 590 cidades em todo os Estados Unidos e Canadá. A empresa apoia todos os níveis do abastecimento de energia e processo de gestão.
A Mansfield Oil tem 99% do seu ambiente virtualizado, incluindo suportes para o ambiente da empresa, como um planejamento de recursos empresariais personalizado, bancos de dados e servidores Web. No entanto, após a virtualização da infraestrutura, sua equipe de TI descobriu que lhe faltava crítica visibilidade sobre a capacidade do sistema e utilização, o que levou a um ineficiente problema, pois não sabiam o estado do ambiente e deixaram de ser proativos com relação à tecnologia da rede.
Foi decidido então a contratação de uma plataforma de gerenciamento automatizado com gestão de operações unificada. A solução forneceu controle sobre o desempenho, capacidade e configuração, com análises preditivas que orientaram as respostas proativas com alertas inteligentes integrados à politica de atuação da empresa. A equipe acoplou análises de monitoramento e desempenho da saúde da rede em tempo real e foi ampliada a visibilidade de toda sua infraestrutura tecnológica, resolvendo a questão.
A empresa agora é capaz de corrigir problemas de TI de forma rápida, antes que se formem problemas, identificando recursos subutilizados e recuperando-os como necessário. Além disso, consegue prever com precisão a necessidade de adicionais em recursos de TI.
Este caso, entre muitos outros, comprova que nos atuais tempos de hiperconectividade, ganha mais quem tem mais conhecimento. Em TI, a empresa que mais se beneficia com a tecnologia é a que tem a capacidade de transformar dados em resultados de desempenho.
Escreva seu comentário