Descubra como a implementação de soluções tecnológicas pode otimizar os processos de produção e qualidade dos produtos das empresas desse setor.
O mercado nunca foi tão competitivo quanto atualmente, em que os consumidores exigem das empresas um atendimento cada vez mais personalizado e ágil. Para sobreviver nesse cenário, as corporações precisam se preparar para enfrentar os novos obstáculos na rotina de trabalho e sempre buscar otimizar sua produtividade.
A transformação digital mudou a forma como clientes, empresas e fornecedores se relacionam, fazendo com que a TI deixasse de ser um diferencial para se tornar uma necessidade para o sucesso dos negócios.
Ao ocupar um papel de destaque cada vez maior nas empresas, a TI passou a atuar diretamente na geração de valores para os negócios. Para isso, os gestores de TI devem estar envolvidos nas estratégias e tomadas de decisões corporativas, entendendo as metas e objetivos da corporação.
Empresas de todos os setores já utilizam ferramentas de TI para otimizar e modernizar processos. Para a vertical de Manufatura elas são essenciais, visto que a quantidade de processos de produção é enorme, sendo necessário investir na automatização para aumentar a produtividade dos colaboradores e, assim, a competitividade dos negócios.
Os processo de produção de Manufaturas precisam seguir diversas exigências do mercado e padrões de qualidade, tudo isso dentro de prazos e orçamentos apertados. Devido a isso, a necessidade de buscar por soluções tecnológicas que sejam capazes de atender às especificidades de cada fábrica aumentou.
O uso de softwares e o auxílio de uma equipe de TI podem trazer grandes melhorias para o setor, facilitando o controle da gestão de toda produção.
A TI pode auxiliar os colaboradores em todos os processos com as ferramentas certas, otimizando todos os procedimentos e a cadeia produtiva, além de melhorar a comunicação interna entre todos os funcionários e modernizar o monitoramento do ambiente, o que facilita a identificação das falhas ou gargalos operacionais que podem atrapalhar o desempenho das equipes.
Os impactos na Manufatura
A transformação digital tem possibilitado que as empresas realizem a transição para a Indústria 4.0, que representa a inovação tecnológica aplicada aos processos de produção para que eles sejam mais eficientes, autônomos e personalizados.
Para tornar a Indústria 4.0 possível, é necessário que as Manufaturas adotem uma série de soluções tecnológicas e dispositivos inteligentes interconectados ao longo de toda a cadeia de produção e logística. Esse processo visa gerar ambientes de Manufatura totalmente flexíveis e autoajustáveis às demandas crescentes de produtos cada vez mais customizados.
Assim, é possível formar um sistema de produção físico-cibernético, com intensa digitalização de dados e integração direta entre sistemas, máquinas, produtos e pessoas.
Essa nova realidade vem trazendo diversas vantagens para a Manufatura, como ganhos em escala, maior facilidade de desenvolvimento de produtos e serviços, redução de custos, entre outros benefícios.
A adoção de soluções inteligentes e a otimização das cadeias de recursos podem melhorar a eficiência de todos os serviços. Confira os principais impactos causados na Indústria de Manufatura:
- Melhoria na integração de processos ao utilizar sistemas inteligentes;
- Maior eficiência operacional na produção de produtos e logísticas, entre outros;
- Captação e análises mais ágeis de dados internos e externos, o que permite que as empresas consigam prever padrões de comportamentos de seus consumidores;
- Melhor aproveitamento de recursos e ferramentas;
- Redução de gastos e desperdícios de recursos;
- Rapidez nas respostas às novas demandas do mercado;
- Redução de riscos para os funcionários, já que é possível programar as manutenções e melhorias na qualidade dos equipamentos;
- Maior satisfação dos clientes;
- Reforço da segurança, facilitando a identificação de gargalos e imprevistos.
A transição para essa nova realidade inteligente e automatizada não irá ocorrer de forma repentina, mas sim gradualmente e exige que empresas façam diversas adaptações. Aquelas que já iniciaram a modernização de seus processos poderão se focar em maximizar seus resultados e estar à frente de seus concorrentes no mercado.
Escreva seu comentário