BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Dia do Consumo Consciente (15/10) e Dia Internacional da Erradicação da Pobreza (17/10)

 

No dia 15 de outubro, foi celebrado o Dia do Consumo Consciente, uma data que nos convida a repensar nossa relação com o consumo, buscando alternativas mais sustentáveis e responsáveis. 

Ao adotar práticas conscientes, podemos contribuir significativamente para a preservação do planeta e a promoção de um estilo de vida mais equitativo. 

Dois dias depois, em 17 de outubro, foi comemorado o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza, uma data de extrema importância que nos lembra da urgência em enfrentar a desigualdade social e promover a inclusão de todos os membros da sociedade. A erradicação da pobreza é a primeira ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que demanda esforços coordenados em níveis local, nacional e internacional. Essa data nos motiva a refletir sobre as políticas e ações necessárias para criar um mundo onde todos tenham acesso a condições de vida dignas e oportunidades de desenvolvimento. Veja novamente neste link o post sobre as 17 ODS.  

Esses dois dias, embora distintos em suas temáticas, estão intrinsecamente conectados. O consumo consciente desempenha um papel crucial na redução das disparidades socioeconômicas, ao passo que a erradicação da pobreza depende, em grande parte, da promoção de práticas de consumo mais responsáveis. Juntos, podemos transformar nossa sociedade em direção a um futuro mais justo e sustentável.

Separamos abaixo algumas ideias de ações para te inspirar nestas duas datas:

1. Refletir sobre o próprio consumo: Tire um momento para avaliar seus padrões de consumo. Pergunte-se se há áreas em que você poderia ser mais consciente, evitando todo e qualquer desperdício. Relembre aqui algumas dicas que já demos.  

2. Optar por produtos sustentáveis: Já muito falado nas sementes do conhecimento passadas, mas é sempre importante reforçar, escolha produtos feitos com materiais reciclados, orgânicos ou que tenham certificações de sustentabilidade.

3. Desenvolver uma lista de compras consciente: Antes de fazer compras, faça uma lista de itens que realmente precisa. Evite compras impulsivas e excessos. 

4. Apoiar negócios locais e artesanais: Valorize a produção local e artesanal. Isso fortalece a economia local, além de ser uma boa prática sustentável.

5. Reparar, reutilizar e reciclar: Antes de descartar algo, considere se pode ser consertado, reutilizado ou reciclado. Relembre aqui o post dos 7Rs que já fizemos. 😉

6. Doações para organizações de combate à pobreza: Contribua com doações monetárias ou de alimentos e/ou vestuários para organizações locais que trabalham na erradicação da pobreza.

7. Participar de ações de voluntariado: Dedique parte do seu tempo para trabalhar como voluntário em projetos que auxiliam comunidades em situação de vulnerabilidade.

8. Conectar-se com a comunidade: Esteja presente e envolva-se com as necessidades da sua comunidade local, buscando maneiras de colaborar para melhorar a qualidade de vida dos menos privilegiados.

No Brasil temos a UNICEF Brasil (https://help.unicef.org/) que cuida de situações emergentes para erradicação da pobreza e cuidado com nossas crianças em situação de fome, desnutrição, analfabetismo e qualquer outra situação de risco/vulnerabilidade.  

Uma doação de apenas R$ 30,00 equivale a 20 sachês de alimento terapêutico para crianças que sofrem de desnutrição severa.

Caso conheça alguma outra instituição, fique à vontade para compartilhar conosco nos comentários.😊 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que acontece quando descartamos nosso lixo eletrônico de forma errada e ele vai parar no mar?

Nossa Analyst, Purchasing TD SYNNEX e embaixadora do Green Team Brasil, Daniele Fernandes Trugillo, entrevistou a bióloga Thairine Moreno sobre o impacto ambiental do descarte incorreto de lixo eletrônico, principalmente para os mares.

Como a tecnologia contribui para o consumo consciente

Você sabia que hoje, dia 26/9, é considerado o Dia Mundial da Consciência Ambiental?  

O que é a camada de ozônio e como ela é prejudicada?

O próximo dia 16 de setembro é o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio. A data foi criada em 1994 e tem como objetivo de conscientizar a população.