BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Dia do Consumo Consciente (15/10) e Dia Internacional da Erradicação da Pobreza (17/10)

 

No dia 15 de outubro, foi celebrado o Dia do Consumo Consciente, uma data que nos convida a repensar nossa relação com o consumo, buscando alternativas mais sustentáveis e responsáveis. 

Ao adotar práticas conscientes, podemos contribuir significativamente para a preservação do planeta e a promoção de um estilo de vida mais equitativo. 

Dois dias depois, em 17 de outubro, foi comemorado o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza, uma data de extrema importância que nos lembra da urgência em enfrentar a desigualdade social e promover a inclusão de todos os membros da sociedade. A erradicação da pobreza é a primeira ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que demanda esforços coordenados em níveis local, nacional e internacional. Essa data nos motiva a refletir sobre as políticas e ações necessárias para criar um mundo onde todos tenham acesso a condições de vida dignas e oportunidades de desenvolvimento. Veja novamente neste link o post sobre as 17 ODS.  

Esses dois dias, embora distintos em suas temáticas, estão intrinsecamente conectados. O consumo consciente desempenha um papel crucial na redução das disparidades socioeconômicas, ao passo que a erradicação da pobreza depende, em grande parte, da promoção de práticas de consumo mais responsáveis. Juntos, podemos transformar nossa sociedade em direção a um futuro mais justo e sustentável.

Separamos abaixo algumas ideias de ações para te inspirar nestas duas datas:

1. Refletir sobre o próprio consumo: Tire um momento para avaliar seus padrões de consumo. Pergunte-se se há áreas em que você poderia ser mais consciente, evitando todo e qualquer desperdício. Relembre aqui algumas dicas que já demos.  

2. Optar por produtos sustentáveis: Já muito falado nas sementes do conhecimento passadas, mas é sempre importante reforçar, escolha produtos feitos com materiais reciclados, orgânicos ou que tenham certificações de sustentabilidade.

3. Desenvolver uma lista de compras consciente: Antes de fazer compras, faça uma lista de itens que realmente precisa. Evite compras impulsivas e excessos. 

4. Apoiar negócios locais e artesanais: Valorize a produção local e artesanal. Isso fortalece a economia local, além de ser uma boa prática sustentável.

5. Reparar, reutilizar e reciclar: Antes de descartar algo, considere se pode ser consertado, reutilizado ou reciclado. Relembre aqui o post dos 7Rs que já fizemos. 😉

6. Doações para organizações de combate à pobreza: Contribua com doações monetárias ou de alimentos e/ou vestuários para organizações locais que trabalham na erradicação da pobreza.

7. Participar de ações de voluntariado: Dedique parte do seu tempo para trabalhar como voluntário em projetos que auxiliam comunidades em situação de vulnerabilidade.

8. Conectar-se com a comunidade: Esteja presente e envolva-se com as necessidades da sua comunidade local, buscando maneiras de colaborar para melhorar a qualidade de vida dos menos privilegiados.

No Brasil temos a UNICEF Brasil (https://help.unicef.org/) que cuida de situações emergentes para erradicação da pobreza e cuidado com nossas crianças em situação de fome, desnutrição, analfabetismo e qualquer outra situação de risco/vulnerabilidade.  

Uma doação de apenas R$ 30,00 equivale a 20 sachês de alimento terapêutico para crianças que sofrem de desnutrição severa.

Caso conheça alguma outra instituição, fique à vontade para compartilhar conosco nos comentários.😊 

Ransomware - como proteger seus clientes
RANSOMWARE: COMO PROTEGER A EMPRESA DE SEUS CLIENTES

Escreva seu comentário

Posts relacionados

5 estratégias para sua revenda de TI crescer em períodos de alta demanda

Listamos as principais oportunidades para as revendas de TI que desejam aproveitar os períodos promocionais de forma estratégica. Leia o artigo completo! 

 

6 competências estratégicas em AI corporativa para 2026

2026 está próximo e você, como profissional de TI, precisa saber quais competências serão exigidas nos próximos meses. Saiba mais detalhes.  

 

Por que você deveria aprender mais sobre Context Engineering?

Listamos o que você precisa saber sobre context engineering. Acompanhe o conteúdo completo e evolua sua carreira na área de TI.