Garantir a produtividade da equipe, reduzir erros e proporcionar melhorias contínuas. Saiba como automatizar processos pode ser fundamental para lidar com o momento atual.
A tarefa das equipes de TI de criar rotinas de trabalho mais ágeis e com menos erros tem se tornado ainda mais difícil com o rápido crescimento do trabalho remoto adotado pelas empresas devido a pandemia do COVID-19.
Tem sido necessário agir rapidamente para reinventar os modelos de negócios e recuperar a receita diante desse cenário de incertezas. Uma grande aliada para enfrentar esse desafio tem sido a tecnologia, que tem ajudado as empresas a reavaliar e otimizar suas infraestruturas e processos.
No entanto, para manter a boa qualidade no atendimento e garantir a continuidade dos negócios, passou a ser fundamental investir em inovação e automação para que seja possível fazer mais com menos tempo e recursos.
Sabemos que a automação de TI não é uma novidade para muitas empresas, mas surge como uma peça-chave para enfrentar a crise atual. Ela contribui para que as empresas consigam ter maior estabilidade nos negócios ao reduzir ou eliminar processos manuais que podem retardar a prestação de serviços, introduzir erros nos sistemas e aumentar custos.
Devido a isso, a ideia de automatizar todos os tipos de processos tomou um senso de urgência entre as empresas do mercado. Você sabe como a automação pode ajudar seus clientes a enfrentarem essa crise? Acompanhe o conteúdo a seguir e descubra!
Como a automação pode ajudar as empresas a enfrentarem a crise?
Para enfrentar a crise do novo coronavírus, muitas empresas estão impulsionando a Transformação Digital em seus empreendimentos. Esse processo ainda acontecia em passos muito lentos, o que tem escancarado a carência tecnológica de muitos setores nesse momento.
Uma grande aliada das empresas para “acelerar” a Transformação Digital e conquistar resultados rápidos nesse momento tem sido a automação. Ela tem tornado os benefícios da tecnologia possíveis sem sobrecarregar a TI, o que tem possibilitado uma produção mais planejada e resultados crescentes.
Devido a isso, muitas organizações estão acelerando a adoção de aplicações como a RPA (Robotic Process Automation), que é uma tecnologia que permite que robôs realizem tarefas humanas repetidas de forma dinâmica e automatizada. Ela é capaz de imitar exatamente as ações humanas por meio de programação, agindo como se fossem usuários verdadeiros do sistema.
A automação cria rotinas ágeis e ajuda a reduzir a incidência de erros e melhorar os índices de qualidade. Desse modo, as rotinas se tornam mais otimizadas e exigem menos da infraestrutura e equipe de TI, que pode se focar em tarefas mais estratégicas para os negócios.
Graças às suas funcionalidades, a automação tem um papel fundamental durante a pandemia do coronavírus. Tornou-se força motriz de setores essenciais, contribuindo com instituições de saúde, ensino, pesquisa e outros. Ela tem potencializando a capacidade de processamento, escalabilidade e armazenamento em Cloud Computing, além de contribuir com a manutenção de plataformas de videoconferências e streaming.
No entanto, além de contribuir como base dos setores essenciais, ela pode contribuir com empresas de todos os setores a se manterem de pé diante do COVID-19.
De formas simples, as empresas podem introduzir a automação em sua rotina e garantir que seus serviços sejam realizados mesmo em um momento de isolamento e aumento do trabalho remoto.
Confira a seguir como ela pode contribuir nesse momento:
Manutenção da produtividade
Muitas empresas ao tentarem se adaptar ao trabalho remoto tiveram uma considerável queda na produtividade de suas equipes. No entanto, ao automatizar processos, é possível contornar esse problema.
Você pode automatizar tarefas que antes eram realizadas manualmente e gastavam muito tempo dos funcionários para serem executadas. Desse modo, as pessoas podem se focar na manutenção da continuidade dos negócios.
Redução de gastos e desperdícios
Nesse momento, é fundamental que as empresas consigam reduzir gastos e eliminar desperdícios. Por meio da automação, é possível realizar análises minuciosas sobre a capacidade de produção para identificar falhas, atrasos e outros pontos que precisam ser alterados.
Além disso, ferramentas de automação ajudam as empresas a gerenciar processos internos de forma remota. É possível utilizar métricas para administrar recursos de hardware, software, além de simplificar a elaboração de relatórios e reduzir sobrecargas de trabalhos, o que reduz custos com a mão de obra.
Melhorias na segurança da informação
Alguns processos são cruciais para o bom funcionamento da empresa, como por exemplo, a realização de backups. Caso, eles não sejam realizados e um ciberataque sequestre os dados corporativos, as consequência para os negócios podem ser fatais.
Diante do trabalho remoto e o aumento das tentativas de ataque dos cibercriminosos, garantir a proteção da informação tornou-se uma tarefa ainda mais difícil. Por isso, a automação pode solucionar a questão.
Ao realizar a automação, a TI pode contar com a execução das tarefas sem erro, além de ter à disposição sistemas de gestão para realizar um monitoramento remoto.
Ao automatizar processos, as empresas podem contar com maior desempenho de seus sistemas e redução de erros, o que é capaz de beneficiar os negócios como um todo. Por esse motivo, a automação deve ser utilizada de forma estratégica nesse momento. Ela é capaz de tornar os negócios mais competitivos e preparados para o futuro pós-pandemia.
Escreva seu comentário