Líderes da indústria da mídia e entretenimento podem ajudar com a resposta: Disney e BBC usam a Nuvem.
Hoje em dia, existem muitas opções de ferramentas que auxiliam a transferência de arquivos grandes, maiores que um e-mail, por exemplo, pode suportar. Serviços online e gratuitos, que não exigem instalação ou criação de uma conta são fácies de serem encontrados na Internet e fáceis de usar. É o caso, por exemplo, do Wetransfer e outras plataformas que utilizam o mesmo sistema.
Mas quando o problema é a quantidade de dados? Quando é necessário transferir vários arquivos ao mesmo tempo? A resposta vem direto da forma como a Disney e a BBC transferem seus arquivos enormes de cinema e televisão dentro da indústria de mídia e entretenimento. Elas os transferem através de SaaS – Software as a Service – e PaaS – Plataforma as a Service -, que trouxeram grandes soluções de transferência de arquivos para o mundo.
O PaaS é uma das estruturas da Nuvem em que são desenvolvidas plataformas e recursos necessários para o armazenamento, organização do banco de dados, escalabilidade, suporte de segurança, sistemas operacionais ou novas linguagens de programação. Já a camada SaaS, aloja as aplicações que serão utilizadas pelo usuário final. Funciona como um modelo de distribuição de software no qual aplicações são hospedadas por um provedor de serviços e disponibilizadas através da Internet, não sendo necessária a instalação desses aplicativos diretamente em máquinas físicas. Além disso, o SaaS possibilita que o colaborador da empresa acesse informações do servidor corporativo de forma remota, desde que esteja conectado à Internet.
Essas camadas da Computação em Nuvem oferecem suprimentos virtualmente ilimitados, flexívies de potência, bem como de redes e armazenamento, dando às empresas o acesso rápido a recursos de grandes análises de dados. Especialmente por pagar somente o espaço que vai utilizar, as empresas tem controle sobre o investimento que precisa ser feito e não precisam possuir e gerir uma infraestrutura paralela.
De acordo com uma pesquisa do IDC, o SaaS é a maior categoria de serviço de TI de Nuvem Pública e permanecerá nesse posto pelo menos até 2017, alcançando 57,9% do mercado.
Formas antigas ainda funcionam - como mover arquivos através da Internet utilizando FTP e HTTP - e ainda são muito utilizados para a transferência de dados, mas são altamente ineficientes quando se trata de mover arquivos grandes em alta latência, em redes de banda larga. Vídeos em movimento, por exemplo, exigem uma tecnologia de transferência mais avançada do que FTP ou HTTP, uma vez que cada minuto de vídeo HD gravado em 50Mbps representa quase metade de um gigabyte de dados.
Outra vantagem competitiva da Nuvem é a possibilidade de compartilhar dados em tempo real, não precisando enviar um link para download e esperar que esse material seja baixado. Empresas que conseguem mover dados para análise o mais rápido possível, reduzem os custos de armazenamento e gerenciamento, podendo ver resultados mais rápidos e um maior retorno sobre seus investimentos.
Escreva seu comentário