BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como otimizar o desempenho e a visibilidade da rede corporativa?

Os ambientes estão cada vez mais híbridos e complexos, por isso, a TI precisa contar com uma solução SD-WAN e uma estratégia de visibilidade holística para garantir a segurança e desempenho de sua rede. 

 

As redes corporativas estão cada vez mais complexas. As empresas precisam lidar com novas demandas tecnológicas vindas da Nuvem, sem contar as centenas de dispositivos de seus colaboradores conectados à internet e acessando os dados corporativos. 

Quem atua com TI sabe que uma rede tradicional já está ultrapassada e não dá conta de suportar o aumento no tráfego de rede e as demandas atuais de soluções SaaS adotadas. 

Afinal, esse aumento de tráfego pode acarretar em maior complexidade no gerenciamento, imprevisibilidade no desempenho das aplicações, vulnerabilidades aos dados e dificuldade na visibilidade. 

Por isso, para lidar com esse novo cenário tecnológico nas empresas, é necessário utilizar a SD-WAN e adotar uma estratégia de visibilidade de rede holística. 

Você já conhece essa estratégia? Acompanhe o conteúdo a seguir e aprenda a garantir o desempenho e visibilidade de sua rede corporativa. Boa leitura!  

Qual a importância da visibilidade da rede corporativa? 

A rede corporativa passou por diversas adaptações nos últimos anos com a proliferação de dispositivos IoT, computação em Nuvem, criptografia, novos processos DevOps, entre outras tecnologias 

Para lidar com essa nova realidade, foi necessário criar uma “nova rede” capaz, a SD-WAN. Ao contrário da WAN tradicional, ela é capaz de determinar a forma mais eficiente para rotear o tráfego para locais remotos, simplificar as configurações de rede, proporcionar maior agilidade e visibilidade e ainda reduzir custos.  

Desse modopassou a ser mais fácil monitorar a qualidade da rede, facilitando que o departamento de TI tome decisões inteligentes com base no fluxo de tráfego de aplicativos. 

 

No entanto, com tantas mudanças na infraestrutura corporativa, outro ponto importante para garantir a evolução da rede tem sido a questão da cibersegurança. Como monitorar todo o tráfego com usuários utilizando cada vez mais dispositivos para se conectar?  

A evolução das abordagens de cibersegurança tornou-se indispensável para que as equipes de TI pudessem lidar com a limitação da visibilidade que impedia a implementação de recursos efetivos de detecção e respostas a ameaças. 

As equipes de segurança devem acessar não apenas a direção tradicional do tráfego vertical, é preciso ter visibilidade entre escritórios, dentro do data center, na Nuvem, etc. 

Portanto, para que a TI possa oferecer o nível de desempenho e visibilidade esperados pelos usuários, é necessário implementar uma estratégia de visibilidade de rede holística. 

Como garantir uma visibilidade de rede holística? 

estratégia de visibilidade de rede holística abrange o monitoramento em vários níveis, incluindo pacotes de dados, latência e taxa de transferência. Ela permite entender onde os dados se originam, quem os solicita, para onde estão indo e qual caminho percorrerão. 

Desse modo, a TI pode detectar mais facilmente todos os problemas de desempenho e segurança que afetam a rede corporativa e solucioná-lo antes que algo grave aconteça e impeça a disponibilidade da rede. 

Para adotar essa abordagem, é necessário ter uma solução completa de SD-WAN que permita o monitoramento de toda a rede (local e Nuvem) por meio de uma única plataforma.  

Desse modo, os profissionais de TI são capazes de detectar quedas no desempenho das aplicações, seja na nuvem ou no local, além de conseguirem comparar o desempenho relativo para tomar decisões mais assertivas.  

Por meio de uma única plataforma que ofereça essa visão holística, é possível transformar pontos de dados em insights valiosos, além evitar problemas e perda de continuidade de forma mais ágil.  

De acordo com o Gartner “Os líderes de infraestrutura e operações que gerenciam a nuvem e a infraestrutura de ponta que são responsáveis pela rede devem: 

  • Monitorar o nível de proatividade e se adaptar aos problemas de desempenho do aplicativo implementando a visibilidade da rede. 
  • Minimizar o congestionamento e a latência da rede distribuindo a conectividade e aumentando a largura de banda de borda. 
  • Melhorar o desempenho do aplicativo aproveitando soluções que fornecem qualidade de serviço (QoS) ponta a ponta, otimização de WAN e / ou aceleração de meia milha. 
  • Minimizar a variabilidade de desempenho da conectividade de acesso de banda larga, aproveitando a funcionalidade de seleção de caminho das soluções SD-WAN e provisionando diversos circuitos de acesso. 

Gartner, WAN Practices to Optimize Application Performance, 02 de dezembro de 2019, Jonathan Forest, Sanjit Ganguli. 

Como você pôde ver, as equipes precisam lidar com redes cada vez mais complexas e hibridas. Portanto, é fundamental contar com uma solução SD-WAN e uma abordagem de visibilidade holística para que seja possível simplificar o gerenciamento e, ao mesmo tempo, garantir alto desempenho e visibilidade de todo o ambiente.  

Ransomware - como proteger seus clientes
RANSOMWARE: COMO PROTEGER A EMPRESA DE SEUS CLIENTES

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é Engenharia de Plataforma?

Descubra o significado de Engenharia de Plataforma, uma das tendências tecnológicas para 2024. 

Supply chain: como ter uma cadeia de suprimentos inteligente?

Entenda tudo sobre supplychain e veja como ajudar seus clientes a tornar a cadeia de suprimentos mais inteligente. 

IPaaS: definição e 10 benefícios para conferir

O modelo de negócioiPaaS está chegando nas empresas. Entenda o que ele significa e quais são os benefícios proporcionados para os clientes da sua revenda. 

\n", css: '', target: '#hs_form_target_module_1583526946734102_blog_subscribe_4290', formData: { cssClass: 'hs-form stacked' } });