BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como maximizar os benefícios da nuvem?

As empresas devem criar um plano estratégico para maximizar os benefícios da nuvem em seus negócios. 

A Computação em Nuvem tornou-se fundamental para a maioria das organizações devido à sua flexibilidade, escalabilidade e eficiência operacional. Contudo, simplesmente adotar a nuvem não garante o máximo aproveitamento desses e de outros benefícios.  

Embora seja ideal elaborar um plano estratégico antes de implementar as soluções de nuvem nos negócios, muitas organizações embarcam nessa jornada sem uma estratégia claramente definida. Essa abordagem arriscada pode resultar em desperdício de recursos e falta de alinhamento com os objetivos empresariais.   

Uma estratégia de nuvem bem articulada é crucial para explorar todo o potencial da nuvem e minimizar os desafios. Neste artigo, vamos explorar a importância de estabelecer uma estratégia de nuvem para aproveitar ao máximo os benefícios dessa tecnologia. Continue acompanhando! 

5 passos para maximizar os benefícios da nuvem 

Para maximizar os benefícios das soluções em nuvem, o Gartner ressalta cinco passos importantes: 

  1. Alinhar os objetivos
  2. Desenvolver um plano de ação
  3. Preparar-se para a execução
  4. Estabelecer governança e mitigar riscos
  5. Otimizar e dimensionar 

Veja mais detalhes a seguir.

1. Alinhar os objetivos

É crucial alinhar os objetivos da empresa para planejar a estratégia ideal. Para isso, os líderes devem desenvolver uma compreensão abrangente dos diferentes casos de uso da nuvem em todas as práticas de negócios. 

Isso envolve uma análise cuidadosa das necessidades e desafios específicos enfrentados pelas organizações. Com base nesse conhecimento, é possível definir o escopo do projeto selecionando cargas de trabalho com maior potencial de ganho com a nuvem.

2. Desenvolver um plano de ação

Desenvolver um plano de ação robusto é o segundo passo. Investir na capacitação das equipes de Infraestrutura e Operações (I&O) em nuvem em toda a organização, promovendo workshops e programas de treinamento que aprofundem o entendimento da nuvem pública e privada, por exemplo, é parte fundamental dessa etapa. 

Ao fortalecer as competências dos colaboradores em relação às tecnologias de nuvem, as equipes estarão mais bem equipadas para tomar decisões informadas e alinhadas aos objetivos estratégicos da empresa.  

Além disso, é crucial realizar uma análise criteriosa das diferentes camadas de nuvem disponíveis, bem como dos provedores de serviços, para determinar a melhor opção. 

8847 - [TDS][EXT][SUB] Banners CTA - Blog | TD SYNNEX

Aproveite para descobrir como reduzir custos com backup em nuvem. 

3. Preparar-se para a execução 

Preparar-se adequadamente para a execução na nuvem é outra prática fundamental. As organizações precisam investir na contratação e no desenvolvimento de habilidades em nuvem em toda a empresa. Isso inclui identificar e separar as cargas de trabalho para migração, seguindo uma abordagem estratégica que priorize aquelas com maior impacto e menor complexidade. 

Além disso, é importante promover uma colaboração produtiva entre as diferentes equipes, garantindo alinhamento e cooperação em todos os aspectos da implantação na nuvem. Essa colaboração é fundamental para garantir uma migração bem-sucedida e a obtenção dos resultados desejados.

4. Estabelecer governança e mitigar os riscos

Estabelecer uma governança eficaz e mitigar os riscos associados à migração para a nuvem são fundamentais. É importante definir claramente a propriedade, responsabilidade e aceitação dos riscos envolvidos.  

Os líderes devem priorizar a descoberta, monitoramento, análise e proteção de dados confidenciais considerando-os como o caso de uso mais crítico de segurança de acesso à nuvem.  

Ao estabelecer um plano de controle de segurança robusto, utilizando ferramentas e recursos para obter melhor visibilidade, segurança de dados, proteção contra ameaças e conformidade, a organização pode garantir uma abordagem proativa para minimizar os riscos e proteger seus ativos críticos durante o aproveitamento da nuvem. 

Leia também: 3 cuidados essenciais na migração para a nuvem

5. Otimize e dimensione

O último passo para potencializar os benefícios da nuvem é otimizar e dimensionar as operações. As empresas devem priorizar os investimentos necessários para impulsionar as estratégias e implementações já existentes. Isso significa identificar áreas que exigem melhorias e alocar recursos de forma estratégica para alcançar os objetivos estabelecidos.  

Também é essencial criar objetivos compartilhados para as equipes, enfatizar a flexibilidade e a centralização no cliente, e utilizar análises para gerar insights e otimizar o gerenciamento de custos na nuvem. 

Em conclusão, as empresas que desejam maximizar os benefícios proporcionados pela nuvem devem adotar uma abordagem estratégica alinhada aos seus objetivos empresariais.  

Seguindo as cinco dicas citadas pelo Gartner, as organizações podem aproveitar ao máximo as vantagens e recursos disponibilizados pelas soluções de nuvem, garantindo maior eficiência operacional, inovação e crescimento empresarial. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)?

Sua revenda está familiarizada com o conceito de Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)? Entenda o que ele quer dizer. 

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias! 

Como definir uma estratégia robusta de nuvem híbrida?

Descubra como criar uma estratégia de Nuvem Híbrida mais eficiente para impulsionar os negócios.