Contar com uma solução de proteção capaz de oferecer total visibilidade dos ambientes híbridos é indispensável para uma efetiva segurança de perímetro.
A cada dia que passa as empresas precisam lidar com um maior número de dados sendo gerados pelos usuários, além do aumento do volume de dispositivos conectados à rede e da utilização de serviços em Nuvem.
O fato é que o mundo está hiperconectado e as equipes de TI precisam controlar essa explosão de endpoints ao mesmo tempo que expandem as infraestruturas corporativas para novos ambientes, utilizando Data Centers, virtualização e Multiclouds.
Esse novo cenário tornou a tarefa de proteção de rede cada vez mais complexa, visto que a TI precisa controlar uma maior superfície de ataques. Portanto, é necessário modernizar as estratégias de segurança de rede para que seja possível monitorar os novos ambientes híbridos e gerenciar todos os dispositivos conectados.
A proteção de perímetro é responsável por impedir qualquer tipo de acesso não autorizado ou atividade maliciosa direcionada à rede corporativa. Ela é indispensável para lidar com ameaças mais sofisticadas e a modernização do espaço de trabalho.
Você já conhecia esse tipo de proteção? No artigo de hoje, explicamos o significado dele e como é afetado pela Nuvem. Boa leitura!
O que é segurança de perímetro?
Antes de compreender este termo, é importante conhecer o significado de perímetro de rede, que nada mais é do que uma divisão imaginária que separa o ambiente e dispositivos de uma empresa de outras redes e da internet como um todo. Logo, a segurança dessa área é a realização do monitoramento e controle de tudo que tenta invadir esse limite.
A segurança de perímetro é capaz de impedir os acessos não autorizados à rede corporativa, além de filtrar todas as comunicações entre servidores e dispositivos por meio de regras de proteção predefinidas para permitir ou bloquear a passagem de dados.
Normalmente, para realizar essa tarefa, as empresas utilizam firewalls. O Next Generation Firewall é uma excelente opção para esses casos, pois é uma solução avançada que é capaz de oferecer segurança reforçada a todas as camadas de rede.
Desse modo, é possível contar com recursos de segurança integrados, como sistemas de prevenção, firewall de aplicações web, antivírus, antispam, filtro de conteúdos e VPNs.
Como garantir a segurança de perímetro na era da Nuvem?
O vazamento de dados é um grande perigo que pode trazer muitos prejuízos financeiros e para a imagem de uma corporação. Portanto, impedir que pessoas mal intencionadas consigam acessar suas redes e violar suas informações é fundamental.
No entanto, no atual cenário digital, com uma maior facilidade de acesso e o trânsito rápido e contínuo de dados, passou a ser um grande desafio para as equipes de TI conseguirem proteger os ambientes híbridos das empresas.
Portanto para lidar com a constante migração de ativos para a Cloud Computing e o aumento dos dispositivos conectados, a segurança de perímetro precisou ser atualizada.
Na era da Nuvem, o limite do perímetro de rede de uma empresa passa a ser maior e menos definida. Desse modo, os processos de segurança precisam ser modernizados e adaptados para a nova realidade.
A segurança de perímetro não pode mais ser apenas local, deve abranger todo o ambiente de computação em Nuvem. Para isso, as empresas precisam investir em ferramentas de gestão automatizadas capazes de monitorar, em tempo real, a utilização e compartilhamento de informações na rede.
De acordo com a Gartner, líderes de segurança e gestão de risco com o objetivo de melhorar a segurança do perímetro corporativo de rede devem:
- Em vez de reduzir o orçamento corporativo de segurança para perímetro local, invista em descriptografia de tráfego ou pilotos de segurança IaaS.
- Aumente a agilidade da WAN ao conectar-se a aplicativos híbridos, multicloud e SaaS, elevando a importância dos requisitos de SD-WAN durante as avaliações de falha de segurança do perímetro.
- Projete uma abordagem de “carga de trabalho grande, perímetro forte” ao avaliar suas opções para segmentação e monitoramento de rede em seus ativos IaaS. Um perímetro forte pode começar com controles de segurança por meio da nuvem e uma carga de trabalho grande e reforçada.
- Certifique-se de que sua descoberta de SaaS e sua estratégia de IAM estejam preparadas para SaaS. Identidade e funções são os mecanismos mais importantes para controlar o acesso aos aplicativos SaaS e aos dados armazenados neles.
Como você pôde perceber, obter visibilidade dos aplicativos e dados em vários ambientes é fundamental para que a segurança de perímetro continue sendo eficiente na era da Nuvem. É necessário modernizar as estratégias utilizadas e adaptá-las a esse novo contexto. Portanto, ao buscar por soluções de proteção, as empresas precisam optar por aquelas que oferecem uma visibilidade de 360º e que abranjam tanto redes físicas, virtuais e multicloud.
Gartner, Securing the Enterprise’s New Perimeter, 27 de março de 2020, Steve Riley, Jeremy D’Hoinne
Escreva seu comentário