Para iniciar o ano preparado para lidar com as novas demandas e exigências do mercado, as empresas precisam fazer um planejamento bem-sucedido.
Atualmente boa parte das empresas, independente do tamanho e setor, estão conectadas a um ambiente digital, utilizando a tecnologia para executar boa parte de seus processos. Por isso, é necessário realizar uma boa gestão de TI para que todos os recursos tecnológicos sejam aproveitados corretamente.
Para uma boa gestão, alinhada às estratégias de negócios, é fundamental que as organizações realizem um planejamento de TI anual para seus ambientes. Dessa forma é possível otimizar as experiências do ano anterior e revisar os possíveis gargalos existentes.
É fundamental ficar atenta as principais projeções para a área de TI para garantir que todo o empreendimento esteja preparado para as movimentações do mercado, que está cada vez mais exigente.
Portanto, saia na frente e auxilie seus clientes a iniciarem 2020 preparados para adotar tendências e inovações e tornar seus processos ainda melhores. Para ajudá-lo nessa missão explicamos como fazer um planejamento de TI para 2020, confira:
Planejamento de TI para 2020
O planejamento estratégico de TI é um conjunto de processos que visa elaborar uma estratégia para o uso da tecnologia da informação em uma empresa. Por meio dele, é possível estruturar, organizar e sistematizar toda a área de TI.
Para que o planejamento seja bem-sucedido, ele deve estar alinhado aos valores e objetivos estratégicos da organização para o futuro. Desse modo, é possível direcionar o uso da tecnologia para aprimorar os processos corporativos e melhorar a produtividade dos colaboradores.
É importante ter em mente que a tecnologia está presente na organização para apoiar todos os processos de negócios e facilitar as tomadas de decisões. Portanto, o planejamento de TI deve sempre considerar:
- A aproximação da TI com os negócios;
- O desenvolvimento da maturidade da TI;
- A distribuição correta dos recursos tecnológicos;
- O papel estratégico da TI dentro da empresa.
Agora que você já sabe o que consiste o planejamento de TI e os pontos a serem considerados no processo, é possível iniciar o plano de 2020. Confira a seguir como começar:
Realizar uma documentação do ambiente de TI
Primeiramente, para iniciar um novo ano preparado para as novas demandas da empresa, é necessário fazer um levantamento de todos os equipamentos, sistemas, acessos, senhas e recursos que compõem a estrutura de TI.
A organização deve documentar tudo para ter uma visão geral de toda a sua estrutura. A partir disso, é possível identificar gargalos e oportunidades de melhorias. Assim, é possível implementar otimizações e novos processos para garantir maior agilidade dos serviços de TI.
Implementar relatórios
Contar com uma rotina de relatórios de TI também é indispensável para um planejamento bem-sucedido. Por meio deles, você poderá acompanhar a execução dos serviços prestados e o impacto da TI dentro da empresa.
Ao longo dos meses, os relatórios irão medir a produtividade das equipes, identificar quais atividades levam mais tempo para serem realizadas e detectar os pontos de atenção. Assim, será possível revisar o planejamento e fazer as mudanças necessárias para que os recursos de TI consigam sempre suprir as necessidades do negócio.
Adotar indicadores estratégicos
Para iniciar 2020 com um efetivo planejamento de TI, a empresa deverá contar com indicadores de desempenho. Eles irão monitorar a execução do plano e garantir que ele proporcione os resultados esperados.
O planejamento deve ser um documento vivo e possuir sua própria dinâmica, logo, deve passar pelas mudanças necessárias para continuar atendendo as demandas da organização. Por meio dos indicadores a empresa poderá sempre controlar a performance da TI e adaptá-la quando preciso.
Iniciar o plano de ação
O plano de ação serve para detalhar o planejamento e indicar quais os passos que deverão ser seguidos. Nele devem constar todos os indicadores de desempenho e iniciativas da TI.
No plano de ação, a organização deve determinar quais serão os responsáveis por cada tarefa a ser desenvolvida e estabelecer quais KPIs serão medidos durante o ano.
Assim, caso algum indicador ou projeto não esteja correspondendo às expectativas do planejamento, é possível fazer ações de resposta para melhorar o desempenho.
Por meio de um bom planejamento de TI, os seus clientes poderão iniciar 2020 preparados para lidar com suas novas demandas e as inovações que surgirem no mercado. Além disso, é possível ainda contar com uma empresa especialista na área para ajudar a aprimorar ainda mais esse processo.
Escreva seu comentário