BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como escolher um bom provedor de Nuvem para os negócios?

Confira 6 requisitos necessários para contratar esse tipo de serviço e poder aproveitar todos os benefícios da Cloud Computing.

 

Como escolher um bom provedor de Nuvem para os negócios?

 

 

O setor de TI passou a ter uma maior relevância para o sucesso dos negócios, ocupando um lugar de destaque nas estratégias da empresa. Isso porque as tecnologias evoluíram e passaram a ser grandes diferenciais para a boa performance de um empreendimento.

A Cloud Computing tornou-se uma ferramenta essencial para a rotina de qualquer empresa, ficando difícil não aderi-la. Assim, empresas de todos os setores e tamanhos passaram a incorporar infraestruturas e aplicativos na Nuvem em seus negócios.

No entanto, a decisão de migrar para a nuvem ou simplesmente fazer backups e otimizar processos de TI por meio da computação na Nuvem é apenas o primeiro passo a ser tomado pela organização ao iniciar o processo.

Para que a migração seja segura e atenda a todas as necessidades da empresa, é necessário escolher um bom provedor de serviço gerenciado em Nuvem. Por isso, deve-se buscar por fornecedores que se mostrem verdadeiros parceiros de negócios e não apenas um prestador de serviço.

Seus clientes sabem como fazer essa escolha? Mudar para a Nuvem significa abrir mão do controle sobre seu ambiente para obter flexibilidade e escalabilidade em uma realidade atual marcada por diversas ameaças cibernéticas. Portanto, é preciso não errar nessa importante escolha.

Para ajudar os clientes de sua revenda de TI nessa missão, preparamos este conteúdo com os principais requisitos a serem observados antes de realizar a contratação de um fornecedor de serviços em Nuvem seguro e confiável.

 

 


5 requisitos para considerar antes de escolher um provedor de Nuvem

 

1. O tipo de suporte ao usuário

O suporte é uma das questões mais importantes a ser considerada no momento de escolher um provedor de Nuvem. Afinal, é por meio dele que a empresa poderá tirar suas dúvidas sobre a contratação e ter a resolução de seus possíveis erros ou falhas.

Portanto, é necessário optar por um provedor que ofereça uma resposta rápida em seu serviço com uma disponibilidade 24x7. Logo, é fundamental analisar cuidadosamente questões como o tempo para atendimento de ocorrências e o tempo máximo para solucionar problemas.


2. As políticas de segurança

Em um momento em que diversos ataques cibernéticos estão acontecendo e leis de regulamentação de dados têm entrado em vigor, é muito importante considerar as políticas de segurança e privacidade do provedor a ser contratado.

Caso as informações sigilosas da empresa ou de seus clientes vazem, os prejuízos podem ser fatais. Portanto, informe-se sobre as ações e de controle de acesso e todos os mecanismos disponibilizados para dar um maior controle sobre os usuários.

Busque verificar se o provedor oferece tecnologias de criptografia para os dados e senhas e se é possível realizar personalizações das políticas para que elas se adequem às já existentes na corporação.


3. A escalabilidade dos serviços oferecidos

Uma das grandes vantagens em se utilizar os serviços na Nuvem é a capacidade das empresas de escalar facilmente os sistemas com apenas alguns cliques. Assim, podem adquirir um maior poder de processamento sempre que necessário.

O processo é bem simples, porém o fornecedor pode não estar preparado para atender a essa demanda. Por esse motivo, antes de escolher um provedor de Nuvem, é preciso ficar atento à capacidade física do fornecedor.

Verifique então quais os níveis de escalabilidades que as estruturas suportam, como funciona os pedidos por alteração nos recursos contratados, qual o tempo de resposta, enfim, o processo deve ser simples e rápido.


4. O portfólio de serviços

A maioria dos fornecedores de serviços em Nuvem oferece uma gama de serviços. No entanto, nem sempre é o que a empresa de seus clientes precisam. Por isso, é fundamental entender primeiro quais são as soluções que a organização realmente necessita.

Quais tipos de serviços o provedor fornece? SaaS (Software as a Service), IaaS (Infrastructure as a Service), PaaS (Platform as a Service), Disaster Recovery, serviços gerenciados, consultoria, entre outros. Há diversas possibilidades e uma empresa provavelmente precisará de mais de um desses serviços. Portanto, pesquise bem.


5. A credibilidade a empresa

Ao pesquisar por provedores de Nuvem, procure saber se ele possui competência e qual a qualidade dos seus serviços oferecidos.

Opte sempre por aquele que possui credibilidade no mercado e seja recomendado por outras empresas conhecidas. Isso ajudará a empresa a ter uma visão mais ampla sobre os pontos fortes e fracos do novo parceiro.


6. Custo-benefício do serviço

Muitas vezes, por receio da Cloud ser uma tecnologia nova e não querer investir muito dinheiro, as empresas optam pela solução mais barata que encontram no mercado.

Porém, quando escolhida apenas pelo preço, a solução pode incorrer em custos muito maiores posteriormente.

Todos os itens já citados são relevantes e devem ser analisados juntamente com o valor a ser investido na solução. Assim, será possível que a empresa equilibre as coisas e encontre aquele que ofereça o melhor custo-benefício para seu empreendimento.

Escolher um bom provedor de Nuvem não é uma tarefa simples. Exige muita pesquisa e atenção, principalmente ao contrato firmado. É necessário entender claramente quais são os direitos e obrigações de cada parte e o que poderá ser exigido do provedor.

Ao realizar uma escolha consciente, seus clientes poderão aproveitar o melhor que os provedores de serviços em Nuvem pode oferecer, como escalabilidade, redução de custos, aumento da produtividade e segurança.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

4 motivos para ofertar soluções SASE para seus clientes

Por que sua revenda de TI deveria incluir as soluções SASE no portfólio de soluções? Listamos quatro bons motivos para você considerar o assunto. 

Hybrid multicloud e seu potencial de transformação

Flexibilidade, escalabilidade, otimização de custos e segurança são alguns dos benefícios da HybridMulticloud. Confira mais detalhes! 

Entendendo o conceito de SSE (Security Service Edge)

As empresas estão buscando estratégias eficientes para proteger seus negócios. Entenda como o conceito de SSE pode ajudar nessa missão. 

\n", css: '', target: '#hs_form_target_module_1583526946734102_blog_subscribe_7428', formData: { cssClass: 'hs-form stacked' } });