BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como dimensionar a rede Wi-Fi de uma empresa?

Fornecer uma conexão ágil e segura é fundamental para que os colaboradores de uma organização consigam realizar suas tarefas do dia a dia de forma otimizada.



Oferecer uma conexão ágil, segura e sem instabilidades para os usuários tornou-se tarefa primordial para qualquer empresa. Isso porque a mobilidade passou a ser parte da rotina corporativa e os colaboradores utilizam cada vez mais dispositivos móveis para executar suas atividades.

Devido a isso as empresas precisam investir em soluções Wireless robustas e eficientes e garantir o correto dimensionamento delas para que seja possível oferecer a melhor conexão aos seus usuários.

Para dimensionar a rede Wi-Fi corretamente, é necessário levar em consideração o tamanho da empresa, a natureza de suas operações e as demandas existentes. Apenas assim será possível buscar no mercado por ferramentas que promovam a facilidade de trabalho e o aumento da produtividade.

Quando a rede sem fio não é estruturada corretamente, pode gerar falhas de cobertura, baixa largura de banda e dificuldade em promover atualizações e reparados. Todos esses problemas afetam diretamente as operações e acabam trazendo prejuízos financeiros para os negócios.

Portanto é necessário que as empresas saibam como dimensionar a sua rede Wi-Fi É importante criar estratégias que unam planejamento e implementação de soluções realmente eficientes. Desse modo é possível suportar todas as demandas de conexão de forma segura e ágil.

Seus clientes sabem como fazer isso? Acompanhe o conteúdo a seguir e aprenda! Boa leitura.

Como dimensionar a rede Wi-Fi de uma empresa?

Para que a rede Wi-Fi funcione corretamente e ofereça maior produtividade, eficiência e otimização para as operações e entregas de uma empresa, é necessário que ter uma estrutura robusta.

A rede sem fio corporativa exige uma atenção especial da equipe de TI. Ela implica muito mais do que adquirir um conjunto de roteadores. É preciso realizar um planejamento e monitoramento constante para garantir a distribuição da rede de forma hierarquizada e lógica.

Quando bem dimensionado, a rede sem fio é capaz de realizar uma integração entre os departamentos, facilitar a correção de falhas, melhorar a experiência dos usuários e garantir uma maior segurança das informações.



Portanto, as empresas devem considerar alguns aspectos para dimensionar a rede Wi-Fi corretamente. confira quais são eles:

1. Número de dispositivos conectados

O primeiro ponto a ser considerado no dimensionamento do Wi-Fi é a quantidade de dispositivos que utilizarão essa conexão. Quanto mais aparelhos os usuários utilizarem, mais capacidade a rede irá precisar.

Por isso, a empresa deve pensar em um projeto de rede wireless que melhor se adeque a seus ambientes, dimensionando-a de forma proporcional às demandas existentes.

2. Performance adequada

Cada empresa possui necessidades específicas sobre a velocidade, estabilidade, escalabilidade e elasticidade de sua rede. Portanto, é necessário definir qual é a performance adequada dessa tecnologia.

Para isso a TI deve medir as necessidades de recursos na rotina corporativa para definir a intensidade da performance e da banda que o Wi-Fi deverá ter.

3. Cobertura necessária

Outro ponto importante para o dimensionamento da rede, é estabelecer a cobertura do Wi-Fi. A TI precisará mapear em quais pontos dentro de seu espaço físico a conexão sem fio será necessária.

Assim é possível desenhar a estrutura do Wi-Fi considerando o posicionamento das máquinas e roteadores utilizados.

4. Objetivo da conexão

Entender o objetivo da conexão também é indispensável para dimensionar o Wi-Fi de forma bem-sucedida. Para isso, a TI precisa definir em quais situações e por quem a rede será utilizada.

5. Segurança de dados

As empresas precisam lidar com inúmeros dispositivos conectados utilizando a rede Wi-Fi portanto a segurança é um fator indispensável para dimensionar a rede corretamente. Para isso, será necessário pensar no posicionamento físico e na configuração lógica para minimizar os acessos não autorizados.

Uma rede Wi-Fi bem dimensionada traz vários benefícios para as empresas. A conexão adquire um maior desempenho, possibilitando mais eficiência na realização das atividades corporativas, redução de falhas e até mesmo otimização no atendimento aos clientes.

Ransomware - como proteger seus clientes
RANSOMWARE: COMO PROTEGER A EMPRESA DE SEUS CLIENTES

Escreva seu comentário

Posts relacionados

5 pilares para reinventar o modelo de negócios com segurança

Veja comoajudarseusclientes a reinventar o modelo de negócios com segurança, combinandoinovação, eficiência e gestão de riscos.

 

8 tendências tecnológicas para executar até o fim de 2025

Veja quais tendências tecnológicas são destaques em 2025.

 

Os 12 maiores desafios enfrentados pela TI hoje

Lidar com os principais desafios em TI exige preparo técnico, visão estratégica e adaptação constante às mudanças. Saiba mais: