Confira 7 dicas práticas para que sua revenda otimize as estratégias de vendas e conquiste cada vez mais clientes.
Uma das maiores dificuldades das empresas de tecnologia é ganhar mercado, a concorrência é grande e o público-alvo, muitas vezes, está despreparado para entender qual serviço precisa. Para chegar lá, é necessário se tornar referência na área, o que apenas é possível por meio da construção da confiança dos clientes.
Sabemos que essa tarefa não é nada fácil, é necessário muito esforço para cativar os clientes. No entanto, há algumas dicas práticas que podem encurtar esse caminho e ajudar sua revenda de TI a atrair novos clientes.
Pensando nisso, preparamos este material com algumas dicas práticas para ajudar seu canal de TI a aumentar a carteira de clientes mesmo sem altos investimentos. Não perca!
Como conquistar clientes de TI?
Como já citamos anteriormente, abordar novos clientes de TI é um desafio árduo para qualquer revenda, pois muitas empresas ainda são resistentes no momento de investir em tecnologia.
Diversos organizações mantém infraestruturas tradicionais e utilizam métodos ultrapassados em seu dia a dia sem perceber a necessidade de atualização. Portanto, cabe aos canais de TI mostrarem a real importância do investimento em modernização.
É importante demonstrar os avanços da Transformação Digital e as inúmeras tendências e inovações que estão disponíveis atualmente no mercado, indicando que aqueles empreendimentos que não se adaptarem se tornaram obsoletos.
O papel de consultor é fundamental para as revendas de TI, é por meio dele que sua equipe poderá ganhar a confiança dos clientes, oferecendo exatamente o que cada um deles precisa para seus negócios.
Estar preparado para fornecer exatamente o que os consumidores precisam, entendendo as demandas e necessidades deles é um grande diferencial para seu canal de TI.
No entanto, algumas dicas práticas podem ajudar a conquistar novos clientes. Confira a seguir:
7 dicas práticas para aumentar a carteira de clientes de sua revenda de TI
1. Invista em marketing
Para prospectar novos clientes sem precisar investir altos valores, é preciso criar uma estratégia de marketing para que os consumidores venham até sua revenda de TI.
O cliente poderá ser atraído por ações de marketing convencional, mas também, pelo marketing digital que está em alta atualmente e a tecnologia pode ajudar. Dentro deste contexto existem milhares de possibilidades, como mostrar os diferenciais competitivos que a revenda oferece, sua qualidade no atendimento, os depoimentos e indicações de outros clientes ou parceiros, entre outras possibilidades.
2. Utilize SEO
Ainda dentro do marketing, sua revenda deve aprimorar seu site e blog para que os clientes consigam encontrar sua empresa na internet. Para isso, é necessário implementar e ter conhecimento da estratégia de SEO (Search Engine Optimization).
O SEO é que um conjunto de processos que tem como objetivo tornar maior a relevância da empresa junto aos buscadores a partir de palavras-chave e conteúdos relevantes para o segmento em que a empresa está inserida.
Quanto mais relevante, melhor posicionada a empresa ficará em buscadores como o Google. Assim quando alguém for pesquisar na internet algo que seja relacionado ao produto ou serviço que a revenda de TI tem a oferecer, seu site e blog estarão em destaque no busca.
3. Fale com clientes por canais
Prospectar clientes por meio de canais significa fazer parcerias que facilitarão o encontro com possíveis clientes. Esse modelo pode ser muito útil para que sua revenda de TI consiga alcançar áreas mais distantes das quais seu negócio está presente, por exemplo.
4. Desenvolva uma estratégia de relacionamento
O relacionamento é peça-chave para o sucesso de qualquer negócio. Portanto, aproveite ferramentas como e-mail, redes sociais, whatsapp, entre outros para se conectar com seus consumidores e engajá-los.
É fundamental que a relação com o cliente não acabe após a venda ser fechada, desse modo, crie uma estratégia também de pós-venda para saber a satisfação dos consumidores.
5. Aprimore o funil de vendas
O funil de vendas é um modelo estratégico utilizado para demonstrar o percurso que os clientes devem percorrer desde o momento que entram em contato com sua marca até efetuarem a compra de um produto ou serviço.
Para envolver e atrair e os consumidores em cada uma das fases do funil, seu canal de TI deve agir proativamente. Entenda em qual etapa cada cliente está para saber o que ele realmente precisa.
Desse modo será possível apontar ao consumidor qual deve ser seu próximo passo. Solicitar e-mail de confirmação e deixar a próxima reunião marcada são formas de fazer isso.
6. Faça análises de dados
Atualmente a quantidade de dados disponíveis é gigantesca, mas de nada ainda coletar tanta informação se ela não for utilizada para aprimorar as vendas de sua empresa.
Logo, seu canal de TI deve utilizar ferramentas de análises de dados para conseguir transformar essas informações brutas em insights relevantes para os negócios.
7. Utilize um sistema de gestão
A venda no mercado de TI é um processo extenso e envolve uma série de tarefas e profissionais, por isso é necessário controlar e unir todas as etapas operacionais em um sistema de gestão empresarial
Dessa forma é possível controlar a qualidade do serviço ou produto que está sendo ofertado e o atendimento que está sendo oferecido aos clientes, pois ele estará integrando todos os departamentos de comunicação e canais de venda, fazendo com que as limitações sejam percebidas e controladas antes que qualquer falha prejudique o andamento do negócio.
Ter sucesso nas vendas no mercado de TI não é fácil, no entanto também não é impossível. Coloque essas dicas em prática agora mesmo no dia a dia de sua revenda e aumente sua carteira de clientes sem precisar de altos investimentos.
Escreva seu comentário