BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como a tecnologia contribui para o consumo consciente

Você sabia que hoje, dia 26/9, é considerado o Dia Mundial da Consciência Ambiental?  

Desde a Revolução Industrial, houve uma grande movimentação na criação de novas tecnologias, com o objetivo trazer praticidade principalmente para as indústrias, mas também para os consumidores. Porém pouco se pensou nos impactos ambientais, tais como poluição da água e ar, e esgotamento dos recursos naturais.  

Em 2015, quando a ONU (Organização das Nações Unidas) lançou a agenda 2030, com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (relembre quais são eles clicando aqui), as empresas começaram a dar uma atenção especial no quesito sustentabilidade e muitas iniciaram buscas por opções mais conscientes em insumos de produção e até mesmo soluções de serviços.  

Esse conjunto de ações é chamado de práticas sustentáveis e reúne redução do consumo de energia e de emissões de poluentes, produção mais limpa, opções de energias renováveis, matéria-prima biodegradável, reaproveitamento de materiais com a logística reversa de pós-consumo, entre muitas outras. 

Algumas dessas práticas têm grande contribuição da tecnologia. Veja alguns exemplos do nosso setor: 

Internet das Coisas (IoT) 

É o ato de conectar objetos por meio de sensores a softwares e outras tecnologias, gerando dados que, após capturados e trabalhados, contribuem para o processo de tomada de decisão. E isso pode ser refletido em diversas ações sustentáveis em nossa cidade, com sensores que monitoram qualidade do ar e água, por exemplo, nas automações industriais, que podem economizar o uso de matérias-primas e evitar desperdícios, e até mesmo em casa, onde podemos usar a IoT para gerenciar a energia pelo simples comando de voz ou uma prévia programação. 

Armazenamento em nuvem (Cloud) 

Nos últimos 10 anos esse tipo de armazenamento era mais comum em ambientes empresariais, mas hoje ele se estende a todos, seja para arquivos de edição de texto ou fotos, seja para dispositivos diversos. Com isso, podemos pensar que essa tecnologia é uma das que mais contribuem para a redução dos impactos ambientais de ponta a ponta. Seu grande diferencial está na redução da emissão de gases poluentes, como o CO2. 

Assinatura eletrônica 

A assinatura eletrônica de documentos, além de funcional e ágil, tem validade jurídica, o que leva à redução da impressão de milhares de documentos, evitando ainda mais o desmatamento e o pagamento de taxas de cartório (e a ida até eles, emitindo CO2 no transporte).  

Alguns desses exemplos ganharam mais potência nos últimos 3 anos e, em decorrência da pandemia, outras práticas sustentáveis foram possíveis graças à tecnologia, como a adoção do home office (integral ou em regime híbrido), streamings de música, filmes e seriados e os aplicativos de delivery em geral.  

Para você, qual foi a tecnologia que mais teve impacto positivo para o meio ambiente? 

*Esse conteúdo faz parte do projeto “Green Team” da TD SYNNEX, escrito por Daniele Trugillo.   

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que acontece quando descartamos nosso lixo eletrônico de forma errada e ele vai parar no mar?

Nossa Analyst, Purchasing TD SYNNEX e embaixadora do Green Team Brasil, Daniele Fernandes Trugillo, entrevistou a bióloga Thairine Moreno sobre o impacto ambiental do descarte incorreto de lixo eletrônico, principalmente para os mares.

Dia do Consumo Consciente (15/10) e Dia Internacional da Erradicação da Pobreza (17/10)

 

No dia 15 de outubro, foi celebrado o Dia do Consumo Consciente, uma data que nos convida a repensar nossa relação com o consumo, buscando alternativas mais sustentáveis e responsáveis. 

O que é a camada de ozônio e como ela é prejudicada?

O próximo dia 16 de setembro é o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio. A data foi criada em 1994 e tem como objetivo de conscientizar a população.