A SD-WAN é uma tecnologia que fornece qualidade, flexibilidade, segurança e agilidade. Conheça mais sobre essa ótima opção para o trabalho a distância.
O trabalho remoto tornou-se realidade para muitas empresas nos tempos atuais. E quanto mais as organizações se adaptam às condições remotas, mais discussões surgem sobre as vantagens e desvantagens deste tipo de função a distância e distribuída em escalas.
O home office vem testando a capacidade e a dimensão da conectividade remota de cada organização, principalmente em áreas com infraestrutura VPN e qualidade de conexão.
E, para resolver essas questões, muitas empresas estão apostando na SD-WAN e seus recursos oferecidos, ao mesmo tempo em que lidam com seus benefícios e desafios para a corporação e seus clientes.
O que é SD-WAN?
SD-WAN é uma tecnologia de virtualização da rede WAN, qualificada para conectar múltiplos ambientes, roteando o tráfego para locais remotos.
Diferente de outras mais tradicionais, a SD-WAN oferece maior agilidade e redução de custos para as empresas, com o objetivo de simplificar configurações de rede, além de oferecer independência total e mais flexibilidade para a transmissão de dados.
Para investir nesse tipo de tecnologia, é necessário compreender a “espinha dorsal” da SD-WAN, base fundamental para qualquer arquitetura de conectividade que precise de escala e alto desempenho.
Uma vez conectados por um hub localizado por meio de software cliente - VPN ou aparelhos de borda SD-WAN, os usuários podem aproveitar a plataforma, permitindo que aplicativos críticos sejam priorizados e protegidos sobre qualquer combinação de transporte WAN.
As vantagens da SD-WAN para as empresas:
Com implementação facilitada, ela oferece benefícios para as organizações:
- Maior flexibilidade;
- Redução de custos;
- Alta visibilidade de aplicações;
- Segurança dos dados;
- Maior desempenho.
Quais são os desafios da SD-WAN para as empresas?
Apesar de ser uma tecnologia viável e uma ótima opção para o home office, a SD-WAN também traz alguns desafios para a TI. Por exemplo, atualizar o acesso remoto e dar total atenção às novas demandas do trabalho remoto.
Trabalhando remotamente, os usuários necessitarão de permissão para acessos otimizados aos dados, aplicativos SaaS e outros sistemas contidos na nuvem. Dessa forma, é essencial expandir os recursos da TI e investir nessa mudança rapidamente, a fim de fornecer serviços simples, flexíveis e econômicos.
Para que todas as funcionalidades da SD-WAN possam exercer as funções corretamente, com o acesso de qualquer local e qualquer dispositivo, é preciso que a segurança da rede seja focada no usuário, além de saber quais aplicativos serão utilizados e para onde os dados condifenciais da empresa estão sendo migrados.
As vantagens da SD-WAN para o serviço remoto:
A tecnologia SD-WAN contribui para que as equipes de TI enfrentem os desafios encontrados no trabalho a distância, sendo capaz de oferecer alto desempenho, segurança e disponibilidade. Além de outros benefícios como:
- Capacidade de priorização de apps de missão crítica;
- Rápido acesso aos serviços na nuvem;
- Proteção avançada com criptografia, VPN, firewall e integração com segurança baseada na cloud computing;
- Ferramentas de gerenciamento centralizado para o time da TI.
Com os tempos atuais, muitas empresas - e até mesmo os colaboradores - podem insistir na permanência do trabalho em casa. Sendo assim, compreendemos a ideia de que o trabalho remoto já faz parte da nova normalidade e a SD-WAN vem colaborar com essa nova rotina corporativa.
Investir nas funcionalidades da SD-WAN para os funcionários remotos pode fazer toda a diferença. Os colaboradores podem, além de aproveitar o acesso a distância sob demanda, também desfrutar de um desempenho escalável e dinâmico, independente da disponibilidade da rede local.
Escreva seu comentário