Saiba como a união dessas duas inovações tecnológicas podem aprimorar os processos internos de seus clientes e melhorar a tomada de decisões nos negócios.
A tecnologia transformou a forma como as empresas trabalham e fazem negócio. Agilidade é palavra-chave para o desenvolvimento de processos e para a entrega de produtos e serviços aos clientes. No entanto, cada serviço prestado ou atividade desenvolvida, muitas informações são geradas e precisam ser registradas e gerenciadas.
A complexidade que todas as inovações trouxeram para o ambiente de trabalho gerou a necessidade das empresas adotarem softwares potentes de gerenciamento para serem capazes de organizar e analisar os grandes fluxos de dados gerados.
Os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) são ótimas ferramentas para essa função. Um software ERP serve justamente para padronizar informações e centralizá-las em um único banco de dados para que todos na empresa tenham acesso de forma rápida e prática.
Graças ao ERP, os colaboradores de uma empresa não precisam mais perder tempo atualizando planilhas no excel, basta registrar as informações no sistema para realizar seu controle. Assim, tarefas complexas e manuais podem ser realizadas em questão de minutos.
Ao utilizar esse tipo de software, a empresa consegue gerar relatórios operacionais, que dão informações sobre volume de vendas, margens de lucro, desperdícios de recursos, entre outras questões importantes. Os dados coletados ajudam a corporação a entender melhor a situação atual de seu negócio e, assim, adaptar suas estratégias para melhorar os resultados.
Ainda que um sistema ERP represente um grande avanço no gerenciamento de dados corporativos, ainda é possível aprimorar os resultados conquistados por meio outras ferramentas, como o Business Intelligence.
Business Intelligence (BI) é o conjunto de ferramentas e práticas utilizadas para transformar todas as informações de uma organização em conhecimento. Seu objetivo é justamente reunir todos os dados, estruturados ou não, e retirar deles insights poderosos para os negócios.
Por meio do BI, é possível realizar a coleta, armazenamento, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de dados corporativos. Ele economiza tempo da equipe de TI na realização automática de todos esses processo.
Graças a ele, a empresa consegue encontrar soluções inteligentes para seus problemas e para criar novas estratégias, capazes de ajudar na expansão dos negócios no mercado, no acompanhamento dos concorrentes e na otimização das campanhas de marketing.
Quais as vantagens em integrar o ERP e BI?
Essas duas ferramentas podem se complementar para aprimorar os resultados obtidos. Dessa forma, enquanto a empresa utiliza o ERP para captar e organizar suas informações em um mesmo lugar, dispensando o uso de softwares diferentes para cada tipo de dado processado, o BI pode ser utilizado para extrair desse conjunto de dados, o conhecimento buscado com maior rapidez.
A união dessas duas inovações tecnológicas garantem que a empresa tenha total controle sobre seus registros, coleta, apuração e análises de informações. Elas permitem que os gestores passem a basear suas tomadas de decisões em dados e relatórios.
A utilização do Business Intelligence incentiva a empresa a adotar uma espécie de cultura analítica em todos os seus setores. Dessa forma, toda a equipe passa a fazer parte dos processos como um todo, focando no produto final e nas vendas para os clientes.
Há diversas outras vantagens dessa ligação, como a atualização constante das informações, permitindo que cada setor tenha uma visão geral sobre o que está acontecendo na empresa, além de ajudar no aumento da produtividade e eficiência nos processos.
Confira a seguir outras benefícios na união do ERP e o BI nas empresas e incentive seus clientes a apostarem nessa integração:
1. Respostas mais rápidas
Os tomadores de decisões nas empresas devem ser capazes de dar respostas cada vez mais ágeis a diversas situações no seu dia a dia. Assim, ao unir BI e ERP, eles conseguem buscar por informações úteis para os negócios em tempo real, para prevenir situações e resolver problemas.
2. Funcionários mais eficientes
Quando há a integração do ERP e BI, as informações importantes da empresa circulam de forma efetiva entre toda a equipe interna. Assim, todos conseguem acompanhar de forma integral os processos e não apenas as partes desenvolvidas em seu setor.
3. Melhores processos internos
Ao acompanhar com precisão todos os processos desenvolvidos internamente, é possível identificar possíveis falhas durante o desenvolvimento e corrigi-las antes que causem algum tipo de prejuízo ou gasto desnecessário.
Dessa forma, as mudanças necessárias podem ser feitas facilmente, tornando todo o processo mais ágil e aprimorado.
4. Maior qualidade em investimentos
Por meio dos insights obtidos com o ERP e BI, é possível avaliar todas as áreas da empresa e detectar quais necessitam de melhorias ou de mais investimentos e aquelas que estão trazendo bons resultados para os negócios.
Como você pode perceber, o ERP e o BI são ferramentas que, quando trabalham juntas, podem potencializar seus recursos, trazendo maiores benefícios para a gestão da empresa. Portanto, incentive seus clientes a adotá-las em seu dia a dia para garantir maior agilidade e precisão nos negócios
Escreva seu comentário