BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

CloudOps: o que é e por que pode otimizar as operações na Nuvem das empresas?

Entenda o que é CloudOps e como a solução pode auxiliar as operações na Nuvem!  

Empresas de diferentes portes e verticais estão migrando cada vez mais para a Nuvem. A aceleração da Transformação Digital e as mudanças desencadeadas na pandemia são os principais fatores que estão impulsionando essa implementação.  

Segundo as projeções de mercado para 2025 do relatório The Global Risks Report, a expectativa é que o gasto mundial com soluções de Cloud Computing chegue a US$ 623 bilhões. Enquanto isso, para o Gartner, até 2025 cerca de 85% das empresas estarão operando dentro da nuvem.    

A migração apressada para a nuvem está diretamente ligada aos benefícios que ela pode oferecer às empresas, como redução de custos operacionais quando comparados à uma infraestrutura de TI local, segurança aprimorada, escalabilidade e acesso ilimitado de qualquer lugar, por exemplo. 

No entanto, embora seja prática em muitos aspectos, a nuvem também pode ser complexa. Os aplicativos e dados inseridos nela não podem ser gerenciados sozinho, o que exige que a equipe de TI trabalhe com ferramentas de monitoramento, como o CloudOps.  

O termo, que vem de "Cloud Operations", é uma prática que consiste em auxiliar as empresas com suas demandas, aprimorando processos, identificando pontos de melhoria e facilitando o acesso às informações.  

A seguir, vamos explicar o que é CloudOps e como o conceito pode otimizar as operações na nuvem. Continue acompanhando para entender: 

O que é CloudOps? 

CloudOps é um modelo que une práticas variadas para monitorar e gerenciar as cargas de trabalho, produtos e serviços de TI executados na nuvem. Graças à essa combinação de funções, consegue acompanhar a entrega, os ajustes, as otimizações, os processos, a performance e o desempenho das atividades, ajudando a identificar e estabelecer melhores práticas para otimizá-los constantemente. 

Qual a diferença entre CloudOps e DevOps? 

Embora sejam semelhantes, CloudOps e DevOps não são a mesma coisa. Entenda mais sobre cada um desses conceitos: 

O principal objetivo de CloudOps é assegurar que os processos na nuvem sejam cuidadosamente monitorados, visto que a nuvem pode desencadear uma série de desafios a serem enfrentados pelas empresas. O gerenciamento facilita as atividades e identifica quais ações podem otimizá-las. 

Enquanto isso, o DevOps ajuda a criar um ambiente mais ágil e colaborativo, agregando mais valor aos negócios. O método também une diversas práticas para garantir que as equipes consigam usar as ferramentas necessárias para cumprir suas metas empresariais, enquanto encurta ciclos de desenvolvimento, implementa melhorias e oferece soluções para satisfazer as necessidades dos clientes.  

Sendo assim, o CloudOps consiste em gerenciar as atividades para tornar os processos mais práticos, enquanto o DevOps tende a descrever abordagens que ajudem a gerar mais valor para os usuários.  

Terça nas Nuvens

Benefícios do CloudOps 

Como há de se esperar, o CloudOps é um conceito que consegue oferecer diversos benefícios para os negócios que estão migrando ou já migraram seus processos para a nuvem.  

Listamos quatro benefícios que podem se interessantes para as corporações:  

  • Ampla gama de serviços e funcionalidades: tanto as ferramentas proporcionadas pela nuvem quanto pelo CloudOps ajudam a simplificar e gerenciar os processos. Oferecem relatórios mais precisos, soluções de segurança, armazenamento, provisionamento de servidores e outras opções práticas.
  • Mantém as atividades em segurança: embora a nuvem seja amplamente segura, ela não está 100% protegida de invasões e ataques cibernéticos. Com base nisso, o CloudOps oferece funções focadas em proteção, alinhando padrões, identificando riscos e outros fatores para manter os processos e informações protegidos. 
  • Acesso facilitado em qualquer lugar: diferente de outros sistemas, a nuvem garante que as empresas acessem seus aplicativos e recursos de qualquer lugar. A única exigência para acessá-los é utilizar um dispositivo que esteja conectado à internet. Corporações que implementaram o modelo de trabalho híbrido, por exemplo, estão contando com essa tecnologia para garantir que seus colaboradores possam trabalhar em qualquer local. 
  • Redução de custos operacionais: um dos principais benefícios de adotar a nuvem e o CloudOps é a capacidade de reduzir custos, visto que os serviços de nuvem são pagos conforme o uso. Além disso, as empresas também economizam nos custos de instalação (energia, refrigeração e equipamentos, por exemplo) e em vários outros fatores. 

Conclusão: 

Em conclusão, a metodologia de CloudOps é vista como uma boa alternativa para as empresas que executam serviços na nuvem. Quanto mais complexa a nuvem fica, maior é a necessidade de adotá-la no ambiente corporativo. No entanto, somente sua implementação não é suficiente para obter o sucesso desejado. 

Para que as práticas de CloudOps ofereçam bons resultados, espera-se que as corporações aproveitem todas as ferramentas disponibilizadas e mantenham todas as equipes (de TI, segurança, arquitetura e afins) alinhadas às melhores estratégias e ações de CloudOps.  

Essa inovação preenche todos os requisitos necessários para auxiliar as empresas, identificando erros e pontos de melhoria para tornar os processos mais dinâmicos e fluidos. As instituições que souberem aproveitá-la, conseguirão adquirir bons resultados.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)?

Sua revenda está familiarizada com o conceito de Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)? Entenda o que ele quer dizer. 

Como maximizar os benefícios da nuvem?

As empresas devem criar um plano estratégico para maximizar os benefícios da nuvem em seus negócios. 

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias!