BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

14 aplicativos para Colaboração em equipe

Conheça alguns dos apps mais interessantes para trabalhar em equipe.

 

A Colaboração nas empresas é uma prática recente e inovadora. Algumas já utilizam esse modelo de trabalho, mas nem todas implementaram essa prática no dia a dia corporativo. Entretanto, nos últimos anos, com a crescente criação de aplicativos que utilizam a Nuvem para armazenar e compartilhar arquivos, o trabalho em equipe feito de forma colaborativa e remota tem se tornado cada vez mais fácil.

Existem milhares de aplicativos com a proposta de aumentar a produtividade dos colaboradores e otimizar o fluxo de trabalho da companhia, mas quais deles realmente conseguem fazer isso?

Selecionamos alguns aplicativos interessantes que fazem com que a colaboração se torne um processo agradável.

1. Evernote Business

O app Evernote Business é um dos mais conhecidos no meio empresarial. Ele ajuda a unir departamentos e melhora a comunicação entre eles. A partir dessa comunicação mais integrada, a resolução de problemas de forma colaborativa fica mais fácil e eficiente. Outro ponto forte do app é a facilidade de receber feedback de clientes, o que influencia muito na estratégia que vai ser criada pela empresa.

Ele pode ser sincronizado facilmente com sua conta do Evernote e permite acesso ao Evernote Premium. Com essa conta, você adquire 2GB de armazenamento por mês e sua empresa adquire mais 2GB para compartilhar arquivos.

2. Dropbox

O Dropbox já é um app bastante conhecido para compartilhamento de arquivos. Através dele, é possível compartilhar PDFs, documentos e pastas, e acessá-las online ou offline de qualquer lugar com uma conexão de Internet.

A versão gratuita do app disponibiliza 2.5 GB de espaço para armazenamento, com opções para atualização da conta investindo US$ 100 por ano para obter 100 GB de espaço.

3. Cisco SocialMiner

Esse aplicativo de colaboração fornece uma solução de gerenciamento de campanhas em mídias sociais que monitora a Web Social em busca de postagens relevantes dos clientes. Essas informações podem ser disponibilizadas em tempo real para as áreas de atendimento ou vendas do cliente, facilitando o relacionamento entre empresa/cliente. Ele também ajuda no gerenciamento de marca, por meio de um monitoramento de mídias sociais e de um sistema de resposta a postagens de clientes que precisam de assistência.

4. Google Apps

Você já utilizou o Gmail, Google Calendar, Drive, Docs, Sheets ou Slides de Colaboração na Nuvem? Provavelmente sim, mas todos separadamente. Você pode integrar todos esses apps e utilizá-los para organizar os projetos da sua empresa. O Google oferece 30 dias de teste gratuito e depois cobra US$ 5 por colaborador.

Outro app bastante conhecido da Google é o Hangouts. Ele é muito útil para colaboradores que trabalham de forma remota, pois podem participar virtualmente de reuniões e sessões de Brainstorm. É possível compartilhar fotos e adicionar mais de 10 pessoas por hangout.

5. Chatter

Com o Chatter, qualquer empresa que tenha um site, pode criar de graça sua própria rede social privada. Esse app da Salesforce oferece um tipo de rede social apenas para colaboração interna. O app que é gratuito, foi criado para o sistema operacional Android com a função de extender a colaboração social que existia no desktop para smartphones Android, possibilitando o acesso móvel e colaboração entre diversas equipes.

O Chatter já atende cerca de 80 mil empresas e para que o usuário possa utilizá-lo é necessário ter um endereço de e-mail da empresa para ser convidado a se conectar. Isso limita o compartilhamento de informações fora dos muros virtuais da companhia, mas protege dados sigilosos bem mais do que outras redes sociais públicas. O conteúdo fica disponível apenas no domínio e ninguém tem acesso além dos usuários permitidos, tornando o ambiente de colaboração seguro e confidencial.

Compartilhamento de informações, gerenciamento de projetos, formação de equipe, comunicados internos da empresa, notícias, reuniões, criação e registro de ideias são algumas das possibilidades de uso desse aplicativo.

6. Cisco MXE Media Experience Engine

Esse aplicativo consegue transformar o vídeo que foi capturado para qualquer formato, otimizando o conteúdo gravado para a audiência desejada, independente do dispositivo que esteja assistindo o vídeo ou qual tipo de transmissão, seja por streaming ou por download do vídeo.

7. Cisco Show and Share

Com o Cisco Show and Share é possível assistir um vídeo por streaming ou por download, da maneira que quiser e da onde quiser. Ele identifica automaticamente as keywords das falas, quem está falando e em que ponto do vídeo essa fala acontece, o que ajuda o colaborador a encontrar o ponto que interessa mais a ele, utilizando um cursor interativo diretamente na plataforma.

Além disso, o público que está participando da reunião via Show and Share pode fazer comentários em tempo real, o que aumenta a colaboração das equipes que utilizam o aplicativo. É possível também compartilhar com facilidade os vídeos produzidos e as reuniões realizadas.

8. Cisco TelePresence Content Server

Esse aplicativo da Cisco transforma qualquer ponto de vídeo em um estúdio de transmissão de conteúdo. É possível gravar ou fazer transmissões em streaming em tempo real ou sob encomenda, gravar vídeos e mostrá-los aos colaboradores que não puderam estar na reunião, além de gravar sessões de treinamento.

9. Flow
O Flow transforma o gerenciamento de projetos em uma tarefa incrivelmente fácil e colaborativa. Boa parte dos apps de negócios tentam realizar muitas tarefas de uma vez o que pode transformar o aplicativo em uma coisa que incomoda e não resolve os problemas. Já o Flow tem um design simples e bem limpo, o que traz uma tranquilidade para gerenciar as tarefas.

Para planejar um projeto, crie uma pasta e adicione cada componente desse projeto com itens. Você pode delegar tarefas para colaboradores por e-mail, até mesmo para quem não possui uma conta no Flow. O registro de atividade possibilita que todos os envolvidos em um projeto vejam quando alguém designa uma tarefa pra outra pessoa, ou quando alguém completa determinada tarefa.

10 .Skype
Um dos aplicativos mais conhecidos para reuniões de áudio e vídeo, o Skype possui cerca de 280 milhões de usuários em todo o mundo, 17,6 milhões deles apenas no Brasil.

É um app ótimo para fazer reuniões com pessoas de outras localidades quando você não pode estar pessoalmente no local. As ligações são gratuitas quando feitas para outro Skype ou cobradas se feitas para números de telefones comuns. O Skype também oferece um recurso de videoconferência com mensagens instantâneas e recursos de telefonia, o que transforma esse app que está disponível tanto para iOS quanto para o Android e sistemas operacionais de desktop, em uma ótima ferramenta de comunicação para as empresas.

11. Cisco WebEx Meetings

Esse aplicativo possibilita a realização de reuniões online com qualquer pessoa para apresentar e compartilhar o conteúdo de um determinado projeto de forma colaborativa. O colaborador consegue organizar e gerenciar todas as atividades de reunião e compartilhar arquivos com facilidade dentro do próprio aplicativo. Isso acelera as reuniões, a tomada de decisões e melhora os resultados comerciais, pois aumenta a produtividade da equipe e reduz diversos custos com impressão de papéis, viagens, entre outros gastos.

O app é disponibilizado tanto para o sistema operacional Android quanto para a iOS.

12. Producteev
Quando os projetos da empresa envolvem mais de uma pessoa, o que frequentemente acontece, é complicado manter as informações atualizadas e alinhadas.

O aplicativo Producteev ajuda a organizar tudo, fornecendo uma poderosa plataforma que lista tarefas e projetos que permitem atribuir funções aos colaboradores e compartilhá-las com todos da empresa. Todos os dados são armazenados nos servidores criptografados SSL do Producteev.

Com isso, é possível enviar alertas para a sua equipe quando você cria uma nova task ou atualiza uma que já existe. Também é possível marcar tasks com tags de relevância e níveis de prioridade. Todos esses recursos são organizados em um espaço de trabalho conjunto onde os colaboradores da equipe podem facilmente encontrar suas tasks e ter um overview de todos os projetos da empresa.

O app está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS e é cobrada uma taxa de 20 dólares por mês com número ilimitado de usuários. Para 2 usuários o app funciona gratuitamente.

13. Teambox

Outro aplicativo ótimo para organizar as tarefas dos colaboradores e os projetos da empresa é o Teambox. Ele funciona como um sistema de gerenciamento que possibilita a apresentação de uma ideia, tarefa ou projeto e sua discussão em tempo real entre os colaboradores.

Alguns recursos do app são a atualização de status e gerenciamento das tarefas e projetos, documentos em forma de páginas online, fóruns de discussão, chats e o tempo utilizado em cada projeto.

O app é gratuito para até 5 usuários. Quando o número é maior do que 5 usuários é cobrada uma taxa de 5 dólares por usuário. Está disponível para todos os sistemas operacionais.

14. Cisco Jabber IM

Como resultado da aquisição da empresa Jabber em 2008, a Cisco lançou um aplicativo chamado Cisco Jabber IM. Com a intenção de melhorar a colaboração nas empresas, o app traz recursos de mensagens instantâneas, voz e vídeo, e-mail de voz, compartilhamento de desktop e videoconferência. Com todos esses recursos, o app não fica restrito a dispositivos móveis Android ou iOS. Ele também está disponível para PC e Mac.

O app possibilita o acesso de qualquer plataforma, com recursos disponíveis aonde quer que o usuário esteja, independente do dispositivo. O app é baseado no protocolo de envio de mensagens XMPP, o que significa que é compatível com diversos outros serviços de mensagens instantâneas que utilizam o mesmo protocolo, como Hangouts (antigo GTalk), AIM e Sametime.

O Cisco Jabber também fornece integração inteligente com pontos de vídeo, por exemplo, Telefones IP, WebEx e sistemas de telepresença. Isso tudo o torna bastante conveniente para empresas, podendo ser implantado on-premise e/ou com tecnologias de Cloud Computing.

 
Ransomware - como proteger seus clientes
RANSOMWARE: COMO PROTEGER A EMPRESA DE SEUS CLIENTES

Escreva seu comentário

Posts relacionados

\n", css: '', target: '#hs_form_target_module_1583526946734102_blog_subscribe_1449', formData: { cssClass: 'hs-form stacked' } });