Conheça a história de uma das tecnologias que está transformando a forma como trabalhamos e compartilhamos informação.
Atualmente, é possível acessar a Internet através de uma série de dispositivos, basicamente de qualquer lugar do mundo, com mais segurança e velocidade do que nunca. A tecnologia evolui constantemente e, com ela, as melhorias no mundo da comunicação. A Cloud Computing, uma dessas tecnologias de comunicação, permite o armazenamento, gestão, compartilhamento e disponibilização de dados, softwares, aplicações e serviços através da Internet.
Quando compartilhamos um documento na Nuvem, ouvimos uma música em streaming ou respondemos um e-mail, tudo isso acontece por meio da computação em Nuvem. Essa tecnologia já faz parte do nosso dia a dia, sendo difícil encontrar empresas que não estejam na Nuvem ou planejando entrar nela.
O termo Cloud Computing surgiu pela primeira vez em 1997, em uma palestra acadêmica ministrada por Ramnath Chellappa. Porém, o conceito é associado ao nome de John Mccarthy, pioneiro na tecnologia de Inteligência Artificial e criador da linguagem de programação LISP. Em 1960, ele disse que “a computação pode algum dia ser considerada como uma utilidade pública.”
John McCarthy também discutiu uma ideia muito importante: a computação por tempo compartilhado (time sharing). Essa computação poderia permitir que um computador fosse utilizado simultaneamente por dois ou mais usuários a fim de realizar tarefas, aproveitando o período de tempo disponível entre cada processo. Utilizando o computador em conjunto, era possível aproveitá-lo melhor, diminuindo gastos, pois o usuário pagaria somente pelo tempo de utilização do equipamento, ou no caso, da tecnologia da Nuvem.
Na época, o conceito de Computação em Nuvem estava começando a surgir. Junto a ele, o físico Joseph Carl Licklider, cientista da ARPA (Advanced Research Projects Agency), pioneiro na criação da Internet na forma que conhecemos hoje, também estava criando outro conceito que revolucionaria o mundo. Buscando outras utilidades para o computador, Licklider acabou descobrindo uma poderosa forma de conectar as pessoas, permitindo a comunicação e o compartilhamento de dados em escala global. Com isso, foi possível a criação de uma rede global de compartilhamento e comunicação, a ARPANET que evoluiu para a Internet e possibilitou que a Cloud Computing começasse a tomar forma.
Hoje, mais de 50 anos após a frase de John Mccarthy sobre computação como utilidade pública, a tecnologia de Computação em Nuvem já tem uma forte abrangência. Ela começou a ser oferecida comercialmente em 2008, quando empresas de pequeno, médio e grande porte gradativamente adotaram a tecnologia, e em 2013 já possui uma aceitação imensa por parte do universo corporativo. Tamanha aceitação está transformando o serviço, fazendo com que o processamento e armazenamento de dados comece a ser tratado da mesma forma que um serviço de fornecimento de energia elétrica, onde se paga apenas pelo consumo.
Muitas empresas já aderiram a esse novo modelo de negócios, implementando serviços terceirizados por um fornecedor de Cloud Computing, ou construindo servidores e Data Centers dentro da própria companhia para atender a demanda de clientes e de processos. Enquanto isso, outras companhias se preparam para atender usuários e corporações que desejam entrar na Nuvem, seja ela pública, privada ou híbrida. Com isso, a Cloud Computing prova ser uma tecnologia arrojada que surgiu para mudar a forma como fazemos negócios e nos comunicamos.
Escreva seu comentário