BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Azure Site Recovery garante segurança e escalabilidade para XCMG Bank

Importante fabricante chinês de máquinas pesadas, a XCMG está presente no país desde 2004. No Brasil, irá inaugurar um banco, com o objetivo inicial de financiar aquisições por parte de seus clientes, oferecendo serviços financeiros pela primeira vez na história da empresa.

Pela natureza dos serviços bancários e por exigência do Banco Central do Brasil, a infraestrutura de instituições de serviço financeiro deve ser replicada em site de contingência. Esse site será hospedado no Azure, constituindo um marco para a empresa, que até agora utilizou, em todos os mercados em que atua, somente recursos próprios de TI.

Desafios do cliente

Ao fundar um banco para atender a seus clientes, a XCMG, fabricante de máquinas pesadas de origem chinesa, precisava – até mesmo por exigência do Banco Central do Brasil – ter um site de contingência para garantir o funcionamento de seus sistemas em caso de qualquer problema impedindo o funcionamento do site principal, localizado no data center da XCMG, na cidade de Pouso Alto, Minas Gerais.

“Esse projeto foi um marco para nós. A XCMG Brasil tem como tradição trabalhar com todas as soluções in house. Nossa intenção inicialmente era utilizar um site que temos em São Paulo, usado para backup. No decorrer do projeto, optamos por inovar, adotando serviços em nuvem”, conta Tiago Henrique Lacerda de Freitas – Gerente de TI da XCMG BRASIL, que coordenou todo o projeto de tecnologia do Banco XCMG.

Solução proposta

Depois de examinar as ofertas do mercado, a equipe de TI do banco escolheu a MAPData que, em parceria com a Westcon-Comstor, trabalhou com a XCMG para implementar em nuvem a instalação de disaster recovery.

A XCMG está utilizando servidores virtuais na nuvem da Microsoft, e, para garantir a segurança da comunicação entre os dois sites, uma VPN (Virtual Private Network) liga o de Pouso Alegre ao ambiente do Azure, acessado normalmente

pelos profissionais de TI do banco. No caso de perda do site principal, uma VPN cliente to server assegura também o acesso dos clientes aos serviços oferecidos pelo banco.

Benefícios para o cliente

Uma segurança impecável é imprescindível na área financeira. Dessa forma, além de elementos como firewalls e das melhores práticas no dia a dia, foram elaboradas estritas políticas de segurança para o banco, e um detalhado plano de continuidade de negócios para diversas instâncias de inoperância do site principal.

Tiago observa que o custo foi um dos fatores levados em conta na adoção da nuvem: “no cenário que a gente montou, ficou claro que uma solução de disaster recovery em nuvem seria mais vantajosa, em termos de investimento, do que uma solução on-site”, afirma.

A equipe de TI já considera o crescimento da infraestrutura, pensando na expansão gradativa do ambiente, em função de novas soluções a serem implementadas nos três primeiros anos de operação.

“A facilidade e agilidade de expansão são maiores na nuvem do que no ambiente próprio, em que dependemos de processos de compra de equipamento, licenciamento de software e adequação de ambiente físico, entre outros itens”.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados