BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

A 4ª Revolução Industrial e o desenvolvimento da Transformação Digital

Entenda melhor os conceitos e como eles influenciam as mudanças nos modelos de negócios, incentivando a digitalização de processos e adoção de novas tecnologias. 

O movimento crescente de inovações e o desenvolvimento de novas tecnologias têm impactado, cada vez mais, a forma como pessoas e objetos interagem com empresas e serviços. Isso é um resultado direto da 4ª Revolução Industrial e a aproximação por ela promovida entre o mundo real e o digital. Isso porque, assim como as três anteriores, essa revolução se pauta no desenvolvimento de tecnologias que buscam a automação e conectividade de tudo, desta vez, de um ponto de vista mais virtual.


As primeiras 3 revoluções industriais

Muitas inovações e desenvolvimento foram necessários para que se alcançasse a 4ª Revolução Industrial, separadas ao longo da história em 3 grandes revoluções.

A primeira delas, que data do século XVIII, destaca-se pelo início dos processos de automação com os motores a vapor, que foram utilizados em teares e locomotivas, reduzindo a necessidade de mão de obra humana e da tração animal. A conectividade, aqui, foi representada pelo desenvolvimento das linhas férreas, que aproximaram as cidades e facilitaram a comunicação e transporte de produtos.

Séculos mais tarde, mais especificamente no século XIX, com o início do uso da energia elétrica, veio a segunda revolução, conectando toda a cadeia de produção e abrindo espaço para novos modelos em linhas de montagem, como o fordismo, e para os grandes conglomerados, conectando os diferentes setores e trazendo mais eficiência.

A internet é o grande marco da 3ª Revolução Industrial, que aconteceu no século XX. A rede de conexão de computadores, junto com o nascimento da Tecnologia da Informação (TI) ofereceram grandes vantagens para a automação de processos e para a conectividade.


As tecnologias da Transformação Digital

O processo de digitalização visto na atualidade e que permite o amplo desenvolvimento que é impulsionado pela 4ª Revolução Industrial é resultado das tecnologias da Transformação Digital, que têm como principal característica a capacidade de impactar os modelos de negócio em seu cerne.

As diferentes ondas de ruptura com os modelos econômicos tradicionais surgem como resultado da inserção da IoT, Big Data e Computação em Nuvem. Surgem os modelos digitais de negócios, onde os dados passam a ser o ativo de maior valor para o crescimento dos negócios e identificação de novas oportunidades.

A digitalização de objetos promovida pela Internet das Coisas, a criação de dados para empresas que o BYOD garante a partir dos dispositivos móveis e o armazenamento em nuvem, que oferece maior acessibilidade e disponibilidade às informações, trazem um crescimento acelerado da automação e conectividade durante a 4ª Revolução Industrial.

Junto a esses conceitos, a Inteligência Artificial, o Machine Learning e o Blockchain começam a surgir de maneira mais integrada a processos cotidianos, se distanciando da ficção científica para criar novas conexões e aproximar empresa e usuários, sejam eles colaboradores, fornecedores ou consumidores.


Soluções mais eficientes e unificadas

Buscar por formas que garantam a inserção da Transformação Digital nas empresas e, assim, permita que os negócios se desenvolvam, acompanhando a 4ª Revolução Industrial, depende da adoção de plataformas tecnológicas eficientes.

Entre as opções de soluções que o mercado oferece está a Plataforma de Transformação Digital da Microsoft, que oferece um modelo comum de dados, eliminando silos e disponibilizando funcionalidades de suas principais ferramentas. Utilizando as bases do pacote Office, virtualização e digitalização mais eficiente com a nuvem Azure e aplicações CRM e ERP, entre outras, do Dynamics, a Microsoft oferece uma plataforma completa.

Esses elementos garantem maior visibilidade e controle dos processos do negócio dos clientes, podendo, ainda, se utilizar do PowerApps e do Microsoft Flow que a automatização seja eficiente, também, para dispositivos móveis sem exigir codificação, indo de encontro com as necessidades criadas pelo BYOD, entre outras tecnologias.

A plataforma Microsoft e suas soluções tecnológicas são de grande auxílio para empresas que buscar por transformação digital por se pautarem nas funcionalidades e benefícios oferecidos pela inteligência artificial, machine learning, IoT e tantas outras tecnologias. Assim, garantem o melhor aproveitamento dos dados e eficiência nos resultados, automatizando processos e protegendo informações com produtos de destaque no mercado.

Transformação Digital e 4ª Revolução Industrial, então, são o resultado principal da entrada na Era Digital e da busca por maior integração entre pessoas, negócios e objetos com base no desenvolvimento e maior acessibilidade que a internet promoveu desde seu surgimento.

É essencial que as revendas de TI ofereçam serviços capazes de suprir as necessidades criadas por essas novas tecnologias e mudanças, unificando funcionalidade e garantindo serviços mais completos e eficientes.

Ransomware - como proteger seus clientes
RANSOMWARE: COMO PROTEGER A EMPRESA DE SEUS CLIENTES

Escreva seu comentário

Posts relacionados

ERP: como construir um sistema eficiente?

Veja quais são os pilares essenciais para criar um ERP mais eficiente para os negócios. 

O que é AI multimodal e para que serve?

Afinal, o que são AIs multimodais? Trata-se de sistemas inteligentes que integram texto, imagem, som e outros dados para interpretar e agir com mais precisão e contexto. Entenda:

Como medir o sucesso da transformação digital?

Medir o sucesso da transformação digital exige KPIs alinhados ao negócio, capazes de demonstrar valor e orientar decisões estratégicas. Saiba mais: