BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

6 pontos que estão moldando a TI do futuro

As pessoas, em geral, não estão realmente conscientes ou preparadas para as mudanças que estão por vir.

 

Os desenvolvimentos na tecnologia digital dos últimos anos são realmente muito impactantes e suas implicações de longo alcance. E embora ninguém entenda todas as mudanças que esses desenvolvimentos trarão nos próximos anos, a maioria dos indivíduos, muitos líderes empresariais e governamentais e a sociedade como um todo, não estão realmente conscientes ou preparados para as mudanças que estão por vir.

Este foi o motor do recente relatório Deep Shift: Technology Tipping Points and Societal Impact, lançado pelo Fórum Econômico Mundial. Faz parte do trabalho do Conselho da Agenda Global do Fórum sobre o futuro do software e da sociedade.

As mudanças tecnológicas enumeradas no relatório, em sua essência, fornecem duas coisas:

  • Conectividade digital para todos, com tudo, em qualquer lugar e a qualquer momento;
  • As ferramentas para analisar e usar dados digitais de novas maneiras.

Há, porém, algumas tecnologias e pontos que são os grandes responsáveis pelo impulsionamento da TI do futuro. Vamos ver quais são:

Confiança no analógico

Tendemos a confiar em coisas com as quais temos uma história. As pessoas gostam de experiências nostálgicas. Com a tecnologia se movendo o mais rápido possível, as coisas antigas são rapidamente substituídas por coisas mais novas e, muitas vezes, mais complexas. Mas nem todos estão a bordo - e alguns que estiveram a bordo estão optando por sair fora, em favor do que funcionou para eles no passado.

Estamos voltando para discos de vinil e câmeras de filme, voltando a utilizar telefones que apenas enviam mensagem de texto e ligam. Em um período de muita mudança rápida, as pessoas anseiam por familiaridade e confiabilidade. Para capitalizar esse sentimento, os empreendedores devem procurar oportunidades de colaboração - como você pode criar um produto novo, mas que seja confiável e familiar?

Inveja da inovação

Inovação se tornou uma palavra usada em excesso, a ponto de ser lançada em ideias e ações que não são realmente inovadoras. Inovamos olhando para o futuro. Se um funcionário levar uma ideia radical a alguém em um cargo de liderança, em muitas empresas, a liderança dirá que precisa de um estudo de caso antes de implementar a ideia radical - mas, se já foi feito, não é inovador.

Em vez de ficar na defensiva, as empresas devem investir em inovação e, quando isso não funcionar, não ter medo de falhar. Uma dica é pensar que ninguém está assistindo (geralmente, ninguém estará).

Influência Artificial

Graças às mídias sociais e outras tecnologias, há um número crescente de coisas fabricadas que, apesar de não serem reais, influenciam a maneira como pensamos. Por exemplo, 15% de todas as contas do Twitter podem ser falsas e existem 60 milhões de contas falsas no Facebook. Existem influenciadores virtuais e até artistas virtuais que não são verdadeiros.

Os criadores de fabricação que pretendem influenciar a maneira como as pessoas pensam, ou os produtos que compram ou as decisões que tomam, devem deixar bem claro que não existem pessoas que respiram por trás dos avatares.

Contar histórias

Semelhante à confiança no analógico, as organizações começaram a contar a história de sua marca para obter a lealdade do cliente. As histórias nos dão significado, e o significado é o que precisamos para poder juntar as peças. Elas também nos dão uma maneira de entender o mundo.

Encontrar a história por trás da sua empresa, marca ou até você mesmo e compartilhá-la abertamente pode ajudá-lo a se conectar com as pessoas, sejam elas clientes, colegas de trabalho ou amigos.

Efeitos de ondulação da tecnologia

Embora possa não parecer abertamente parecido, a maioria das tendências identificadas neste relatório 2019 está ligada à tecnologia e, de fato, é uma espécie de reação contra ela. A tecnologia nos fez questionar em quem confiar, como inovar, o que é real e o que é falso, como tomar as melhores decisões e até o que é que nos torna humanos.

Ao conhecer essas tendências, compartilhá-las e ter conversas sobre elas, ajudaremos a moldar a maneira como a tecnologia continua a ser construída e, portanto, a maneira como ela nos afeta no futuro.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!