BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

6 perguntas básicas que todo gestor de TI deve fazer

O bom gestor se destaca por ter a irreverência de conseguir ser líder de qualquer tipo de pessoa, em diversas situações.

 

O gestor de TI de uma empresa deve prezar pelo equilíbrio entre o seu conhecimento técnico e o seu conhecimento de negócios, sendo um bom comunicador, inovando sempre e gerindo as pessoas da melhor forma possível, sabendo a hora e com quem deve conversar com termos técnicos e o momento de ter um discurso mais voltado aos negócios. Ele deve estar atento às novidades no que diz respeito a serviços e soluções, mas sempre focado nos resultados.

Para ter sucesso como um gestor de TI, o profissional deve subir um degrau de cada vez dentro da própria equipe de TI da empresa, pois dessa forma se chega à gestão já sabendo como agir. Um CIO que não sabe o que faz e não tem conhecimento na área que está ingressando, pode atrapalhar o andamento dos negócios e até gerar custos desnecessários para a empresa por falta de experiência na área. Há alguns questionamentos que o gestor de TI pode fazer para ver se está no caminho certo para uma boa gestão.

Confira:

1- É necessário que o gestor de TI saiba trabalhar bem com os outros?

Sim. Os CIOs devem se concientizar sobre a necessidade de serem mais ativos na participação das negociações comerciais, participando de todo o processo e não apenas serem gestores da área de TI. Eles precisam considerar as necessidades de cada setor da empresa, atendendo os requisitos que cada departamento exige e desenvolvendo uma estratégia de TI que atenda a organização como um todo.

2- Novos projetos devem ser aplicados na área de TI?

Depende. É preciso ter conhecimentos sobre o assunto e ferramentas para análises corretas. Quando se fala em Big Data, por exemplo - um assunto muito discutido pelos profissionais de TI - se não houver um bom preparo sobre o assunto, o CIO pode ter percepções erradas sobre seus dados.

Quando surge a possibilidade de uma nova estratégia em uma empresa, é preciso levar em conta que ela exige além de recursos técnicos, os recursos financeiros, de tecnologia. Por isso, é necessário saber se esses pontos estão no planejamento.

3- Qual é o peso da opinião de um CIO perante fatos e dados comprovados?

Em certos momentos é preciso deixar a intuição de lado e levar em conta dados comprovados para melhorar a estratégia a ser aplicada no dia a dia da operação. As estratégias que são adotadas baseadas em dados comprovados geram mais eficiência dos procedimentos operacionais fazendo com que os objetivos de negócio da empresa sejam alcançados.

4- O planejamento está dinâmico o suficiente para atender os novos desafios?

É preciso haver equilíbrio entre a inovação e a execução pois, às vezes, é mais importante para a empresa que tudo ocorra como é esperado do que ser inovador. Por outro lado, a estratégia não deve ser uma limitação para que a empresa melhore seu sistema.

5- Quais estratégias podem ser usadas para melhorar as operações diariamente?

Qualquer nova ação que for ser desenvolvida deve atender às necessidades operacionais, fazendo com que a empresa alcance seus objetivos definidos no planejamento estratégico. Um bom exemplo de como tornar mais autêntico a conversa entre clientes, colaboradores e parceiros é encontrar tempo para tuitar e blogar. O CIO que conseguir fazer isso irá se surpreender com o quanto pode aprender com o mundo das redes sociais.

6- Qual a importância para o CIO em trabalhar junto com diretor de marketing?

O CMO, diretor de marketing, deve sempre estar próximo ao CIO, pois uma função completa a outra. O marketing precisa dos dados que são controlados pela TI para desenvolver seu trabalho. O CIO pode também observar como os CMOs atendem os clientes, pois é importante para o CIO saber falar sobre marketing. Com isso, ele pode adotar técnicas para serem usadas na empresa. A ideia aqui é simples: os departamentos se completam, para um único fim: atender melhor os clientes e vender mais. Por isso as equipes de diferentes áreas devem trabalhar de forma integrada.

Não existe uma fórmula mágica de como ser um bom líder de uma equipe, mas se sabe que com um mundo tão diversificado com pessoas de culturas, valores, percepções de mundo e vidas diferentes, é preciso se adaptar a todas as situações possíveis e as pessoas na sua particularidade, sabendo qual dos diferentes estilos de lideranças usar em cada situação. Isso fará do gestor um bom líder.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Quais tecnologias estão associadas ao 5G?

Fique por dentro das tecnologias associadas à quinta geração de rede móvel, o 5G. 

Geotecnologias: significado, funcionamento e benefícios

Para empresas de diferentes verticais, as geotecnologias apresentam oportunidades únicas de otimização e inovação.  

4 principais tendências do 5G para o futuro

Confira as principais tendências do 5G para os próximos anos. 

\n", css: '', target: '#hs_form_target_module_1583526946734102_blog_subscribe_9959', formData: { cssClass: 'hs-form stacked' } });