BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

6 dicas práticas de segurança da informação para usuários

Independente das soluções de proteção utilizada pelas empresas, é necessário incluir os funcionários em suas estratégias para ter sucesso.

 

A segurança da informação tem se tornado ainda mais essencial nas empresas à medida que os riscos gerados por ciberataques e inúmeros incidentes e falhas aumentam e causam cada vez mais prejuízos para os negócios.

Manter a proteção dos dados, dispositivos, sistemas e redes corporativas é fundamental para garantir que as atividades da empresa continuem funcionando. Por isso, é crucial que a TI adote estratégias de segurança reforçadas para blindar a organização dos possíveis ataques digitais, desastres tecnológicos e até mesmo falhas humanas.

É fundamental compreender a importância da segurança da informação para a continuidade dos negócios. Por isso, todos os funcionários devem conhecer os aspectos e técnicas envolvidos, além das práticas de prevenção a serem seguidas que auxiliam a aprimorar a proteção dos ativos corporativos.

O problema é que, embora a empresa adote as ferramentas mais modernas e inovadoras de proteção, se seus colaboradores não seguem as medidas de segurança corretas, toda a estratégia pode ir por água abaixo. Qualquer tipo de falha, por menor que seja, pode abrir brecha para vulnerabilidades maiores.

Por isso, além de adotar as melhores soluções de segurança, as empresas precisam alertar e informar seus usuários, pois são eles que lidam com as possíveis ameaças diariamente.

Como as empresas de seus clientes lidam com seus próprios usuários? Eles possuem regras e medidas capazes de impedir as possíveis ameaças?

Confira o conteúdo a seguir e aprenda algumas dicas práticas para trabalhar com os usuários e manter a segurança da informação das empresas. Boa leitura!

6 dicas práticas para manter a segurança da informação entre os usuários


Para ajudar os clientes de sua revenda de TI a manter um bom nível de segurança em suas empresas e deixar as informações sempre a salvo de ataques cibernéticos ou eventuais erros, o primeiro passo é conscientizar e educar os usuários.

É necessário criar políticas de segurança que determinem o uso seguro e aceitável dos sistemas. A empresa deve sempre agir de forma transparente com seus usuários, oferecendo treinamento para ensinar as regras estabelecidas.

Além disso, é possível promover algumas dicas práticas entre os funcionários para reforçar ainda mais a segurança da informação. Confira:

1. Sempre desconfiar de emails não solicitados

Atualmente, uma das principais formas dos cibercriminosos agirem é por meio de ataques phishing que contaminam os emails recebidos pelos usuários. Portanto, antes de abrir qualquer mensagem, é importante refletir “Eu solicitei algum serviço deste remetente?”.

Como garantir a segurança de ambientes de Hybrid Multicloud?

É muito comum hackers se passarem por bancos ou outras instituições mandando cobranças, boletos, multas e afins. Por isso, é necessário identificar se a mensagem é verdadeira ou não e, assim, não abrir o email, eliminando a ameaça.

2. Não baixar arquivos suspeitos

Os links para download recebidos requerem atenção extra por parte dos colaboradores da empresa e podem ser um grande problema se não levados a sério.

Graças a mobilidade possível atualmente, a maioria dos funcionários utilizam diversos dispositivos para realizar suas atividades de trabalho e acabam precisando compartilhar informações e fazer downloads de conteúdo, tudo isso acessando a rede corporativa.

Por isso, é essencial que os usuários verifiquem se os links são realmente confiáveis e seguros, pois podem levar a sites falsos e até mesmo infectar o dispositivo utilizado.

Quando um link infectado é aberto por um colaborador que está conectado à rede corporativa, todos as outras máquinas passam a estar em perigo, pois ao ser instalado o vírus, o acesso dos criminosos é liberado na rede.

Para evitar que isso aconteça, os usuários devem evitar baixar qualquer arquivo e, quando duvidarem de algum link, devem bloqueá-lo.

3. Verificar os remetentes

Muitos emails recebidos parecem ser verídicos e direcionado para os usuários. Isso porque o cibercrime está cada dia mais inovador à medida que utilizam tecnologias modernas, como a Inteligência Artificial a seu favor.

Por isso, uma das primeiras coisas a serem feitas ao receber um email é verificar o remetente. O usuário estava esperando por aquele email? Conhece a pessoa que está enviando?

É necessário verificar se o endereço de email está correto, pois muitas vezes os hackers se passam por empresas conhecidas, mas trocam algumas letras no nome. Este é o primeiro alerta que é falso, portanto, jogue-o na lixeira rapidamente.

4. Checar o domínio em sites

Assim como nos emails, muitos sites maliciosos possuem o mesmo layout dos verdadeiros, com apenas algum detalhe diferente. Com isso, acabam conseguindo facilmente enganar os usuários.

Portanto, antes de acessá-lo e preencher qualquer informação pessoal nele, é necessário verificar seu domínio. É importante pesquisar na internet sobre aquele site, caso seja malicioso, outras pessoas podem estar comentando sobre ele e emitindo alertas.

5. Manter dispositivos atualizados

Muitos podem ser os aparelhos utilizados pelos colaboradores para executarem suas tarefas que as empresas acabam não tendo total controle sobre eles. Por isso, é importante, exigir que cada usuário mantenha seus dispositivos atualizados.

Quando um software está trabalhando em versões anteriores, os cibercriminosos podem se aproveitar de brechas que não foram corrigidas para invadirem o aparelho e roubar dados importantes.

Dessa forma, é crucial manter todos os aparelhos e aplicativos atualizados, pois seus fornecedores sempre fazem as correções necessárias para que eles estejam mais seguros.

6. Chamar a TI quando necessário

Mesmo tomando todos os cuidados possíveis, os usuários ainda podem cometer erros e suspeitar de que alguma ameaça está afetando seus dispositivos. Nesses momentos, é crucial avisar a equipe de TI o mais rápido possível.

Quando os profissionais certos sabem sobre o problema ainda no início, as chances de prejuízos são menores. Assim, podem tomar as medidas necessárias para eliminar a ameaça.

Como você pôde perceber, o usuário pode contribuir muito para o sucesso da segurança da informação das empresas. Não basta utilizar as soluções de proteção mais robustas se os colaboradores não estão seguindo as medidas certas. Por isso, auxilie seus clientes a entenderem que os funcionários são parte essencial da estratégia utilizada. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

3 previsões de privacidade para os próximos anos

As violações de dados estão aumentando. O que esperar para os próximos anos? Confira as principais previsões de privacidade para ficar de olho. 

3 estratégias para fortalecer a segurança da Supply Chain

Saiba como fortalecer a segurança da Supply Chain. 

Cibersegurança: as ameaças virtuais mais comuns no Brasil

O cenário de ameaças virtuais está se intensificando. Saiba quais são os principais ataques cibernéticos no Brasil!