BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

6 coisas que podem interromper ou cortar o seu sinal Wi-Fi

Verificar outros dispositivos que estão ao redor do ponto de acesso é o primeiro passo para um diagnóstico.

Mesmo depois de horas configurando o seu modem para utilizar uma rede sem fio, ainda sim o sinal não está de acordo com o esperado. O problema pode estar em fatores externos ao aparelho e que talvez você nem sabia, até agora.

Veja algumas coisas que podem estar atrapalhando o fluxo do sinal da sua rede Wi-Fi:

1- Aparelhos na mesma frequência

Os modems wireless atuam na frequência 2.4 GHz, porém, essa faixa não é exclusiva para esse tipo de aparelho. Telefones sem fio, fornos micro-ondas, babás eletrônicas, brinquedo de controle remoto e outros dispositivos que funcionem sem fio podem atrapalhar o sinal do Wi-Fi quando utilizados ao mesmo tempo e próximos ao modem. Para resolver a questão, o ideal é que esses aparelhos estejam afastados, evitando que o sinal de um interfira no outro. Entre os telefones sem fio, busque os baseados em tecnologia DECT 6.0, que funcionam na frequência 1.9 GHz, e não interferem no Wi-Fi.

2- Emaranhado de redes

Muitas redes sem fio próximas, como em prédios empresariais ou residenciais, por exemplo, podem também ser um fator de risco, uma vez que o canal escolhido para a sua rede pode estar congestionado. A frequência 2.4 GHz é geralmente dividida em 11 canais, porém, somente três podem operar simultaneamente sem se sobrepor a outros: são os canais 1, 6 e 11.

Geralmente os roteadores vêm configurados automaticamente para atuarem no canal 6. Existe no mercado programas e aplicativos que verificam os canais usados pelas redes Wi-Fi em uma determinada área. É possível descobrir o canal e a intensidade de cada rede e ver qual o caminho menos congestionado para que você possa configurar a sua rede.


 

3- Bluetooth

Os dispositivos bluetooth também funcionam no espectro de 2.4 GHz. Os aparelhos mais recentes são construídos para evitar canais de Wi-Fi ativos, mas os mais antigos podem não ter essa mesma configuração. Portanto, verifique teclados, mouses e fones de ouvido sem fio.

 

4- Obstáculos

Muitas pessoas falam que quanto mais paredes em um ambiente, menor o sinal do Wi-Fi. Isso não é um mito. O sinal do roteador perde força conforme encontra obstáculos, sejam paredes, pessoas ou móveis, uma vez que atuam como ondas de rádio. O ideal é buscar um ponto central dentro da empresa para instalar os equipamentos, ou instalar rebatedores de sinal que auxiliam na retransmissão do sinal original do roteador.

 

5- Questões elétricas

Se você mora ou trabalha em uma região cuja rede elétrica é instável, é indicado que coloque seu ponto de acesso protegido por no-break ou estabilizador. A oscilação de energia prejudica instantaneamente o sinal de Wi-Fi. Outra questão também são os plugs e adaptadores de tomadas que são usados. Verifique se são de boa qualidade e se estão de acordo com as normas de segurança do seu país.

 

6- Segurança do sinal

Como sempre falamos aqui no blog, mantenha-se protegido.

Use senhas de difícil decodificação, use informações criptografadas, inviabilize que usuários externos possam enxergar a sua rede, troque as senhas periodicamente. Enfim, diminua a possibilidade de espertinhos quererem compartilhar do seu sinal, assim como hackers de quererem testar suas habilidades na sua rede.

Depois de ter passado por esses estágios, fica mais fácil diagnosticar quais seriam os possíveis motivos da sua rede Wi-Fi estar ruim. Faça uma limpeza no escritório e reorganize os aparelhos. Se for o caso, reinicie o roteador ou mesmo em casos mais extremos, restaure o roteador à configuração de fábrica e faça o processo de configuração do início.

 

Ransomware - como proteger seus clientes
RANSOMWARE: COMO PROTEGER A EMPRESA DE SEUS CLIENTES

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Inovação: o que esperar dos chatbots nos próximos anos?

Acompanhe 6 estratégias que podem contribuir para a evolução dos chatbots. 

O que são robôs humanoides? Saiba tudo sobre essa inovação

Segundo a MarketsandMarkets, o mercado de robôs humanoides está projetado para crescer de US$ 2,03 bilhões em 2024 para US$ 13,25 bilhões até 2029. 

5 dicas para ter uma empresa de TI mais sustentável

As empresas que buscam ser mais sustentáveis no setor de TI devem seguir essas cinco estratégias.