Saiba o que esperar dessa tecnologia no próximo ano e prepare seu negócio para novas aplicações e melhores estratégias.
Os últimos anos têm sido marcados por grandes avanços da tecnologia no ambiente corporativo e uma tendência que merece destaque é a Cloud Computing. Ela se popularizou rapidamente e tem trazido grandes benefícios para as pessoas e empresas.
A Computação em Nuvem é capaz de proporcionar maior mobilidade, agilidade e segurança para o acesso aos sistemas e dados corporativos. Graças a isso, tem contribuído para a modernização dos modelos de negócios das empresas e para a adaptação à Transformação Digital.
O mercado de Cloud tem presenciado grandes acontecimentos, como o surgimento de dispositivos de Internet das Coisas (IoT), que impactam diretamente as necessidades das empresas em relação a seus modelos e serviços na Nuvem.
Para acompanhar todas as tendências e inovações, esse mercado também está em constante transformação, impactando a forma como as organizações escolhem seus modelos e provedores.
Por isso, é fundamental saber qual será o cenário de Cloud Computing nos próximos anos para preparar os negócios para essa nova realidade. Pensando nisso, separamos as principais tendências para 2020. Confira!
As principais tendências de Cloud Computing para 2020
1. Crescimento de estratégias híbridas
O número de empresas utilizando mais de um fornecedor de serviços na Nuvem tende a aumentar. Diante dos altos custos com manutenção de infraestruturas privadas, as organizações passarão, cada vez mais, a dividir suas cargas de trabalho entre modelos públicos e privados.
Segundo o Gartner, em 2020, a opção mais utilizada será a Nuvem híbrida, a qual pode oferecer redução de custos e, ao mesmo tempo, a agilidade e segurança necessárias. Assim, as empresas poderão escolher qual é o melhor modelo para cada necessidade.
2. Aumento da capacidade de armazenamento
Outra tendência importante para o próximo ano será o aumento exponencial da capacidade de armazenamento em Nuvem. As empresas fornecedoras precisarão se preparar para disponibilizar mais serviços e com recursos tecnológicos mais avançados.
A previsão é de que em 2020 o armazenamento de dados na Nuvem aumente entre 20 e 28%.
3. Expansão do conceito de Internet de Tudo (IoE)
Após a Internet das Coisas ter se popularizado, o termo IoT surge para referenciar uma comunicação mais abrangente, capaz de conectar dispositivos, pessoas, dados e processos.
Nesse novo contexto, a Nuvem terá um papel muito importante na capacidade da IoE para a realização de processos como a coleta de dados, interações entre diferentes agentes e análises.
4. Modernização de aplicativos
A modernização de aplicativos será fundamental para garantir vantagem competitiva para os softwares utilizados. Os CIOs deverão aproveitar os contêineres e microsserviços para tornar os aplicativos portáteis. Assim, será possível automatizar a implantação, o dimensionamento e o gerenciamento, garantindo que as mudanças sejam mais rápidas e a inovação contínua.
5. Maior foco em segurança
Os últimos anos foram marcados por inúmeros ciberataques, no entanto, no mercado de Cloud Computing, a segurança deve permanecer sendo um dos principais pontos a ser considerado pelos provedores de serviço.
Para 2020, os fornecedores de Cloud irão se concentrar no lançamento de soluções mais sofisticadas, capazes de armazenar, transmitir e operar grandes volumes de dados com maior segurança. Outra grande preocupação dessas empresas será oferecer recursos em conformidade com as regulamentações para a proteção de dados, como a GDPR e a LGPD.
O universo da Cloud Computing continuará em constante transformação e cabe às organizações se prepararem para adotá-las e, assim, poderem continuar usufruindo dos benefícios dessa plataforma.
Escreva seu comentário