BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

5 tendências sobre análise de dados para acompanhar

  • Categoria:

    Big Data

    | Tempo para ler: 4 min

Lidar com os grandes fluxos de informações geradas e coletadas é tarefa primordial para qualquer empresa otimizar seus resultados e conseguir prever as mudanças no mercado.



Com uma sociedade hiperconectada e um mercado cada vez mais complexo e competitivo, as empresas precisam adquirir agilidade e confiabilidade para otimizar suas decisões estratégicas. Para isso, é necessário entender melhor seu público-alvo, para oferecer exatamente o que ele deseja por meio de um atendimento personalizado.

Isso apenas é possível por meio da análise de dados. Um negócio que sabe como lidar com as informações coletadas consegue usufruir dos resultados obtidos para compreender e explorar bem todos os cenários atuais.

Ao realizar uma análise de dados bem-sucedida, uma organização é capaz de interpretar sinais, reagir rapidamente às mudanças do mercado e otimizar suas produções e ambientes internos. Sem contar com as análises, a missão de acompanhar o mercado torna-se praticamente impossível.

É por isso que as empresas precisam acompanhar as novidades sobre o assunto e se manter sempre atualizadas. Seus clientes possuem uma estratégia efetiva de análise de dados? Confira a seguir as tendências que eles precisam acompanhar!

5 tendências sobre análise de dados

Assim como toda tecnologia, as análises de dados estão em constante evolução. Por isso é fundamental que as organizações acompanhem suas transformações para garantir que as estratégicas e táticas analíticas utilizadas estejam sempre atualizadas.

Confira as tendências sobre análises de dados que toda empresa deve acompanhar nos próximos anos:

1. Cultura de dados

As análises de dados tem assumido um papel de extrema importância nas estratégias corporativas. Elas são capazes de proporcionar verdadeiras mudanças nos processos de negócios e até mesmo nas estruturas corporativas.

Portanto, para que sejam utilizadas de forma estratégica pelas empresas, é necessário que os resultados das análises sejam utilizados não apenas pela equipe de TI mas por todos os departamentos.

Conheça o K•NOW!

Para isso, as empresas devem desenvolver uma cultura voltada para dados, em que todos os colaboradores vejam a importância de se adotar as análises em seu dia a dia. Assim com a mudança de mentalidade interna, a empresa conquistará maiores resultados.

2. Modernização do gerenciamento de informações

O volume de dados cresce de forma acelerada, por isso, junto às estratégias de análises, as empresas que buscam aproveitar o melhor dessa tecnologia deverão investir na gestão de suas informações.

Portanto, para conseguir impulsionar a utilização das análises de dados e utilizar ao máximo o potencial de seus resultados, é necessário modernizar as arquiteturas de dados e a gestão deles.

3. Utilização de Machine Learning

Essas duas tecnologias já fazem parte da rotina corporativa separadamente. No entanto, quando aliadas podem trazer ainda mais benefícios. Temos visto no mercado o amadurecimento dessa parceria, em que o Machine Learning contribui na automatização das tarefas associadas à análise de dados.

Por meio dessa integração, é possível agilizar a preparação dos dados e a descoberta de insights. Os algoritmos de Machine Learning conseguem extrair informações ainda mais direcionadas para os negócios, gerando maior inteligência empresarial.

Desse modo, as empresas conseguem entender melhor as necessidades de seu público-alvo e a jornada de compra de seus clientes, além de prever resultados de marketing para otimizar seus investimentos e conquistar melhores resultados.

4. Utilizar dados de terceiros

Outra tendência para os próximos anos é que o uso de dados de terceiros deve aumentar. Portanto as empresas devem desenvolver suas habilidades para analisar grandes volumes de informações vindos de diversas fontes diferentes.

É necessário buscar por novas fontes disponíveis no mercado para conquistar insights cada vez mais embasados. Isso irá otimizar ainda mais as análises e fornecer previsões importantes sobre o mercado e as novas demandas.

5. Investir na automação da análise de dados

O processo de análise de dados é complexo e deve ser feito periodicamente para que a corporação possa conquistar informações em tempo real e tomar decisões ainda mais precisas.

Por isso, para processar e analisar o grande volume de dados gerados atualmente, a empresa precisará modernizar suas abordagens tradicionais. A automação será fundamental para isso.

A automação da análise de dados irá facilitar a obtenção de insights, melhorar a produtividade das equipes e otimizar os resultados de negócios.

Essa tecnologia continuará a evoluir nos próximos anos, portanto é fundamental que todas as empresas acompanhem suas tendências e invista em inovações para tornar o processo de análise de dados cada vez mais inteligente e preciso.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados