Confira como explicar aos clientes desse setor como a tecnologia pode reduzir gastos e aumentar as vendas.
A sociedade está cada dia mais conectada, o que tem feito novos perfis de clientes surgirem. Ainda mais exigentes, esses novos consumidores se tornaram digitais e buscam sempre pela melhor experiência e atendimento ao realizar suas compras. Atualmente, o número de brasileiros que aderiram às compras online está cada vez maior - mais de 58 mil compras digitais acontecem por hora no país.
A dinâmica do mercado também não é mais a mesma. Os modelos de negócios precisaram se adaptar para acompanhar o mercado cada vez mais competitivo. Para acompanhar essa transformação, as empresas precisam entender como seus clientes se comportam e buscar por novas e inovadoras tecnologias para melhorar sua performance e otimizar seus produtos, utilizando os canais digitais para conseguirem atender às novas necessidades dos usuários.
Essa nova realidade tem promovido a verticalização do mercado, criando uma divisão em nichos especializados, possibilitando que as empresas alinhem seu discurso com a linguagem de seus clientes e entenda melhor as necessidades deles.
Para conseguirem acompanhar e atender essa nova demanda digital, as empresas estão em busca de parceiros tecnológicos capazes de implementar projetos de TI bem-sucedidos, que criarão uma melhor experiência para os clientes e auxiliarão no aumento de vendas.
Por isso, cabe a sua revenda de TI ajudar as empresas de seus clientes nessa implementação. Primeiramente, é necessário mostrar a eles a importância da tecnologia no momento de melhorar a produtividade das equipes, otimizar vendas e cortar custos operacionais, enfim, para estar à frente dos concorrentes no mercado.
Pensando nisso, separamos algumas evidências para que sua revenda consiga provar a importância da tecnologia e encorajar seus clientes a buscar por novas soluções de negócios. Acompanhe:
1 - Tendência omni-channel
Omni-channel é uma tendência do Varejo baseada na convergência de todos os canais de uma corporação. Ela possibilita a integração entre a loja física e virtual para aprimorar a experiência dos clientes em suas compras, fazendo com que eles não vejam a diferença entre o “mundo online e offline”.
Ao aderir tecnologias que permitam a empresa tornar seu negócio omni-channel é possível que ela se foque totalmente na experiência dos consumidores. Assim, disponibiliza todos os seus canais para que os clientes satisfaçam suas necessidades quando e onde quiserem.
Além disso, ao utilizar softwares para apoiar a integração dos canais de vendas, as empresas passam a conseguir uma quantidade de informações valiosas sobre o comportamento de seu público, o que irá ajudar nas próximas vendas.
2 - Distribuição ship-from-store
Junto à tendência omni-channel, esse conceito, originado nas redes de lojas norte-americanas, é um novo processo de atendimento que transforma a loja física em um ponto de distribuição, utilizando o estoque local para atender pedidos online.
O ship-from-store é uma nova estratégia competitiva inteligente baseada no avanço tecnológico com o objetivo de transformar a experiência de compra em algo mais simples e com maior valor agregado para o cliente e para o varejista.
Assim, fica mais fácil para o consumidor encontrar o produto que procura, além de trazer benefícios para a empresa, pois é possível evitar que uma peça esgotada em uma região tenha que entrar em liquidação em outro lugar por estar encalhada.
Esse processo permite, ainda, que a empresa entregue com maior rapidez os pedidos online, visto que, normalmente, há lojas mais perto do consumidor do que um centro de distribuição.
3 - Pontos de venda self-checkout
Caixas de autoatendimento, o self-checkout, são uma proposta para o futuro que visa transformar o varejo. Com pontos de vendas eletrônicos, é possível que a empresa automatize grande parte da venda, já que os próprios clientes passam seus produtos no leitor de código de barras e finaliza sua compra sem a necessidade de um atendente.
Mesmo que esse sistema seja ainda pouco usado no Brasil, ele já é aplicado em um número crescente de lojas estrangeiras.
A praticidade do self-checkout pode ajudar o Varejo, principalmente em momentos de pico de consumo. Assim, em promoções ou outras ações em lojas físicas em que o número de clientes é grande, o sistema evita enormes tempos de espera em filas, além de reduzir os custos com funcionários.
4 - Soluções de gestão de dados
Contar com softwares de gestão de dados pode ajudar seus clientes a analisarem e gerenciarem a enorme quantidade de informações geradas. Assim, é possível separar e aproveitar conteúdos relevantes sobre o próprio negócio e clientes para melhorar as vendas.
Com as informações certas, a empresa pode planejar promoções, realizar ações de relacionamento personalizadas para cada público, além de otimizar a produtividade e desempenho de sua equipe.
5 - Sistemas GIS
O sistema GIS (Geographic Information System) pode ajudar na aplicação dos insights sobre os negócios, gerados pelas soluções de gestão de dados, de forma que auxiliem na tomada de decisões corporativas.
O geomarketing é a técnica que aproveita sistemas modernos de informação geográfica, como o GIS, para gerar conhecimento sobre elementos externos e guiar os processos decisórios.
Atualmente, há diversas plataformas GIS na Nuvem, em formato SaaS, capazes de cruzar informações e apresentar visualizações de vários aspectos geográficos e sociais.
Esses sistemas entregam soluções de inteligência e pesquisa de mercado para os negócios. Dessa forma, o Varejo pode localizar as preferências e comportamentos dos consumidores de regiões específicas e, assim, ajustar as suas ofertas e diminuir os estoques.
Ainda que muitas tecnologias pareçam exigir altos investimentos inicialmente, o que assusta muitas empresas, o retorno oferecido por elas pode ser visto em curto prazo. Elas têm se tornado essenciais para as empresas sobreviverem no mercado e cabe às revendas de TI parceiras auxiliarem no processo de transformação oferecendo as soluções mais adequadas a cada negócio.
Escreva seu comentário