Muitas corporações ainda não compreenderam o que é a metodologia DevOps. Esclareça as dúvidas de seus clientes e incentive-os a adotar esse modelo para acelerar a entrega de serviços.
A metodologia DevOps passou a ser muito utilizada por empresas, devido às evoluções tecnológicas atuais, para que pudessem se manter competitivas e acompanhar o mercado. Os princípios dessa tendência ajudam no gerenciamento de ambientes híbridos, permitindo que as corporações sejam bem-sucedidas na tarefa de alinhar suas equipes de desenvolvimento e de operações em relação a processos, ferramentas e responsabilidades.
A TI corporativa é responsável por disponibilizar aos clientes finais os serviços da corporação de forma otimizada e, com a implementação de uma cultura DevOps, melhorar todos os processos por meio de uma maior colaboração, integração contínua e entregas focadas no cliente.
Ainda que possa oferecer diversos benefícios para as empresas, levando-as a produzirem e atualizarem suas aplicações de forma mais rápida e produtiva, a adoção dessa metodologia ainda é recente e muito incompreendida pelos gestores de TI, o que faz crescer os mitos existentes ao redor dessa estratégia, impedindo muitos profissionais de implementarem o DevOps e fazendo-os insistir em métodos tradicionais obsoletos.
Confira alguns desses mitos sobre o DevOps e ajude seus clientes a compreenderem melhor essa tecnologia:
1 - Contratar um profissional especializado é suficiente para ter resultados
Um dos maiores erros cometidos pelas empresas é acreditar que basta contratar um especialista e será possível alcançar os resultados prometidos. Entretanto, apenas isso não trará grandes mudanças.
Para que o DevOps seja efetivamente implementado, é necessário que haja uma mudança na cultura organizacional, que as equipes passem a trabalhar de forma integrada e a comunicação interna seja promovida entre todos os setores.
2 - Ser dependente da computação em nuvem
Muitas empresas acreditam que o DevOps deve ser implantado na Nuvem para funcionar, mas isso não é regra. Esse modelo de desenvolvimento pode ser aplicado em diferentes ambientes de trabalho, até mesmo em infraestruturas tradicionais.
Cloud Computing pode sim proporcionar diversas vantagens para o uso de DevOps, como compartilhamento de recursos, maior mobilidade entre a equipe, porém não é uma premissa obrigatória para o sucesso da implementação.
3 - Não é capaz de melhorar a experiência do usuário final
Há quem acredite ainda que essa tecnologia apenas é útil para a equipe de desenvolvimento de software. Porém, a base dessa metodologia é justamente aprimorar o desempenho das entregas de produtos aos clientes.
Portanto, seguindo essa lógica, as equipes que utilizam essa estratégia conseguem implantar aplicativos e atualizações de forma muito mais rápida, sendo possível ter mais sucesso na realização de transformações tecnológicas e cumprir um papel estratégico no mercado, entregando produtos e serviços com rapidez aos clientes.
4 - Não é compatível com requisitos de compliance
Com os recursos inovadores da estratégia DevOps é possível facilitar e acelerar os processos de auditoria e lidar com os requisitos complexos de compliance. A automação permite que todos os sistemas estejam de acordo com as regras e atuem dentro das políticas das empresas.
5 - Não pode ser usado com outsourcing
A metodologia DevOps tem como principal característica a integração entre as equipes e, por isso, as empresas que trabalham com outsourcing acabam por acreditar que esse tipo de serviço não é compatível com seu modelo de desenvolvimento.
Entretanto, a situação é justamente oposta. O DevOps pode ser uma ótima solução ao se utilizar o outsourcing de TI, pois quando tratado como um trabalho isolado das outras atividades da empresa, diversos erros e incompatibilidades podem acontecer.
Dessa forma, ao se trabalhar com as duas tendências juntas é possível maximizar o desempenho de ambas as equipes, internas e terceirizadas, e garantir a colaboração e compatibilidade entre os ritmos de trabalho.
Muitas empresas buscam na cultura DevOps a solução para todos os seus problemas, entretanto ela não deve ser considerada uma resposta rápida para qualquer situação. É necessário que os gestores da corporação estejam preparados e entendam que essa metodologia possui suas limitações, assim como as outras.
Por isso, é preciso analisar as formas de se realizar todos os processos, saber quais ferramentas de monitoramento e controle serão utilizadas e, acima de tudo, esclarecer todas as dúvidas sobre sua adoção, antes de colocar em prática a implementação.
Escreva seu comentário