BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

5 dicas para realizar o monitoramento da TI com sucesso

Essa tarefa é essencial para detectar falhas no sistema e outros problemas que podem causar diversos prejuízos para as empresas.

 

5 dicas para realizar o monitoramento da TI com sucesso

 

 

O monitoramento da TI é uma tarefa essencial para as empresas, pois permite identificar sistemas ociosos, lentidões operacionais, equipamentos desatualizados e outros problemas que podem atrapalhar o bom funcionamento dos recursos de TI na rotina de trabalho dos funcionários.

Dessa forma, independente do tamanho e mercado da corporação, realizar o monitoramento da TI é fundamental. Esse processo permite tomar decisões melhores para os negócios, um maior controle das infraestruturas da empresa e da disponibilidade dos dispositivos utilizados, além da otimização da performance dos colaboradores.

As vantagens do monitoramento são muitas, entretanto, muitas empresas ainda não encontraram meios eficientes de realizar essa tarefa. O principal desafio enfrentado pela TI é o aumento da complexidade dos ambientes, aplicativos e da infraestrutura devido ao crescente volume de dispositivos e aplicações consumindo recursos e acessando a rede corporativa. Isso acaba gerando altos custos e sobrecarrega da equipe com essa função.

Para lidar com essa questão, as empresas precisam buscar por soluções de monitoramento e gerenciamento que sejam flexíveis, acessíveis e viáveis para o negócio. Além disso, é possível adotar algumas estratégias para começar a implementar o processo e garantir uma maior eficiência:

1 - Estabelecer métricas

Definir métricas é essencial para se planejar uma estratégia de monitoramento da TI. Elas devem levar em conta tanto a parte técnica, quanto o desempenho dos colaboradores e a produtividade do sistema. É necessário que sejam o mais detalhadas possíveis para que as análises sejam mais precisas.

2 - Catalogar os ativos da TI

É necessário realizar a listagem de todos os ativos que compõem a infraestrutura da TI, desde hardwares, servidores e componentes de redes, até sistemas desenvolvidos e outros softwares utilizados pela empresa. Em seguida, essa lista deve ser organizada por ordem de criticidade e os ativos agrupados por serviços de negócio. Isso facilitará para que a equipe tenha uma melhor visão sobre a importância de cada um deles para o bom funcionamento de toda a infraestrutura.

3 - Gerenciar configurações

Outra tarefa essencial para evitar atrasos na entrega de serviços, perda de dados e juízos financeiros é a realização do gerenciamento das configurações. Esse processo implica em alterações nas regras de firewall quando necessário, instalação de dispositivos e outras ações que podem interferir no funcionamento do sistema.

Dessa forma, a TI irá conseguir monitorar qualquer modificação que seja executada, impedir que usuários não autorizados acessem a infraestrutura ou garantir que, caso algum problema aconteça, seja possível corrigi-lo sem que haja prejuízos.

 

 

 

4 - Criar relatórios de desempenho

Desenvolver relatórios com os resultados de desempenho e analisá-los é fundamental para um bom monitoramento da TI. As informações analisadas irão ajudar a melhorar a visão geral da infraestrutura, detectando problemas e suas possíveis soluções, além de tornar a tomada de decisões mais ágil e precisa.

5 - Preparar os colaboradores

É fundamental contar com funcionários preparados, desde a equipe técnica, até gestores e colaboradores de todos os setores. Todos devem fazer parte do processo para ajudar na detecção de falhas e lentidões operacionais. Para isso, é necessário que a empresa realize treinamentos para prepará-los, além de realizar reuniões de feedback para que eles relatem os problemas encontrados.


Boas práticas internas serão de grande utilidade para realizar o monitoramento da TI, esses processos são capazes de identificar e alertar a equipe sobre problemas de lentidão, acessos indevidos e outros tipos de falhas, além de deixar todos os colaboradores prontos para ajudar no processo.

Mas, além de contar com essa ajuda, é necessário utilizar softwares de monitoramento e gerenciamento de recursos de TIpara que a tarefa seja realizada com eficiência. Essas ferramentas são capazes de automatizar tarefas, controlar o sistema, criar relatórios e emitir alertas de forma regular, permitindo que os profissionais de TI se dediquem a outras funções mais importantes para melhorar os resultados dos negócios da empresa.

 

Ransomware - como proteger seus clientes
RANSOMWARE: COMO PROTEGER A EMPRESA DE SEUS CLIENTES

Escreva seu comentário

Posts relacionados

5 pilares para reinventar o modelo de negócios com segurança

Veja comoajudarseusclientes a reinventar o modelo de negócios com segurança, combinandoinovação, eficiência e gestão de riscos.

 

8 tendências tecnológicas para executar até o fim de 2025

Veja quais tendências tecnológicas são destaques em 2025.

 

Os 12 maiores desafios enfrentados pela TI hoje

Lidar com os principais desafios em TI exige preparo técnico, visão estratégica e adaptação constante às mudanças. Saiba mais: